Home / Animais / Cobra Siri Pico De Jaca

Cobra Siri Pico De Jaca

A cobra Siri Pico de Jaca, é uma cobra que costuma habitar o continente americano, sendo considerada como a maior cobra venenosa da América Latina.

Seu nome científico é Lachesis muta, porém é mais conhecida através dos nomes Pico de Jaca, Surucucu de Fogo, Surucucu, Surucucutinga ou ainda cobra topete. Pertence á família Viperidae, que também pode ser identificada como a família das Víboras.

Costuma habitar florestas de mata densa, principalmente em alguns países da América do Sul. Pode ser encontrada também aqui no Brasil, sendo que é mais comum avistá-la em cidades das regiões norte e nordeste do país.

Neste artigo de hoje iremos falar um pouco sobre a cobra Siri Pico de Jaca e aprender um pouco mais sobre suas características e curiosidades.

Características físicas da Cobra Siri Pico De Jaca

Como dito anteriormente, a cobra Siri Pico de Jaca é considerada como a maior cobra venenosa da América do Sul e este seu título não é a toa. Esta serpente pode chegar a medir cerca de 2,5 a 3 metros de comprimento em sua fase adulta.

Sua pele é escamosa, de forma que sua superfície se assemelha muito a uma casca de jaca (daí o nome Pico de Jaca). Já a sua cor, presenta variação de alguns tons, que combinados dão a esta cobra uma aparência bem característica.

A cor predominante em seu dorso é um marrom de fundo amarelo-alaranjado, sendo que ao longo de seu corpo estão distribuídas manchas de cor bem escura e de forma de losango, apresentando um tamanho ligeiramente irregular de uma mancha para a outra.

A sua barriga possui uma cor totalmente branca. Já a sua cauda, a medida que vai chegando em sua porção terminal, vai ficando mais escura em relação ao resto do corpo e com escamas mais elevadas que as demais.

Possui um par de Facetas loreais bem proeminentes e de fácil visualização, localizadas entre os seus olhos e a sua narina. Esta estrutura funciona como uma espécie de radar para a identificação de suas presas, através de variações de temperatura, mesmo que estas mudanças sejam mínimas.

As suas presas medem cerca de 3,5 centímetros e são do tipo solenóglifa, sendo que esta é considerada a dentição mais eficiente para injetar veneno.

Seu Habitat

A cobra Siri Pico de Jaca tem preferência por habitar regiões de mata ou floresta fechada. Pode ser encontrada em países da América Latina, inclusive no Brasil, onde são encontradas duas subespécies da mesma. São elas:

  • L. muta muta
  • L. muta rhombeata

Aqui no Brasil, esta serpente pode ser encontrada com uma maior facilidade em algumas regiões. Na região norte, ela pode ser vista com certa frequência no meio da Floresta Amazônica.

Cobra Siri Pico De Jaca Enrolada no Mato
Cobra Siri Pico De Jaca Enrolada no Mato

Em outras regiões do pais como o nordeste, a cobra Siri Pico de Jaca pode ser vista em vários locais, inclusive próxima a municípios e áreas rurais. Nesta região ela pode ser encontrada principalmente nos estados da Bahia e da Paraíba, próxima a florestas úmidas.xc xcc

Embora ocorra com menor incidência, esta cobra pode ser encontrada também em algumas regiões da Mata Atlântica nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Hábitos

De hábitos geralmente noturnos, a cobra Siri Pico de Jaca costuma dormir durante o dia em buracos ocos de árvores e a noite sai para caçar as suas presas.

Embora seja uma cobra peçonhenta, essa não costuma ser uma espécie de natureza agressiva. Os ataques relacionados a mesma, geralmente acontecem com a finalidade de defesa.

Ao avistar alguma situação de perigo a cobra Siri Pico de Jaca costuma se entender ao longo de uma árvore, fingindo ser um cipó. Caso não tenha como fugir a mesma partirá para o ataque.

Para atacar, esta cobra costuma elevar a região frontal de seu corpo formando um “S” ao mesmo tempo em que vibra vigorosamente a sua cauda no chão. A partir disto ela arma o seu bote e acerta a sua vítima.

A sua presença pode ser notada através do barulho emitido pelo seu corpo ou a sua cauda rastejando sobre o chão, porém mesmo assim muitas vezes não consegue ser avistada antes de um acidente. Felizmente, o número de acidentes registrados envolvendo humanos é geralmente baixo, já que costuma habitar regiões mais afastadas.

Alimentação

Ao sair a noite para caçar, esta serpente costuma se alimentar de alguns roedores que também habitam a floresta. Pelo fato de ser uma região bem vasta, os tipos de roedores também são bem variados.

Entre os animais mais comuns dos quais a cobra Siri Pico de Jaca se alimenta, podemos citar roedores selvagens como os esquilos, marsupiais e alguns ratos.

Características de sua Reprodução

Assim como as demais espécies de cobra, a Siri Pico de Jaca é uma cobra ovípara, ou seja, seus filhotes nascem através de ovos. A cada ciclo reprodutivo, esta serpente pode chegar a botar cerca de 20 ovos de uma única vez.

Após botar os seus ovos, os futuros filhotes ficam em um período de encubação que dura aproximadamente de 76 a 79 dias. Uma curiosidade interessante é que a Siri Pico de Jaca é uma cobra que costuma se enrolar ao redor de seus ovos com a função de protegê-los de possíveis predadores.

Quando nascem, esses filhotes já saem dos ovos com cerca de 50 centímetros de comprimento.

Curiosidades sobre a Cobra Siri Pico de Jaca

Por ser uma cobra de grande porte e que possui presas relativamente grandes e altamente eficientes, a cobra Siri Pico de Jaca pode injetar uma grande quantidade de veneno em sua presa de uma só vez.

Sendo assim, quando a mesma se depara com uma presa fatores como o seu bote certeiro e o  seu veneno fazem a sua pequena vítima morrer rapidamente para que assim ela possa se alimentar.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as características e os hábitos da cobra Siri Pico de Jaca? Caso deseje saber um pouco mais a respeito desta serpente, sugerimos a leitura do artigo “Surucucu de Fogo é Venenosa?”, que é a outra denominação que essa cobra possui.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando as notícias e curiosidades sobre a natureza no Blog Mundo Ecologia.

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *