Home / Animais / Papagaio do Mangue: Características

Papagaio do Mangue: Características

Você Conhece O Papagaio do Mangue?

O Papagaio do Mangue é uma das tantas espécies do grupo Amazonas, seu nome cientifico é Amazona Amazonica e junto a esse grupo, fazem parte família da Psittacidae.  O nome de seu grupo Amazonas é referente às espécies de papagaios que habitam regiões de clima tropical, na maior parte das vezes estão presentes no Brasil e em alguns países da América do Sul.

O Papagaio do mangue recebe vários apelidos e outros nomes, o próprio nome de Papagaio do Mangue já é um apelido, pois como dissemos acima, ele se chama Amazonas Amazonica; entre os apelidos que ele recebe, estão: Curau, Kuritzaká, Papagaio Grego, Curica, Curuca, Papagaio Poaieiro, Ajurucuruca e Urucatinga. É um pássaro com muitos codinomes, realmente, mas por que ele recebe tantos nomes? Já se perguntou isso? Bom, ele recebe todos esses nomes, devido à quantidade de lugares em que ele está presente; ou seja, em cada região que ele habita, ele recebe um nome popular diferente. Sabes onde ele habita? Descubra a seguir!

Habitat e Distribuição Geográfica do Papagaio do Mangue

A espécie está em vários países da América do Sul, sendo de origem do próprio continente, teve uma adaptabilidade surpreendente ao clima, aos diferentes tipos de relevos e a vegetação. Eles habitam as matas, florestas, montanhas, ainda manguezais (daí vem seu nome!) e regiões costeiras, próximas a cursos d agua.

Sendo assim, eles estão presentes no Leste do Equador, no Leste do Peru e dos Andes, na maior parte da Venezuela, da Guiana Francesa, do Suriname, e ainda a espécie se estende desde o Sul da Colômbia até o Sudoeste brasileiro. No Brasil, está dividida entre os Estados do Amazonas (área da Bacia Amazônica), do Maranhão, Mato Grosso, Bahia, Espirito Santo, Piauí, em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

Casal de Papagaio do Mangue
Casal de Papagaio do Mangue

Estes são os países e Estados, ou seja, as regiões que lhe proporcionam as condições adequadas para seu estilo de vida, desde a alimentação até a reprodução; é a sua região natural e de todo o grupo dos pássaros Amazonas.  Mas alguma vez você já viu algum deles? Eles são muito belos! Vamos descrever algumas características para melhor compreensão desta exuberante ave.

Papagaio do Mangue: Características

Majoritariamente a cor verde está presente pelo seu corpo, exceto na testa, nas bochechas, que são amarelas e na ponta da cauda, a qual é laranja; ao lado dos seus olhos, vamos dizer, nas sobrancelhas, a coloração é azulada e possui algumas rajadas azuis pelo peito e seu bico é amarelo na base e cinza no restante. Tanto o macho quanto a fêmea possuem estas características, sendo o macho ligeiramente maior e mais pesado que a fêmea.

Papagaio Verde
Papagaio Verde

Ele é bastante parecido com o Papagaio Verde, porém estas partes citadas, a ponta da cauda, partes da cabeça e peito o diferenciam da outra espécie, ou seja, apesar de ser parecido com outras espécies, ele é único.

É considerado um pássaro de porte pequeno, medindo em torno de 30 a 35 centímetros de comprimento e pesando entre 300 a 450 gramas. É pequeno, mas faz um barulho de gente grande. Conheça alguns hábitos do Papagaio do Mangue.

Hábitos do Papagaio do Mangue

O Papagaio do Mangue, junto com todo o grupo Amazonas, possui uma habilidade imensa para realizar diferentes entonações vocais. Isso o auxilia em diversas situações, como por exemplo, quando ele está em período reprodutivo, onde começa a “gritar” e assobiar diferentes tipos de sons, chamando a atenção do gênero oposto. Seu cântico auxilia também quando ele está em perigo, onde chama outros de sua espécie para ajuda-lo, é um pássaro poderosíssimo com sua voz.

Geralmente voam em bandos de até 8 indivíduos, mas também podem voar em dupla. Durante o dia vão atrás da alimentação diária e a noite procuram as árvores mais altas para poder descansar e ficar salvo de perigos e predadores, como os gaviões. Quando vão para as árvores, vão em bando e fazem muito barulho, onde se camuflam entre as folhas.

O Papagaio do Mangue, como diversas outras espécies de animais, não só de aves, também de mamíferos, de repteis, e aquáticos, sofrem diariamente com a destruição de seu habitat natural, além do trafico ilegal de animais.

Foto Com Papagaios do Mangue Apreendidos Pelo Tráfico Ilegal
Foto Com Papagaios do Mangue Apreendidos Pelo Tráfico Ilegal

A espécie do Papagaio do Mangue é a segunda mais procurada para captura ilegal, devido a sua rara beleza, sua habilidade com a voz e a sua inteligência são muito visados pelo homem para domestica-lo; mas como ele é um animal selvagem, até mais do que os outros do seu grupo, conseguem ficar em meio a natureza, escondidos do perigo humano.

Você sabia que o Papagaio do Mangue, talvez tenha sido a primeira espécie de aves avistada pelos portugueses ao chegarem a solo brasileiro? Pois é, olha há quanto tempo eles estão aqui, muito antes de nós, e nós, seres humanos, achamos que temos o direito de retira-lo do seu habitat e deixa-lo em nossa casa, um pouco egoísta, não? Quando tratamos de uma das espécies mais antigas do nosso território e que o conhece muito melhor do que nós.

Alimentação e Reprodução do Papagaio do Mangue

A espécie não é diferente das outras do grupo Amazonas, gosta de alimentar-se de frutas, frutas secas, que varia desde bananas, laranjas, acerolas, até jabuticabas e goiabas. Além disso, costumam comer as bagas dos frutos, como o do coco, também se alimenta de sementes de girassol e de abóbora, de nozes e alguns legumes. Como podemos ver é uma alimentação bastante variada, riquíssima em fibras e completa.

A reprodução da espécie é fundamental ao Papagaio do Mangue, é um ser monogâmico, ou seja, que quando encontra um parceiro ou uma parceira tende a ficar junto para o resto da vida. Para fazer seu ninho, ele utiliza fendas em diversos lugares, geralmente em troncos das árvores, em grandes paredões rochosos, ou em qualquer lugar que possua tranquilidade e paz para ele criar os filhotes;

Por período de reprodução (geralmente acontece no segundo semestre do ano) ele gera de 3-5 ovos, onde tem como período de incubação de 27 a 30 dias e o filhote geralmente fica no ninho por 2 meses, depois já é capaz de alçar voos e explorar o mundo sem os pais; podendo alcanças os incríveis 80 anos de idade.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *