Home / Animais / Onde Vive a Girafa?

Onde Vive a Girafa?

As girafas, assim como as vacas, são mamíferos ruminantes, o que você já deve ter percebido se você já viu uma girafa, pois a todo momento elas parecem estar mastigando algo.

Elas, antes de serem protegidas, já foram ameaçadas de extinção, devido a sua pele grossa e resistente, a qual era ideal para fazer roupas e outros acessórios de moda, como sapatos e bolsas.

Principais Características das Girafas

Todas elas, sendo machos ou fêmeas recebem de dois a quatro cornos no topo da cabeça, essas são estruturas córneas cheias de pelos, mais grossas nos machos e mais delgadas nas fêmeas, facilitando a distinção entre eles, são feitos de cartilagem assim que elas nascem, mas vão enrijecendo no decorrer de sua vida, primeiro para ossículos e depois para ossos propriamente ditos. Não é correto falar que as girafas possuem chifres, sendo que esses, como vemos em outros antílopes e ungulados, os seus chifres não fazem parte da estrutura óssea, podendo vir a cair no decorrer de sua vida. Os cornos da girafa além de fazerem parte de sua estrutura, são para sempre.

As propriedades das girafas são incríveis. Elas possuem o corpo relativamente curto, devido ao cumprimento de suas pernas. E como não é novidade para nenhum de nós, elas são extremamente cumpridas, podendo variar entre 3,60 a 5 metros de altura, sendo os machos um pouco maiores que as fêmeas.

Várias subespécies já foram registradas, sendo elas diferenciadas pelos seus padrões de cores, aonde pode mudar entre girafas jovens para girafas adultas, sendo caraterizada essa transição pelo escurecimento e espessura de suas crinas e manchas.

Outra caraterística marcante de uma girafa, é que elas possuem o coração mais forte dentre os animais, pois para bombear o seu sangue do coração até o cérebro é necessário do dobro de pressão do que habitualmente é utilizado, e como o corpo dela é especialmente preparado para suportar essa pressão, pois foi projetado para não explodir sua cabeça quando ela abaixa para beber água, e também não morre por sangramento quando recebe algum pequeno corte ou lesão, isso por quê todas as suas veias e artérias são muito internas, o que facilita a cicatrização dos seus ferimentos.

E para aumentar ainda mais a perfeição estratégica em que o corpo da girafa se desenvolveu, os filhotes das girafas nascem com aproximadamente 1,5 metros pois a mãe não é capaz de se sentar confortavelmente igual as outras espécies, e lógico, deitar-se seria um convite para outros predadores os atacar, fazendo assim o seu parto em pé. Para os filhotes de girafa, que tem o pescoço muito frágil logo após o nascimento, é uma tarefa árdua se adaptar a eles.

Toda essa combinação do corpo da girafa estava deixando cientistas intrigados, pois seu sistema imunológico desafia as leis da gravidade. Com o avanço da tecnologia que temos hoje em dia, a NASA, conhecida pelas suas campanhas espaciais, estão estudando as propriedades internas dos corpos da girafa para implementar esse mesmo sistema nas roupas espaciais. As girafas são incríveis não é mesmo?

Habitat Natural

Situadas nas regiões semiáridas da África, aonde possuem florestas abertas e altos arbustos, onde facilita a sua alimentação, você pode encontra-las. Sempre estão em bando com um líder que geralmente é o macho mais velho.

As girafas, por serem animais que chamam muito a atenção dos predadores, não consegue dormir satisfatoriamente durante o dia, por isso o seu habitat de sono não se diferencia do seu habitat comum. Elas dormem em média 20 minutos a cada dia e esse tempo é dividido em pequenos cochilos, para facilitar a sua defesa caso vier algum predador a ameaçar.

Além de necessitarem estar em um alerta constante para não serem atacadas por predadores como leões e hienas, elas precisam tomar cuidado com os caçadores de sua região. Pois como já dito, sua pele por ser de extrema qualidade, se torna muito valiosa, apesar de serem caçadas e vendidas ilegalmente, como acontece com o chifre dos rinocerontes.

Comportamento das Girafas

Esses animais são bem estruturados quanto comunidade. Vivem em grupos de até 20, e não menos que 6, composto pela grande maioria de fêmeas, um macho jovem para favorecer a procriação e um macho mais velho para servir como o líder do bando, mas, como em todo o reino animal, esse papel de líder é disputado pelo macho mais velho e mais forte, fazendo-os travar uma luta, utilizando de seus pescoços e seus cornos e coices como arma principal de combate.

Outra coisa incomum sobre as girafas, são os sons que elas emitem, parecendo em muito os mugidos das vacas, emitem esses sons para os filhotes reconhecerem as suas mães e para avisar a presença de predadores.

São animais extremamente introvertidos, sempre evitam confrontos, podendo fugir de possíveis caçados ou predadores em até 60 km/h., mas quando se sentirem encurraladas, ou sentirem que seus filhotes estão ameaçados, ficam para lutar e podem dar coices capazes de matar um leão adulto com um só chute.

Como os perigos para as girafas são imensos, devido ao meio em que vivem, sua expectativa de vida não passa em muito os 15 anos em seu habitat natural, podendo morrer por falta de comida, caça ou ser vítima de algum animal carnívoro. Já em cativeiro, a sua expectativa de vida é bem favorável devido a toda mordomia em que ela se priva na vida selvagem, como a comida em abundância e principalmente a capacidade de poder se deitar e dormir, fazendo assim, as mesmas chegarem numa média de 25 e 30 anos aproximadamente.

Altura da Girafa
Altura da Girafa

A girafa é com certeza um dos animais mais curiosos, majestosos e interessantes que existem no nosso planeta. Todo o seu corpo e comportamento tem um jeito único, que não se adapta a nenhum outro animal sem ser elas. Com qual parte do texto você se surpreendeu mais com as girafas? Deixe nos comentários tudo o que você aprendeu de novo sobre esses bichos majestosos, tenho certeza que você descobriu uma diversidade de coisas novas sobre as girafas.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *