Home / Animais / Cobra Urutu-Dourado

Cobra Urutu-Dourado

Independente do local que você mora, com toda certeza, você deve ter ouvido relatos de alguém que se deparou com uma cobra. Mesmo que a pessoa não tenha sido picada, encontrar com uma serpente deve ser assustador!

Uma das que mais aparecem no território brasileiro é a urutu-dourado. Pode ser que você não a conheça por esse nome, afinal, ele é regional. Porém, o país inteiro a conhece como jararacuçu. É dele que vamos falar hoje!

Afinal, Esse é Mesmo o Nome Mais Conhecido?

A resposta para a pergunta do título é não. Urutu-dourado não é o nome mais popular. Aliás, ele é pouco visto no Brasil. Os títulos mais comuns para a jararacuçu são surucucu-dourada, urutu-estrela e surucucu-tapete. Todos esses são bem mais tradicionais.

Não se sabe ao certo de onde esse apelido surgiu, mas, é inconfundível quando está se tratando de uma serpente que possui a coloração parecida com o ouro. Só ela é tão semelhante assim!

Cobra Urutu-Dourado
Cobra Urutu-Dourado

Dados Sobre o Animal

A jararacuçu é uma cobra que possui várias colorações, este é o principal motivo de cada cor receber um nome diferente! Ela varia entre o rosa, amarelo, cinza, preto e marrom.

Como você já deve saber — mas que vale ressaltar aqui! — quando avistar uma serpente, não demore a fugir! Como foi dito um pouco acima, as jararacuçus são as mais comuns no país. Igualmente, possuem quase 90% de todos os ataques em humanos.

Seu tamanho impressiona: Pode chegar a medir até 2 metros de comprimento. O que é mais aterrorizante, é que seu bote pode alcançar o seu tamanho! Sendo assim, se uma serpente dessas chegar aos 2 metros, o seu ataque terá o mesmo comprimento!

Seus filhotes não são chocados em ovos. Ela é uma das únicas que carregam os seus bebês dentro da barriga até eles nascerem.

O que deve ser destacado aqui também é o seu veneno. Ele é muito potente, podendo levar uma pessoa ao óbito. E, como se já não bastasse, suas presas também injetam facilmente a toxina, de tão desenvolvida que é. Ela é uma verdadeira arma natural!

Pode ser que você esteja a salvo, caso não more no Rio de Janeiro, Minas Gerais, ou Bahia. Esses três estados são onde a maior parte das urutus-dourado brasileiras mora.

Porém, houve relatos dessa espécie em Roraima e no Rio Grande do Sul. Isso pode ter acontecido por essas localidades serem perto de outros países que possuem esse tipo de cobra em grande quantidade.

Argentina, Bolívia e Uruguai são outros lugares em que a jararacuçu pode ser encontrada.

Seus ataques são frequentes, infelizmente. A maioria dos botes aconteceu nas zonas rurais das cidades, onde os trabalhadores necessitam estar em contato com a natureza.

Outra informação muito preciosa é que as urutus-douradas saem para caçar no período noturno. Caso veja uma quando o sol está em pleno vapor, pode ser que ela esteja se refrescando, por não conseguir manter a temperatura corporal sozinha.

O que Fazer Quando Uma te Atacar?

Ferimento de Cobra
Ferimento de Cobra

Primeiramente, não entre em desespero. A situação é difícil, mas, a falta de paciência piora tudo. Grande parte dos acidentes envolvendo cobras é tratável e não deixa sequela nenhuma. Por isso, caso você ou alguma outra pessoa seja picada, siga estes passos:

  • Lave a ferida com soro fisiológico ou água e sabão. Nada mais do que isso!
  • Não fique com o corpo agitado. Isso pode fazer com que o veneno se espalhe mais rápido na corrente sanguínea. O que deve ser feito é ficar sentado — ou, se possível, deitado — para que a toxina demore a espalhar;
  • A água é primordial! Ela é um purificador natural, e irá ajudar a remover o veneno do sangue. E, quanto mais hidratado a pessoa estiver, melhor. Faça com que o acidentado tome pequenos goles para que a hidratação aconteça sempre;
  • Não cuide da ferida sozinho, de jeito nenhum! É essencial que você deixe um especialista verificar quais são os melhores cuidados a se fazer. Por mais que saiba qual foi a cobra que te mordeu, seus cuidados nunca serão comparados ao de alguém que foi preparado para isto!
  • Por último, mas, não menos importante: tente levar o animal para o hospital ou posto de saúde. Isso irá facilitar o diagnóstico para saber qual é o melhor tratamento. Caso isso não seja possível, tire uma foto ou um vídeo da serpente, é suficiente.

O Que não Pode Fazer!

Tratamento de Picada de Cobra Inadequado
Tratamento de Picada de Cobra Inadequado
  • Tenta sugar a toxina. Isso é um mito muito popular, mas que só piora a situação. Se o estômago entrar em contato com pouca quantidade do veneno, ele ficará corroído e sentirá muita dor! Além disso, ele espalhará pelo sangue. Com isso, não será só uma pessoa que precisa do tratamento, mas duas;
  • Nada de torniquetes! Eles não impedem o veneno de espalhar pelo sangue. Isso pode piorar a parte do corpo que foi afetada. Dependendo de qual cobra picou, pode levar à necrose dos músculos mais rápida!
  • Não dê bebida alcóolica de jeito nenhum!
  • E, não use mais nada em cima da picada além de água, sabão e soro fisiológico.

Agora, use Todos Esses Dados Para Aumentar o Seu Conhecimento!

A urutu-dourado não é um animal doméstico. Ela possui um instinto selvagem. Por este motivo, não se dê ao luxo de brincar quando encontrar com uma. Naturalmente, elas não atacam sem se sentirem ameaçadas. E, se estiverem coagidas, irão com tudo para cima de quem ela considera adversário.

Todo cuidado é pouco! Estar em contato com animais tão tóxicos deve ter nossa total atenção!

Caso saiba de algum local que tenha essas cobras, você já possui toda a informação necessária para se cuidar. A coloração da urutu-dourada pode ser fascinante, mas, ela não é doméstica! Lembre-se disso e tenha cautela nas matas!

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *