Home / Animais / Comprimento do Pavão Verde

Comprimento do Pavão Verde

Pela sua beleza natural, o pavão ficou conhecidíssimo por todo o mundo. Crianças e adultos são apaixonados pela tonalidade de suas penas e a forma com que se portam. Biólogos estudam e adoram entender todo o processo de escolha e como eles se comportam devido suas penas. É algo muito comentado.

Existem algumas espécies de pavões e características que os fazem únicos. Um dos mais famosos é o pavão-verde, no qual estamos tratando no post de hoje. Ele é mais conhecido por ter se espalhado para mais países devido sua melhor adaptação em diferentes climas. É possível encontra-los em zoológicos das grandes cidades ao redor do planeta.

E como já dissemos, cada um possui características incríveis, e uma delas no pavão verde é seu comprimento. Vamos entender um pouco mais sobre isso hoje.

O Pavão e suas Características Gerais

É um fato que a primeira coisa que chama a atenção de uma pessoa para um pavão é sua belíssima cauda. Com ela, o animal pode chegar a medir até dois metros e meio. Seu peso ficando em torno de 3 quilos a 3 quilos e meio, se for macho. No momento, existem três grandes espécies, e suas devidas subespécies, ao redor do mundo: pavão-azul, também chamado de indiano, o pavão-verde, também conhecido por javanês e o pavão-do-congo.

As penas são o seu maior atrativo. Elas variam de acordo com a sua espécie, principalmente em questão da cor e tamanho. Nos pavões indianos, ou azuis e nos javaneses o macho possui as penas da cauda totalmente verde metálico junto com desenhos que parecem olhos na ponta de suas penas. Já na do congo, a cor fica somente verde na cauda e o restante do corpo azul.

O que a maioria das pessoas não sabem, é que na verdade nem todos os pavões têm essas cores na cauda, e isso muito tem a ver com seus hábitos sexuais. Somente os machos tem todo esse vislumbre, as fêmeas tendem a ter tanto o verde quanto marrom. Ainda são lindíssimas, e são mais discretas por um propósito, proteger seus ninhos e filhos, porém quem realmente chama a atenção é o macho.

E é por isso, que para conquistar a fêmea, eles entram em uma competição mostrando a cauda ao abri-la em leque. Essa é a forma mais eficaz de atrair uma fêmea pavão. Quando você observar um pavão, e ele abrir o seu leque de penas, ele não está se mostrando para você, mas sim para uma fêmea próxima.

Características Gerais do Pavão-Verde

Esses animais são de grande porte e que possuem hábitos completamente diurnos. Tentam se manter o mais quietos possíveis durante todo o dia, para ficarem imperceptíveis de seus predadores. A comunicação é feita por chamados que somente eles sabem fazer, e costuma acontecer no começo e final do dia.

Seu habitat original é do Sudeste Asiático, mas ele pode ser encontrado e alguns outros países tropicais. Ele prefere andar do que voar, pois é no chão onde ele encontra todo o seu alimento. Esses que são, frutas, grãos, brotos, folhas e insetos. Entretanto, durante a noite eles tem a mania de voar até a copa das árvores, para evitar esses mesmos predadores. É lá que eles passam a noite toda.

Quanto a sua plumagem, ela é considerada uma das mais bonitas e conhecidas. Possui esse nome de pavão verde, por essa ser a cor predominante em todo o seu corpo. A cabeça e pescoço são completamente verdes, com poucas cores diferentes. O resto do corpo varia podendo ter azul, dourado, preto, cinza e outras cores, todas em uma tonalidade metálica.

Essa plumagem é completamente diferente de seu parente pavão indiano, que possuem cores mais diferentes e chamativas. No macho, a plumagem e o tamanho da pena tendem a ser maiores e mais grandiosas. Isso para chamar a atenção da fêmea, que é atraída pela beleza e postura do macho. Uma pena pode chegar a medir até 2 metros de comprimento.

Comprimento do Pavão-verde

O seu tamanho é algo que realmente chama a atenção de biólogos e estudantes sobre o assunto. O pavão verde é considerado o maior pavão existente no mundo. Esse traço também faz com que ele tenha um destaque maior perto de outros animais, seja de seu nicho ou fora dele. Ainda não há nenhuma certeza, mas esse fator também pode ter sido ideal para conseguir entrar em outros habitats fora da Ásia.

O pavão verde, ou javanês como também é conhecido, pode variar de comprimento de 1 metro até 2 metros e meio. Como podem servir como “pavões de guarda”, os machos tendem a ser bem maiores do que as fêmeas. Isso porque quando a fêmea está chocando os ovos, ele fica por perto garantindo sua segurança e mantendo qualquer intruso longe. Esse é o motivo de muitos pavões estarem se tornando animais de guarda em fazendas.

Dois Pavões Verde na Grama
Dois Pavões Verde na Grama

Os machos facilmente passam os dois metros e ficam com até quatro quilos e meio, bem leves para seu tamanho. Esse comprimento também varia no comprimento das penas. No macho, ela tende a ser bem maior do que a da fêmea, logo mais atrativa por seus determinados motivos morfológicos que já explicamos acima.

Já deu para perceber como os pavões verde (javanês) são de fato muito interessantes. Só a questão de poderem ficar maior do que nós seres humanos, nos deixa perplexos. Eles ainda não estão em casos de extinção, mas devemos cuidar muito bem desses animais tão diferentes que estão sendo pegos para uso de sua carne e penas. Evitando a extinção de mais uma espécie tão incrível.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *