Home / Animais / Filhotes de Minhocas

Filhotes de Minhocas

Uma chave para a criação de minhocas é sua excelente capacidade de reprodução. Uma lata de compostagem abastecida com alguns quilos de minhocas pode durar muito tempo sem precisar de mais minhocas adicionadas. Se as minhocas forem alimentadas e cuidadas corretamente, elas produzirão filhotes. Qual é o ciclo reprodutivo de uma minhoca? Em que condições as minhocas se reproduzem?

Como se Reproduzem

Minhocas são hermafroditas. Elas têm órgãos reprodutivos masculinos e femininos. No entanto, em geral minhocas não podem se reproduzir por conta própria. As medusas, vermes chatos, anémonas do mar, certos tipos de tubarões, jibóias, certos insectos, alguns répteis raros e galinhas e perus são capazes de se reproduzir sem um parceiro. As minhocas, no entanto, precisam de outros parceiros para reproduzir minhoquinhas.

Talvez você tenha notado que algumas minhocas têm um anel ao redor de seus corpos. Esta é uma glândula bulbosa chamada clitelo e contém os órgãos reprodutivos. Quando estão prontos para se reproduzir, o clitelo fica visível e normalmente alaranjado.

Durante o processo de acasalamento, as minhocas se juntam. Elas secretam muco da glândula, criando um anel de muco ao redor delas. Algumas horas depois, as minhocas se separam.

Hora do Casulo Fazer Sua Parte

Tendo trocado material genético com a outra minhoca, cada uma delas coloca ovos em um casulo que é enrolado em torno de seu corpo. Então, o ovo sai do casulo, selado. O casulo é colocado perto da superfície da terra. O casulo de formato oval endurece, mantendo os ovos dentro seguros. O casulo é bastante resistente e pode durar até um ano ou mais em uma ampla faixa de temperaturas, até mesmo congelamento, e vários níveis de umidade.

Quando as condições estão certas, os casulos eclodem, geralmente em duas a três semanas. Pequenas minhoquinhas emergem. Há pelo menos três pequenas minhoquinhas por casulo. Elas já saem prontas para começar a comer material orgânico.

O Ciclo Recomeça Quando?

Na idade de dois a três meses, essas novas minhocas têm idade suficiente para se reproduzir. Então, o ciclo reprodutivo das minhocas estará completo em questão de poucos meses.

As minhocas maduras em geral podem produzir dois casulos por semana em condições ideais. Em teoria portanto, sua população pode dobrar a cada três meses. No entanto, nos limites do compartimento de compostagem, a população de minhocas se equilibrará.

Alimentando bem Seus Bebês

Existem algumas coisas que você deve ter em mente ao alimentar suas minhoquinhas. Primeiro, o que dar e o que não dar. Procure dar coisas como frutas, legumes, desperdício de comida, papel, abóbora e abobrinha, cascas de ovo, café, pão, massa, saquinhos de chá, grãos, cabelo, recortes de relva (cuidado com este último pois recortes envelhecidos e frescos podem aquecer e matar as minhocas) e estrume animal (menos de cão ou gato). Agora coisas a evitar jogar para as minhocas incluem alimentos salgados, citrus, alimentos picantes, óleos, alimentos com conservantes, carne e laticínios.

Minhocas se Alimentando
Minhocas se Alimentando

Quanto menor a porção, mais fácil e rápido será a compostagem das minhocas. Cortar grandes pedaços de comida para alimentar minhocas é recomendado, mas não é necessário. Você pode amassar, pré-aquecer a comida no microondas antes de adicioná-los ao seu compostor de minhocas para ajudar a quebrar o material. Certifique-se de que a comida tenha retornado à temperatura ambiente antes de adicioná-la a sua cama de compostagem.

Tente manter um equilíbrio no cardápio de alimentos. Existem colorações que diferem os tipos de matéria orgânica para uso em compostagem, você sabia? Os marrons são ricos em carbono ou carboidratos, portanto, são fontes de carbono orgânico. Esses alimentos fornecem a energia que a maioria dos organismos do solo precisam para sobreviver. Os carbonos também ajudam a absorver os odores ofensivos e a capturar e ajudar a evitar que a maior parte do nitrogênio orgânico nas pilhas escape por evaporação ou lixiviação. Os carbonos também são essenciais na rápida formação de húmus a partir da matéria orgânica em um processo de compostagem.

Verdes são ricos em nitrogênio ou proteína, portanto, fontes de nitrogênio orgânico. Esses produtos ajudam o micro organismos de compostagem a crescer, reproduzir e se multiplicar rapidamente nas pilhas, criando assim temperaturas internas extremas em pilhas de compostagem a quente. Um teste simples para determinar se a sua matéria orgânica é “verde” ou “marrom”, é molhá-la e esperar alguns dias. Se fede, é definitivamente um verde. Se não, é um marrom.

A quantidade e a frequência de alimentos que você vai querer alimentar suas minhocas também é um fator que você precisa considerar. Isso dependerá da quantidade de minhocas que você tem em sua cama de compostagem. Tenha em mente que uma minhoca vai comer seu próprio peso corporal em resíduos por dia. Então, se você tem um quilo de minhocas em seu lixo ou composte, você pode tecnicamente alimentá-los com até 1 quilo de lixo por dia.

Recomendamos que procure alimentá-las, na verdade, a cada 3 dias, para não sobrecarregar a cama de lixo. Isso levaria a atrair pragas e odores indesejados. Em geral, os vermes se beneficiarão de uma dieta balanceada. Mantendo a umidade, nível de PH e dieta adequada, suas minhocas serão boas e saudáveis! Vermicompostagem de sucesso!

Controlando o Ciclo

Quanto mais adultas as minhocas, maior a frequência do ciclo reprodutivo. Eis algumas dicas de controle para manter suas minhocas saudáveis e sua compostagem equilibrada:

Peça um compostor à base de bandeja em uma loja local ou faça seu próprio compostor (pode ser de palete).
Encomende um saco de minhocas para compostagem. Procure aconselhamento para qual as espécie mais indicada para a sua necessidade ou interesse.

Garanta a drenagem adequada. Os níveis de umidade não devem ser muito úmidos e nem muito secos. A cama deve ter a consistência semelhante a de uma esponja torcida.
Alimente sua minhocas a cada 3 ou 4 dias.

Não os alimente com alimentos oleosos ou altamente ácidos. Evite carne e produtos lácteos.
Se a temperatura estiver muito baixa, a atividade das minhocas se reduzirá ou cessará. As minhocas podem morrer, mas espera-se que existam casulos que eclodirão na primavera. Se não, terá de adquirir mais minhocas. Para evitar esse problema, mova as minhocas para um local mais quente antes que fique frio demais pra elas.

Ao longo da sua vida, as minhocas são comedoras vorazes, dependendo da espécie. Até os filhotes estão prontos para começar a mastigar restos de cozinha e vegetação indesejada. Elas transformam esse lixo em um fertilizante orgânico rico em nutrientes. O fertilizante resultante, chamado húmus, é perfeito para jardinagem. Basta adicioná-lo ao solo, escavá-lo na terra ou borrifar como um pouco de chá de minhoca.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *