Home / Animais / Ovo de Ganso é Comestível?

Ovo de Ganso é Comestível?

Os gansos, assim como as galinhas, os patos, os marrecos, os cisnes, são seres ovíparos, ou seja, se reproduzem a partir de ovos. Eles botam seus ovos de acordo com o período do ano. Poucas pessoas já experimentaram estas iguarias naturais, outras não sabem que é possível come-lo, já outras, tem nojo.

Neste artigo vamos lhe apresentar as principais características dos gansos e de seus ovos, e também algumas principais receitas que combinam com ele.

O Ganso

Os gansos são muito comuns em sítios, fazendas, zona rurais, pois além de serem exuberantes aves, eles ainda são úteis para a segurança do local. Isso mesmo, eles são ótimos alarmes; não é a toa que umas das raças de ganso, é conhecida como Ganso Sinaleiro. Quando avistam alguma ameaça ou algo que lhes é estranho, são capazes de fazer um escândalo, gritar loucamente, de modo eu qual um que esteja nas proximidades, consiga escuta-lo. Eles são caracterizados especialmente pelo seu corpo mais pesado, dificultando o voar e facilitando viver no solo.

Os gansos pertencem à família das Anatidae, que estão presentes também diversas aves terrestres que possuem habilidades aquáticas e são ovíparos, assim como ele. São caracterizados também por suas membranas interdigitais que é uma camada bem fina que une seus “dedos” ficando todos grudados, o que facilita a locomoção aquática do animal.

Você Já Viu um Ovo de Ganso?

Eles bem são maiores que os ovos de galinha, cerca de 2 ou 3 vezes maiores. São brancos, mais pesados e sua casca é mais grossa que um ovo comum de galinha. Porém, quando falamos no gosto do ovo, o fato é que ele é bastante semelhante ao ovo de galinha. A diferença mesmo está no tamanho e no peso, pois o gosto é bem semelhante. Apenas a gema é um pouco mais consistente, tendo um aspecto mais duro ao mastigar, dificilmente ela ira despedaçar, como acontece com o ovo de galinha.

O ovo pode ser dividido em 4 principais partes, a clara (albume), a gema, os tecidos e as membranas; os tecidos ficam entre a casca e a clara, serve para a proteção contra  bactérias e decorrentes manifestações. Ele é composto dessa maneira para que o embrião possa se desenvolver com qualidade, sendo assim, a clara do ovo é composta apenas por água e por proteínas. De forma alguma os consuma crus, devido à avidina, substancia encontrada na gema que quando misturada com a vitamina biotina tornam-no indisponível para consumo cru. Qualquer tipo de ovo é muito apreciado pela quantidade de proteínas presentes, que são semelhantes às proteínas da carne.

A gema é caracterizada por desenvolver o embrião, é onde ele fica quando está em fase de crescimento, nela estão presentes sais minerais, água, vitaminas, carboidratos, proteínas e lipídeos; tudo o que o embrião necessita para ter um desenvolvimento e um crescimento adequado.

Umas das maneiras mais simples de comê-lo é cozinhando. Para cozinha-lo é necessário que fique em uma panela com água quente por pelo menos 20 minutos. Não é recomendado que o consuma frito, pois o gosto não fica agradável e o seu tamanho não é compatível para ser frito.

Gema do Ovo do Ganso
Gema do Ovo do Ganso

Os gansos botam entre 20 a 40 ovos, o que varia de espécie para espécie, e existe um total de mais de 30 espécies. As gansas são extremamente protetoras capazes de atacar até cachorros para proteger suas crias. Ela consegue chocar de uma vez cerca de 20 ovos, num período de incubação que varia entre 27 a 32 dias.

Ovo de Ganso é Comestível? Receitas:

Vamos lhe apresentar agora algumas receitas variadas em que o ovo de ganso está presente. Eles são utilizados na culinária como os ovos de galinhas, podem estar presentes na composição de diversas receitas. Para você que possui alguns ovos disponíveis, pode usa-los nestas receitas:

Ovo de Ganso
Ovo de Ganso

Omelete de Ovo de Ganso: Apesar de não ser o mais recomendado frita-lo diretamente, você pode mistura-lo com alguns ingredientes antes de coloca-lo na frigideira. Misture 3 colheres de sopa de leite, algumas de azeite, sal e pimenta em uma vasilha, você manuseá-los com um garfo e mecha bem; após a mistura, leve em uma frigideira com algumas gotas de azeite e o frite normalmente, não deixe o ovo grudar, pois ele pode se despedaçar por completo. Após notar que o ovo já está consistente e já engrossou é hora de retira-lo e servir-se. Você pode acompanhar com uma deliciosa salada de folhas verdes e tomates.

Omelete de Ovo de Ganso
Omelete de Ovo de Ganso

Bolo com Ovo de Ganso: Você pode tanto utiliza-los em receitas salgadas, como em receitas doces. Para fazer um bolo, leve os ingredientes necessários para fazer o sabor de sua preferencia. Quando for colocar os ovos, lembre-se: para 2 ovos de galinhas, utilize 1 ovo de ganso; ou seja, quando a receita pedir 4 ovos de galinha, utilize 2 ovos de ganso e assim por diante.

Fazendo Bolo com Ovo de Ganso
Fazendo Bolo com Ovo de Ganso

Ovo de Ganso Cozido: Alimentos cozidos são extremamente importantes e livres de qual bactéria ou vírus, pois passaram por um processo na água quente que ajuda a elimina-las, deste modo, você cozinhar seus ovos de ganso em uma panela com água. Lembre-se a temperatura ideal para que a clara fique dura, consistente é de 60º, já a da gema é de 70º.

Ovo de Ganso Cozido
Ovo de Ganso Cozido

Experimente!

Os ovos de ganso podem ser utilizados como qualquer ovo de galinha, como foi dito acima, o que é algo inovador e de conhecimento de poucos. O fato é que eles podem estar presentes nas mais variadas receitas, fritos, cozidos, em bolos, saladas, etc. basta você usar sua criatividade na cozinha e experimentar.

É um ovo com valores nutricionais bem consideráveis. Proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais nele estão; então por que consumimos pouco ovo de ganso? Por que muitos não conhecem? Devido à dificuldade de encontra-los em mercados e feiras, só encontramos em granjas e criadouros, no lugar apropriado, não é tão comum quanto o ovo de galinha.

Deveríamos utilizar mais estes alimentos excêntricos, e aprendermos cada vez mais a cerca dos diferentes alimentos, pois existem tantas e tantas coisas que nós não conhecemos; que não fazemos ideia que existem e muitas vezes deixamos de experimentar e de provar algo que é bem delicioso e possui um sabor agradável simplesmente por que não é de nosso conhecimento. Busque, experimente e saboreie.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *