Home / Animais / Diferença Entre Javali e Porco do Mato

Diferença Entre Javali e Porco do Mato

O javali (Sus scrofa) é um mamífero ungulado (ou seja, com um número par de dedos em cada pata), pertencente à Ordem Artiodactyla. Possui grande destaque para os dentes caninos projetados para o exterior. Esses dentes caninos são uma excelente ferramenta para o ataque e para a defesa, uma vez que auxiliam na luta contra predadores e na disputa entre machos. Tem um corpo avantajado e peludo, com patas curtas. A cabeça é grande e possui um formato triangular. Proporcionalmente à cabeça, o tamanho dos olhos é considerado pequeno. Os olhos pequenos contribuem para que a sua visão seja fraca, no entanto, isto é compensado pela audição e olfato aguçados.

O javali é considerado por muitos zoólogos como uma espécie de porco do mato, com características próprias que o diferenciam das espécies porco monteiro, cateto e queixada.

Neste artigo, você conhecerá as principais características do javali e das demais espécies de porco do mato, as quais, aqui no Brasil, habitam preferencialmente o bioma do Pantanal.

Então venha conosco, e boa leitura.

Porco do Mato: Conhecendo as Características

Fisicamente, o porco do mato se assemelha ao porco doméstico. No entanto, seus padrões de comportamento, alimentação e hábitat são diferenciados.

A dieta alimentar é composta por frutas silvestres, brotos, folhas, raízes, e, até mesmo, animais pequenos.

Este animal é capaz de percorrer longas distâncias, e realiza isto em meio à manadas numerosas. Andar em manadas pode ser uma estratégia para desarticular caçadores, uma vez que o porco selvagem é alvo constante da caça predatória. Além da caça, o desmatamento também vem contribuindo para a redução populacional do animal, pois, com a destruição do hábitat, as fontes alimentares são reduzidas.

Porco do Mato: Quais são as Espécies

Porco do mato é considerado uma classificação genérica. De acordo com as características apresentadas, este animal pode em quatro subespécies. São elas o Porco do Mato Queixada (Tayassu Pecari), o Porco do Mato Cateto (Tayassu Tajacu), o Porco do Mato Sus sp (ou Porco Monteiro) e o Javali (Sus Scrofa).

Porco do Mato Queixada

Esta espécie possui 1 metro de comprimento, e pesa 40 quilos. O termo “queixada” provavelmente foi atribuído em decorrência do tamanho do seu queixo, o qual é bem avantajado. Este animal também é considerado bastante arisco e feroz.

A distribuição geográfica deste animal pelo Brasil corresponde principalmente à Amazônia e ao Pantanal Mato-Grossense. No entanto, ele também pode ser encontrado confinado em cativeiros de Minas Gerais e da Bahia.

O comportamento social do porco queixada aponta para um animal que é facilmente encontrado em grupo. E em cada grupo, há uma média de 100 indivíduos. Andar em grupo pode ser uma boa tática para se defender ou otimizar a busca de comida. Cada grupo tem um cheiro específico, o qual é produzido por uma glândula localizada no dorso.

Muitos restaurantes especializados em carnes exóticas tem utilizado a carne de porco do mato queixada no preparo de seus pratos. Há algumas semelhanças em relação ao sabor da carne de porco doméstico.

Porco do Mato Cateto

Também chamado de Porco do Mato Caititu ou Porco do Mato Brasileiro, esta espécie é encontrada no Brasil e em toda a América do Sul, sendo conhecida pela sua considerável distribuição geográfica. O bioma preferencial da espécie são as florestas tropicais e o cerrado. A alimentação é baseada em folhas, milho e raízes.

Diferentemente do porco doméstico e das outras espécies de porcos selvagens, o Porco do Mato Cateto apresenta apenas 3 dedos nas patas traseiras. Outras características físicas dizem respeito à cor acinzentado e ao colar de pêlos de cor branco em torno do pescoço. Muitas vezes, esses pêlos brancos são o único artifício utilizado para diferenciá-los do Porco do Mato Cateto.

Em relação à sua expectativa de vida, ela é de até 25 anos. O peso, em média, é de 30 quilos. O tamanho, comparativamente, bem menor que as outras espécies de porco selvagem.

Padrões reprodutivos desta espécie apontam para uma gravidez com duração de até 150 dias, na qual podem ser gerados de 1 até 4 filhotes.

Diferentemente do Porco Queixado, o cateto é considerado um animal dócil, e pode ser encontrado com facilidade em casas do interior do Brasil sendo criado como um cachorro. Em ambiente silvestre, ele também vive em grupos, os quais são um pouco menores e registram o número de 50 indivíduos.

O comportamento grupal é extremamente útil para defender territórios. Ele também possui glândulas em seu pescoço produtoras de odor, no entanto, esse odor não é utilizado para identificação do grupo e sim para demarcar o território, uma vez que o animal esfrega a secreção gordurosa nas árvores para sinalizar o ambiente.

Porco do Mato Sus Sp.

O porco Monteiro, ou Porco do Mato Sus sp. é considerado uma espécie descendente do porco caseiro.

Teorias aponta que o porco caseiro foi trazido pelos europeus durante o período colonial e, com a Guerra do Paraguai, foram ‘largados’ no pantanal mato-grossense, tornando-se posteriormente porcos selvagens.

Atualmente, no Pantanal, esta espécie é alvo constante de caça, visto que a sua carne é muito cobiçada na culinária. Para engordar o porco Monteiro, há uma tradição muito peculiar que consiste em capar os machos, de modo que eles não exerçam sua vida sexual e acumulem uma boa quantidade de gordura e proteínas.

Porco do Mato: Javali

O javali macho mede entre 1,40 a 1,80 metros, sendo bem maiores do que o Porco do Mato Cateto, por exemplo. O macho do javali é maior do que a fêmea, o peso também é maior. Nos machos, o peso está entre 50 e 250 quilos; enquanto que, para as fêmeas, está estre 40 e 200 quilos.

Javali Macho
Javali Macho

Estruturalmente, eles também possuem os músculos do pescoço bem desenvolvidos, sendo capazes de cavar profundidades de até 10 centímetros, mesmo em meio à solos muito resistentes ou congelados. Esses músculos do pescoço também favorecem o carregamento de pedras grandes e outros objetos mais pesados.

Acredite se quiser, mas mesmo com o peso e as significativas dimensões corporais, o javali pode alcançar uma velocidade de 40 Km/h. E o mais incrível ainda é saber que esse animal consegue saltar obstáculos de até 1,50 metros de altura.

Mesmo sendo onívoro, a preferência alimentar do javali é por raízes, sementes, frutas e castanhas. Também é comum que esse animal invada plantações de batata e milho.

A expectativa de vida deste animal é considerada curta, durando de 2 a 10 anos.

Diferença Entre o Javali e Porco do Mato

Javali
Javali

Em relação às demais espécies de porco do mato, o javali é maior, mais pesado, apresenta dentes caninos mais avantajados, pode mover-se em maior velocidade e estruturalmente possui os músculos do pescoço mais desenvolvidos.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o porco do mato, o javali e as demais variações, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Cultura Mix. Porco do Mato. Disponível em: <http://animais.culturamix.com/informacoes/mamiferos/medios/porco-do-mato-um-animal-selvagem>;

Globo Rural. Criadores de MG ganham dinheiro com porcos-do-mato brasileiros. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/3719785/>;

Pantanal Monumental. Porco-do-Mato. Disponível em: <https://pantanalmonumental.wordpress.com/porco-do-mato/>.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *