Home / Animais / Habitat do Pavão

Habitat do Pavão

As aves, de forma geral, chamam a atenção normalmente pela capacidade de voo. Afinal, não são muitos animais que conseguem realizar essa proeza de voo natural, sem precisar de algo para ajudar. Mas outro ponto que faz elas serem tão apreciadas por muitos, é devido a sua beleza.

Com asas diferentes e cores vibrantes que as destacam em qualquer lugar, as aves sempre mostram seu lado mais belo. Até mesmo as que achamos feias fisicamente, tem muito a acrescentar em nossa vida e sem elas não poderíamos viver, como é o caso do urubu e abutre. A beleza demasiada de algumas as colocam até mesmo em situações ruins, como o tráfico de pássaros.

É quase indiscutível, que para a maioria das pessoas, tirando biólogos e apreciadores de pássaros que tendem a conhecer mais sobre, uma das aves mais bonitas existente é o pavão. Toda a grandeza que ele mostra com seu jeito, corpo, penas e postura fazem ele ter um grande fã clube. Por isso, decidimos falar um pouco mais sobre esses animais tão especiais, principalmente sobre onde eles vivem, ou seja, seu habitat.

A Espécie do Pavão

É fato que a primeira coisa que chama a atenção para um pavão é sua belíssima cauda. Com ela, ele pode chegar a medir até dois metros e meio. Seu peso fica em torno de 3 quilos a 3 quilos e meio, se for macho. Existem hoje três grandes espécies, e suas respectivas subespécies, no mundo: pavão-azul, também chamado de indiano, o pavão-verde, também conhecido por javanês e o pavão-do-congo.

As penas são o grande atrativo. Elas mudam de acordo com a sua espécie, principalmente em questão da cor e tamanho. Nos pavões indianos, ou azuis e nos javaneses o macho possui as penas da cauda completamente verde metálico junto com desenhos que parecem olhos na ponta de suas penas. Já na do congo, a cor fica somente verde na cauda e o restante do corpo azul.

O que muitos não sabem, é que na realidade nem todos os pavões possuem essas cores na cauda. Somente os machos tem todo esse vislumbre, as fêmeas tendem a ter tanto o verde quanto marrom. Ainda são lindíssimas, e são mais discretas por um propósito, proteger seus ninhos e filhos, porém quem realmente chama a atenção é o macho.

E é por isso, que para conquistar a fêmea, eles entram em uma competição mostrando a cauda ao abri-la em leque. Essa é a forma mais eficaz de atrair uma fêmea pavão. Quando você observar um pavão, e ele abrir o seu leque de penas, ele não está se mostrando para você, mas sim para uma fêmea próxima.

Habitat e Nicho Ecológico do Pavão

O habitat de um animal constitui-se basicamente em onde ele vive. Normalmente, um animal ou planta possui um habitat já pré-definido, mas que pode sofrer mudanças, caso haja alguma interferência seja natural ou antropóloga. É interessante lembrarmos que eles podem ser encontrados no mundo inteiro em cativeiros e zoológicos, mas são típicos de apenas algumas regiões.

No caso do pavão, eles normalmente preferem florestas de planícies. Porém, como falamos, existe um total de três espécies de pavões no mundo, e cada um está em um lugar diferente. O pavão-azul é originário do sul asiático e o pavão-verde de todo o continente asiático, enquanto que o do congo é encontrado somente na África central.

O nicho ecológico se assemelha em quase todos. Sua alimentação é baseada em uma onívora, pois gosta de comer insetos e outros animais invertebrados ao mesmo tempo que também se alimenta de sementes, frutas e outros alimentos que podem ser adquiridos facilmente e são cheios de nutrientes.

Seu lugar preferido de ficar e dormir é na copa da árvore, pois desta forma consegue evitar chamar a atenção de predadores. A reprodução acontece e a fêmea gera de 20 a 25 ovos, o processo de incubação dura em torno de 30 dias, quando eles eclodem. Quando se sentem ameaçados por algo, emitem um som característico e único bem alto. O som afugenta o animal e ainda chama a atenção de outras aves que estejam por perto.

Outra questão do pavão é que ele tende a ser muito territorialista, especialmente o macho. Se em um local que ele vive, chegar outro macho, ele com toda certeza vai atrás de briga com ele até que o intruso saia, ou ele perca e se retire do próprio lugar. Mas quanto ao seu criador, os pavões tendem a ser bem sociáveis, o que permite que eles fiquem soltos.

Status Atual do Pavão

Apesar de não ser extremamente alarmante, as espécies de pavões existentes estão em decaída e podendo entrar em extinção. Os motivos são de maioria no tráfico desse animal, devido a suas penas. O negócio que envolve a venda delas cresce muito e é muito lucrativo, por isso, muitos pavões estão sendo tirados de seu habitat natural.

Ainda que muitos de nós já tenhamos visto um pavão, principalmente em zoológicos das cidades grandes e médias, a população desse animal é extremamente pequena comparado a outros animais e outras aves. Quando esse fator se junta com a procura e desejo pelas suas penas, é muito fácil entendermos o destino que essas aves estão tomando.

Além disso, alguns países apreciam muito a carne do pavão. Dizem ser bem saborosa e macia, porém já que é rara, tem um preço altíssimo e poucas pessoas já realmente provaram.

Status do Pavão
Status do Pavão

Por isso, devemos entrar em um consenso para ajudar esses belos animais. Para que eles possam continuar nos deixando admirados com tamanha postura e beleza que um animal possa ter. Se você não conhece um pessoalmente, é provável que zoológicos das grandes cidades do Brasil e outros países tenham amostras.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *