Home / Animais / Onde os Papagaios Fazem Seus Ninhos?

Onde os Papagaios Fazem Seus Ninhos?

Na natureza, alguns papagaios constroem seus ninhos em buracos no chão. Outros em buracos de cupinzeiros. Mas a maioria aninha mesmo é dentro de buracos nas árvores. Como já sabemos papagaios são aves de climas quentes mas, como a maioria hoje é implacavelmente caçada e traficada como animais de estimação, é muito provável que você veja muitas em sua vizinhança ou em parques próximos.

Talvez até mesmo em sua própria casa, né? Nessas condições de cativeiro, é difícil imitar perfeitamente um ambiente de nidificação perfeitamente igual ao que o psittaciforme tem no seu ambiente natural. Então o que será que podemos fazer pra acondicionar nosso papagaio da melhor maneira possível?

Um Exemplo de um Centista

O cientista Don Brightsmith estuda psittaciformes no Peru, especificamente araras vermelhas. Um dia ele percebeu que os homens gananciosos da região estavam derrubando as grandes florestas tropicais onde as araras gostam de construir seus ninhos. Infelizmente, o interesse humano egoísta sobrepuja-se além da saúde de um ecossistema e, por isso, usurpam e se apossam inescrupulosamente, sem a menor consideração por nada nem ninguém.

Então o Dr. Brightsmith resolveu fazer alguma coisa pra ajudar a preservar esses pássaros. Ele inventou uma casa de pássaros que é perfeita para as araras. Ele cortou buracos em tubos de plástico, inseriu um disco de metal na parte inferior e pendurou os canos de galhos de árvores. Você acha que funcionou? Sim, e funcionou muito bem! As araras gostaram tanto que até colocaram seus ovos dentro! E agora o Dr. Brightsmith além de ter ajudado a preservar essas araras em seu ambiente, ainda pode “entrar” em suas casas de passarinho para se certificar de que as araras filhotes são saudáveis.

Legal da parte dele, não é mesmo? E o que nós podemos fazer pra satisfazer igualmente nosso animalzinho de estimação? Você sabia que um ambiente adequado de nidificação, um ninho para seu papagaio, é de especial importância para a saúde e preservação da espécie? Pois é sim, e você estará contribuindo muito se tiver a louvável preocupação de construir um pra esse que você tem em casa. Vamos pôs mãos à obra?

Localização do Ninho

Ninhos devem ser construídos e colocados sob a parte coberta ou abrigada do aviário. Na natureza, as aves nidificam a céu aberto com os ninhos frequentemente sujeitos a variações selvagens de temperatura, chuva e vento. Aves em um aviário que têm a chance de se aninhar em uma situação exposta podem ter resultados de reprodução erráticos. Chuva forte e vento frio ou calor intenso no verão podem facilmente causar a morte de pequenos filhotes.

A perda de alguns ninhos na natureza pode não ter nenhum efeito significativo na população total, mas na população de papagaios em cativeiro certamente terão. Psittaciformes geralmente se reproduzem de forma mais confiável em um aviário que os protege da maioria dos elementos climáticos extremos. Tendo dito isto, Não suponha que isso significa dar-lhes proteção total, o que pode resultar em gerações futuras tornando-se “moles”. Um meio feliz deve ser tomado para maximizar a criação de aves vigorosas, mantendo altos números de reprodução.

Caixa de Ninho de Papagaio

As caixas de ninho de madeira geralmente requerem uma estrutura de escalada presa dentro da caixa abaixo do orifício de entrada. Ambos os troncos e ninhos precisam de um orifício de entrada ou abertura com cerca de 10 a 15 centímetros a partir do topo. O tamanho exato do buraco de entrada depende do tamanho da sua espécie de psittaciforme. Muitas espécies de papagaios precisam de buraco de entrada grandes o suficiente para se espremer e entrar. Um buraco de entrada de tamanho apropriado ajudará a dar pra essas aves uma sensação de segurança e confiança para efetivamente iniciar e criar um grupo de filhotes.

O diâmetro do registro ou as dimensões do ninho podem variar de acordo com o ambiente local. Quanto mais quente o clima local, maior o ninho pode ser. Se a temperatura local for de bater o queixo com o frio, o ninho pode ser um pouco menor. Os ninhos menores permitirão que as aves estejam próximas umas das outras, ajudando a preservar a temperatura corporal. Em áreas mais quentes, podem ficar um pouco mais distantes pra permitir que dissipem o excesso de calor corporal.

Furos nos Ninhos Artificiais

Papagaio Colocando a Cabeça Para Fora do Buraco de Ninho Artificial
Papagaio Colocando a Cabeça Para Fora do Buraco de Ninho Artificial

Uma sugestão dada para ninho de madeira é que tenha a porta de inspeção ou o orifício com cerca de 10 a 15 centímetros acima do nível do material do ninho, como já disse antes. Mas é preciso muito cautela pois pode causar muitos problemas assim que a porta for aberta para inspecionar o conteúdo da caixa. Uma mão humana ou rosto aparecendo entre o pássaro sentado e sua única saída de fuga perto do topo do ninho pode causar pânico. O papagaio, em ato instintivo de defesa poderá se agitar, batendo as asas e geralmente se debatendo no ninho. Uma cena de ação potencialmente mortal para ovos e filhotes.

Se esse for o seu caso, tente então baixar a porta ligeiramente, cerca de 2 a 2,5 centímetros do padrão mencionado anteriormente. Pode ser então que o papagaio venha a reagir de forma diferente (isso não é uma regra). Se a porta fosse aberta e o pássaro estivesse na mesma altura da abertura, ela poderia deixar o ninho sem passar pelo observador humano. O pássaro tem mais confiança para sair em silêncio e não entrar em pânico.

Mas vale ressaltar que isso nem sempre será o caso, pois algumas aves se recusam a sair, não importa o quão polido e carinhoso o dono seja. O pássaro apenas olhará de lado para você, porém, a pequena diferença de altura entre o topo do material do ninho e a parte mais baixa da abertura deverá impedir que os ovos ou os filhotes caiam acidentalmente quando a porta for aberta. É importante, no entanto, sempre ter cuidado quando a porta de inspeção da caixa de ninho for aberta.

A Base do seu Ninho

O ninho não precisa ter uma base sólida. Uma base de malha de arame multicamadas pode ser usada. Uma camada de grama ou palha pode ser colocada sobre o arame, em seguida, o material de ninho normal é adicionado. Isso permitirá a perda do excesso de líquido, mas reterá o material do ninho. Alguns modelos de ninhos permitem que um recipiente removível e justo seja colocado na base da caixa ninho para minimizar a disseminação das fezes líquidas. Se o material do ninho ficar muito bagunçado, o recipiente e seu conteúdo podem ser removidos.

Quando as aves progenitoras estão fora do ninho, um recipiente limpo com material de ninho fresco pode ser colocado no ninho, substituindo os velhos usados. Deve-se ter cuidado para garantir que as aves progenitoras não fiquem muito estressadas ao realizar este procedimento. Algumas aves podem se ressentir desse tipo de intervenção e abandonar os filhotes. Se o ninho tiver uma base sólida, pequenos furos podem ser perfurados no fundo do ninho. Isso pode ajudar o ninho a ficar um pouco mais seco e as aves mais limpas.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *