Home / Animais / Curiosidades da Girafa

Curiosidades da Girafa

Que as girafas são animais majestosos e que chamam atenção de qualquer um, todo nós já sabemos. Mas você sabia que as girafas possuem um corpo que desafia todas as leis da gravidade? Não por sua aerodinâmica como as abelhas, mas sim pelo seu sistema circulatório. Você sabia que a NASA estuda a composição do corpo das girafas para fazer novos modelos de roupas espaciais? Tudo isso e outras curiosidades que você não sabia sobre esse animal serão falados nesse post, então fique ligado.

Girafa Com Seu Filhote
Girafa Com Seu Filhote

Subespécies

Desde proporções, tamanhos, diferenças de cores, número de cornos até o jeito que se comportam na natureza. Assim como todos os outros animais possuem subespécies, não é diferente com as girafas, podendo essas possuírem 9 subespécies catalogadas até o momento, são elas:

-Giraffa camelopardalis camelopardalis (girafa-núbia)

-Giraffa camelopardalis giraffa (girafa sul-africana)

-Giraffa camelopardalis Reticulata (girafa-reticulada)

-Giraffa camelopardalis rothschildi (girafa de Uganda ou girafa de Rothschild)

-Giraffa camelopardalis thornicrofti (girafa-da-rodésia ou de Thornicroft)

-Giraffa camelopardalis tippelskirchi (girafa Masai ou do Kilimanjaro)

-Giraffa camelopardalis angolensis (girafa angolana)

-Giraffa camelopardalis antiquorum (girafa Kordofan)

-Giraffa camelopardalis peralta (girafa-do Chade ou da Nigéria)

Todas essas podem ser diferenciadas desde os padrões de suas pintas, até o jeito em que se comportam em seu habitat. Muitos tipos de girafa, não é?

Parto de Uma Girafa

Após 14 meses de gestação, em média, o filhote já nasce enfrentando um grande problema. Ele já nasce sofrendo uma queda de 1,5m, pois como a sua mãe não pode deitar ou sentar relaxadamente para ter o parto, visto que, ela seria devorada por qualquer predador da região, ela realiza o parto em pé.

Isso geralmente não afeta muito o filhote que nasce em torno de 1,8m e já com problemas para sustentar o seu pescoço, que, quando filhotes, é a parte mais frágil de seu corpo.

O Corpo Que Desafia a Gravidade

Envergadura da Girafa
Envergadura da Girafa

Você com certeza sabe que o pescoço da girafa é a parte que mais chama a atenção. Porém, sabia que ele pode medir de 2 a 3 metros? Além de tudo isso, é necessário o dobro de pressão sanguínea para fazer o sangue ir do coração ao seu cérebro. Como a corrente sanguínea possui o dobro de pressão, se comparado a um animal normal, seu corpo e seu crânio são projetados perfeitamente para não explodir caso a girafa se abaixe para beber água por exemplo.

Agora, você deve estar pensando, com toda essa pressão, ela não corre o risco de morrer por hemorragia caso sua perna sangre ou algo do tipo? É aí que entra a parte mais impressionante do corpo desse animal. Toda a sua pele é extremamente resistente, o que a protege de pequenas lesões, e mesmo se a lesão foi um pouco mais profunda não terá problema nenhum. Todas as artérias, veias e vasos sanguíneos da girafa são muito profundos e dificilmente serão encontrados por pequenas lesões. Por causa das propriedades de sua pele e da sua corrente sanguínea, o corpo das girafas é usado por agências espaciais, como a NASA, para realizar estudos constantes visando a melhoria de roupas de astronautas.

Onde Posso Achar uma Girafa?

Girafas no Zoológico
Girafas no Zoológico

Como as girafas são animais herbívoros, você as encontrará em bandos localizados nas áreas de savana africana, onde possuem grandes arbustos e árvores que facilitam a sua alimentação. E quanto aos hábitos de sono, a girafa praticamente não possui esse dom. Elas dormem apenas 20 minutos por dia em média, e geralmente esse tempo é divido entre pequenos cochilos durante o dia. Isso por ela chamar muito a atenção de qualquer predador devido suas cores e tamanhos. Ela precisa se manter sempre alerta.

Além de seu habitat, que são as savanas africanas, podemos encontrar girafas nos zoológicos, aonde por incrível que pareça sua expectativa de vida é maior do que na vida selvagem, devido a qualidade de vida que possuem, onde podem dormir ser a preocupação de estarem sendo caçadas constantemente e pela comida de fácil acesso.

Curiosidades Gerais

– As girafas vivem em média 20 anos em seu habitat natural e até 30 em cativeiro

– Por serem animais ruminantes como as vacas, passam cerca de 20 horas por dia mastigando e comendo novas folhas

– Assim como os pescoços, a língua da girafa também é assustadoramente grande. Podendo medir até 45 centímetros, fazendo elas conseguirem alcançar até as suas orelhas.

– Imagina o trabalho que não deve dar pra ficar descendo e subindo aquele pescoção não é? Por isso que água, as girafas bebem somente duas vezes por dia.

– Como as nossas impressões digitais, todo o seu padrão de manchas é único. Nunca repetindo de uma girafa para a outra.

– Ah, o amor. Ele está presente em várias espécies. Nas girafas não é diferente. Quando estão prestes a acasalar o macho faz um gesto extremamente romântico e bebe a urina de sua parceira.

– Com todo esse tamanho de até 6 metros de altura, e com um peso de até 1200kg, as girafas conseguem chegar a incríveis 60km/h., em uma corrida

– Para os predadores desavisados, o coice da girafa é tão forte que pode matar até um leão adulto se pegar no lugar certo.

– E apesar de todo o seu potencial para briga, elas preferem ser pacíficas, entrando em combate somente pela dominância do grupo, quando não podem correr ou quando seus filhotes são ameaçados.

Girafa em Combate Com Dois Leões
Girafa em Combate Com Dois Leões

A girafa é um animal incrível. Você já sabia de alguma dessas curiosidades? Tenho certeza que pelo menos uma te surpreendeu. Então, deixe no comentário a sua curiosidade favorita sobre esse animal majestoso.

Veja também

Animais em Extinção no Brasil

É fato que o Brasil muitas vezes é reconhecido no exterior por possuir a maior …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *