Home / Animais / Ganso Bremen

Ganso Bremen

Dentre os animais exóticos que atualmente vem conquistando a atenção de criadores e cidadãos comuns, podemos destacar os gansos, mais especificamente, os Gansos Bremen.

Diferentemente do que se imagina, a procura por essa espécie tem aumentado significativamente nos últimos anos, até mesmo nas grandes cidades.

Isso por que existe uma tendência em algumas regiões do planeta de se adquirir esse tipo de animal como uma espécie de bicho de estimação exótico — quando não são utilizados como “gansos de guarda” em casas e pequenas propriedades, devido à sua curiosa característica de reagirem agressivamente à presença de pessoas desconhecidas.

Mas o hábito de criar esse tipo de animal não é algo novo. Estima-se que há pelo menos 2.000 a.C, sumérios, egípcios, chineses, entre outros povos, já conheciam as suas inúmeras qualidades.

As qualidades de um excelente fornecedor de carne ou, simplesmente, plumagens para a confecção de travesseiros, abanadores, almofadas, peças de artesanato, entre outras utilidades que satisfizessem o gosto apurado de reis, rainhas, príncipes, princesas e demais representantes da elite.

Nos dias atuais, indivíduos de várias partes do mundo, especialmente do continente europeu, têm se interessado, cada vez mais, na criação e produção de espécies como os gansos da raça Bremen, por exemplo.

E esse interesse é voltado para as suas qualidades de animal doméstico, excelente guardião de propriedades, e, graças ao seu paladar bastante variado, um eficiente parceiro no controle de ervas daninhas.

Ganso Bremen Com a Plumagem Inteira Branca
Ganso Bremen Com a Plumagem Inteira Branca

E para facilitar, ainda mais, essa preferência, algumas características, como: modestas necessidades alimentares, facilidade de adaptação ao clima e o fato de serem excelentes animais de estimação, completam as suas inúmeras qualidades.

A Origem dos Gansos Bremen

Um exemplo típico de ganso para fins domésticos: Essa tem sido a melhor definição para esse tipo de espécie.

Não há um consenso acerca da origem dos Gansos Bremen, mas alguns historiadores acreditam que eles sejam originários de regiões próxima ao Mar do Norte, especialmente da Alemanha e Holanda.

Já outros estudiosos atribuem a sua origem à região da Baixa Saxônia (Alemanha), mais especificamente na cidade de Emden, zona costeira da Frísia Oriental, em um processo cuidadoso de cruzamento entre duas espécies de gansos alemãs e ingleses.

Mas também há correntes que insistem na opinião de que, na verdade, eles seriam o resultado do cruzamento de um perfeito exemplar do ganso Embden inglês com o famoso Toulouse (francês), gerando como resultado uma raça com o porte e a elegância de um autêntico Bremen e o tamanho (bastante avantajado) do Toulouse.

Em todo o caso, o que se pode dar como certo mesmo é que as variedades conhecidas atualmente são descendentes diretas dos Emdem Gans (Gansos de Emdem), reconhecidos, por vota do ano 1200 d.C, como sendo uma espécie oriunda da Baixa Saxônia, região costeira da Frísia Oriental, na Alemanha.

Principais Características do Ganso Bremen

Os Lindos Olhos Azuis do Ganso de Bremen
Os Lindos Olhos Azuis do Ganso de Bremen

Esteticamente, essa é uma espécie que chama a atenção pela sua elegância e porte. Eles geralmente são brancos, possuem belíssimos olhos azuis “cor de mar”, um pescoço alongado e ereto, cabeça avantajada, asas de tamanho considerável e em forma de arcos (e que chamam a atenção pelo tamanho).

Sua cauda é bastante discreta, as pernas curtas e robustas, patas e bicos de um tom alaranjado, pés de um tom amarelo-escuro; enfim: um perfeito exemplar de um descendente da mais requintada família de gansos alemães.

Quando ainda são filhotes, os Gansos Bremen exigem um certo cuidado, pois apesar de trazerem em sua estrutura genética as marcas da força e resistência das antigas espécies de “gansos selvagens”, podem sofrer, consideravelmente, com as temperaturas oscilantes, principalmente como o excesso de frio, sol e umidade.

Com relação à sua reprodução, o que se sabe é que tanto os machos quanto as fêmeas só ficam prontos para o acasalamento a partir dos 2 anos de idade — É o período em que os machos já começam a procurar suas companheiras.

Filhotes de Ganso Bremen
Filhotes de Ganso Bremen

Em meados de fevereiro, as fêmeas começam a pôr os seus ovos (entre 25 e 40), para chocá-los na primavera, durante 30 dias, cerca de 9 ovos nesse período.

Na fase adulta, eles irão pesar entre 8 e 10 quilos (os machos) e entre 7 e 9 quilos (as fêmeas). E serão criados, na maioria das vezes, como animais domésticos e para a utilização das suas penas para os mais diversos usos artesanais.

Curiosidades Sobre essa Raça

Talvez uma das características mais marcantes dos Gansos Bremen (ou de qualquer ganso), seja o fato de que eles são, por mais difícil que seja acreditar, excelentes “gansos de guarda”.

Em muitas fazendas e pequenas propriedades são eles que fazem a guarda no lugar dos cães, que se veem em apuros ao terem que simplesmente assistir a estes ocuparem um posto cultivado há séculos com tanto empenho e dedicação.

Na presença de um estranho, os gansos são animais extremamente agressivos. Eles grasnam, agitam-se, atacam, e, na opinião de muitos, o assédio de um cão é um simples afago, em comparação com a fúria incontida dessa espécie.

Já os seus hábitos de vida carregam a marca indelével dos seus antepassados: os “gansos selvagens”, pois preferem viver em bandos, em ambiente amplo e ao ar livre.

Também não são muito exigentes quanto à alimentação: grãos, vegetais, minhocas, caramujos, ração, milho, ervilha… tudo o que estiver ao alcance das suas mãos são consideradas, por eles, iguarias muitíssimo bem vindas.

Por volta dos 2 ou 3 anos de idade, os Gansos Bremen atingem a maturidade, e apresentam-se como animais de grande porte, podendo pesar até 10 quilos (os machos) e 9 quilos (as fêmeas).

Mas apesar do seu porte, eles perdem a capacidade de voar quando são domesticados, restando-lhes apenas utilizar a considerável envergadura das suas asas (em forma de arco) para adquirir rapidez durante o ataque — ou mesmo durante uma fuga.

Envergadura das Asas de um Ganso Bremen
Envergadura das Asas de um Ganso Bremen

Também não são animais que causem transtornos no convívio com os humanos. Eles, por exemplo, costumam ser discretos e silenciosos. Apenas o macho pode ser ouvido a grandes distâncias — mas apenas em situações especiais.

Enfim, os Gansos Bremen podem ser definidos como típicos descendentes das antigas raças Emdem Gans alemãs, e que trazem a marca da força, porte elegante, resistência e agressividade dos antigos “gansos selvagens”. Porém como excelentes animais de estimação, companheiros, fiéis, leais, guardiães, entre outras características que são típicas dos animais de estimação exóticos.

Esse artigo foi útil? Tem algo que gostaria de acrescentar a ele? Fique à vontade! E deixe as suas críticas, dúvidas e sugestões, como um comentário, logo abaixo.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *