Home / Animais / Cruzamento Entre Jabuti Tinga e Piranga

Cruzamento Entre Jabuti Tinga e Piranga

Você Já viu um Jabuti?

Eles são animais curiosos. Possuem o casco duro e convexo, de coloração acinzentada ou marrom. São répteis e terrestres. Adoram carinho e conseguiram se adaptar muito bem em habitações humanas; não é a toa que os jabutis estão presentes em diversas residências espalhadas por todo o Brasil. São oriundos da América do Sul, e por isso estão em grande quantidade no território brasileiro.

O jabuti possui uma longevidade impressionante. Se o animal for bem cuidado, com espaço ideal, alimentação adequada, muito carinho e atenção, ele chega aos incríveis 100 anos. É um animal que pode ser passado de geração para geração de uma mesma família.

Eles são da família Testutinidae, onde estão presentes diversas espécies de répteis que vivem na terra, e a grande maioria são herbívoras (como o jabuti), onde estão presentes diversas espécies de tartarugas; fazem parte do gênero Chelonoidis. Onde podemos destacar duas espécies que habitam o território brasileiro: a Chelonoidis Carbonaria (Jabuti-Piranga) e a Cheloidis Denticulata (Jabuti Tinga). Vamos conhecer algumas características específicas de cada espécie, para depois destacarmos as diferenças.

Jabuti Piranga

Este é o mais comum. O que está em maior quantidade no Brasil. Gostam de ficar perto das matas abertas, eles podem ser vistos tanto na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica quanto na Caatinga e no Cerrado. Ele está no Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, em todos os estados do país; além de estarem presentes nos meios urbanos, nas próprias residências, onde existem em abundância.

Seu casco convexo é acinzentado e possui polígonos amarelados, onde protege todo o seu corpo, sua cabeça é pequena e ele pode recua-la para dentro do casco quanto se sentir em perigo. Suas patas possuem escamas com pigmentos vermelhos, são arredondadas e extremamente fortes. Sua cabeça também possui pigmentos avermelhados, o que a difere do Jabuti Tinga.

Eles chegam a ter 60 centímetros de comprimento e podem pesar de 8 a 20 kg. São animais bem calmos, adoram espaços abertos, onde possam caminhar e se sentir livre; a liberdade reflete no ato de tomar chuva, que é outra coisa ele adora fazer; além de tomar um belo banho solar.

Jabuti Tinga

O Jabuti-Tinga já está menos presente no território brasileiro, inclusive nas residências; isso decorre do fato dele só estar presente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Onde prefere ficar em meio às matas mais densas, em florestas tropicais, como a Floresta Amazônica; é diferente do Jabuti Piranga, que prefere áreas mais abertas.

Este possui uma casca com coloração mais opaca, com pigmentos amarelados; estes que estão presentes também na pata e na cabeça do animal. Elas são maiores que o Jabuti Piranga, inclusive é a maior tartaruga terrestre que habita toda a América do Sul; eles podem atingir até 75 centímetros de comprimento e pesar até 60 kg.

Diferenças Entre o Jabuti Tinga e o Piranga

Existem algumas diferenças entre as duas espécies de Jabutis. Além de possuírem os cascos diferentes, onde o próprio nome já revela: Piranga significa vermelho e Tinga, amarelo.

Apesar de ambos possuírem cascos convexos, escamas nas patas e as cabeças pequenas; eles ainda são bem diferentes. Os jabutis Tingas são maiores que os Pirangas e consequentemente muito mais pesados. As diferenças podem ser observadas nas escamas pré-frontais, nas carapaças (cascos), nos dois escudos, tanto no gular, quanto no inguinal.

Uma diferença que podemos notar esta na face, no rosto do animal. O Jabuti Tinga possui uma divisão na placa supra nasal, em cima da narina ela é divida ao meio; já no Piranga ela é pouco divida, ou muitas vezes não é dividida.

Ao passar dos anos, ambas as espécies de Jabuti sofreram muito com o tráfico Ilegal voltado para a domesticação. Então o IBAMA decidiu proibir a comercialização da espécie, e só podem ser vendidos filhotes de jabuti em lojas autorizadas e certificadas pelo próprio IBAMA; caso encontrar alguma loja que não possua tal certificação, denuncie-a.

Cruzamento Entre Jabuti Tinga e Piranga é Possível?

Muitos se perguntam se existe a possibilidade de cruzar as duas espécies. É possível  sim, e o resultado é um Jabuti híbrido. Este Jabuti híbrido não vai poder reproduzir com nenhuma outra espécie, nem mesmo com outros Jabutis híbridos, pois eles já nascem estéreis.

O recomendado é que o cruzamento seja evitado. Os filhotes não nascem saudáveis e por consequência disso, podem viver menos. Quando ocorre o cruzamento natural, gera outro filhote hibrido que tem um ciclo de vida menor, porém, por possuírem características fisiológicas únicas, muitas pessoas os acham exuberantes e forçam tal acasalamento.

Alimentação e Reprodução dos Jabutis

Os Jabutis são onívoros e geralmente se alimentam de frutas, legumes, grama, carne animal, algumas folhas. Quando estão em meio à natureza, gostam de alimentar-se de gramas, plantas, mas também comem minhocas e outros invertebrados. Quando criada em cativeiro, o jabuti pode ser alimentado com frutas, legumes, carne moída, rações especificas, minhocas e tantos outros vegetais como: rúcula, agrião, couve, entre outros.

O período de reprodução é especifico, ele ocorre nos meses de janeiro até setembro. Os jabutis nidificam em meio às folhas, costumam coletar folhas tanto secas quanto verdes para proteger o seu ninho. E por período reprodutivo, os jabutis geram de 3 a 12 ovos.

Hábitos do Jabuti

Os Jabutis, quando estão na natureza preferem andar em bandos, e são seres diurnos, que gostam tanto de tomar um banho de sol quanto um banho de chuva. Adoram atenção e carinho, que se faltar para eles, eles podem até viver menos. A limpeza do local do jabuti é essencial e o tratamento adequado a ele também.

Se você deseja cria-lo em cativeiro, lembre-se que eles são seres que gostam de espaço, não compre um jabuti e deixe-o preso. Todo cuidado é necessário, desde a higienização, a alimentação, o local, o carinho.

Se você proporcionar todos esses requisitos ao seu animal, ele poderá atingir o total da longevidade dele, que são os incríveis 100 anos. Adoram carinho e atenção e por isso são domesticados com facilidade, não é difícil ter cuidar de um jabuti, basta deixa-lo confortável e respeitar o seu espaço.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *