Home / Animais / Você sabe Como a Águia Morre?

Você sabe Como a Águia Morre?

Águia: Inteligência e Transformação. Você sabe Como a Águia Morre?

Alguma vez você já viu um cadáver de águia? Ou uma águia morrendo? Estes são acontecimentos raríssimos de se presenciar (acho que ninguém nunca viu!). As águias são seres muito especiais, são as aves que vivem por mais tempo, de 70 até 95 anos é a média, além de ser a que levanta o voo mais alto. Elas são as que têm a melhor visão, que são capazes de chegar à montanha mais alta, com perspectiva privilegiada para visualizar a caça e os decorrentes perigos.

Faz parte do grupo das Falconidas. São animais de grande porte e carnívoras, se alimentam de dia, sempre em busca de carne fresca, podendo ficar por muitas horas voando atrás de sua presa. Suas principais presas são: coelho, cobra, roedores, etc. Preferem fazer seus ninhos nos topos de montanhas, topos de arvores, nos lugares mais alto possíveis. As águias diversas vezes estão sozinhas, ou em duplas, são seres que gostam de ficar lá no alto, só observando, possui uma das visões mais privilegiadas de todas. As águias presas em cativeiro tem uma estimativa de vida menor, podendo viver até os 65 anos. Na natureza, em seu habitat, ela sobrevive em torno dos 90 anos, a ave que tem maior longevidade e mais é representativa, de acordo com muitas culturas, que a utilizam como símbolo.

Existem muitas espécies de águias, onde podemos citar a Águia de cabeça branca, águia real, águia malaia, águia marcial, a Harpia, que é a maior de todas, com comprimento de um metro, vive na América Latina e pode chegar a pesar até 10 kg.

Acontece que quando chegam aos 40 anos, as águias já estão com as unhas gigantes, impedindo-a de se alimentar, sem força, com o bico já quase podre e curvado, as penas velhas já não tem tanta utilidade quanto antes. Então a águia percebendo tudo isso, sobe na montanha mais alta, onde possa ficar sozinha, e começa a chocar o seu bico contra alguma rocha, faz isso repetidas vezes, até que o bico quebre e cresça outro no lugar dele. Ela vai arrancando as penas antigas para que as outras nasçam também, com as unhas ela faz o mesmo que com o bico, choca-as contra as rochas até quebrarem e nascerem de novo. Isso faz com que praticamente a águia nasça de novo, ela já não tem mais aquela velha carcaça, e após passar 5 meses sozinha, 150 dias, ela passa a ter novas penas, novas unhas e um novo bico, porém, já aos seus 40 anos, viveu muita coisa e está pronta para viver pelo menos mais uns 30. Tal transformação ocorre naturalmente, é uma ação instintiva do animal, como foi dito, é um caso de vida ou morte.  A força, a coragem, determinação, concentração, o foco, disciplina são características que podemos ver nessa transformação da águia. São usadas diversas táticas empresarias baseadas nestas ações da águia, ainda que em pequenos vídeos motivacionais, usados em palestras de inspiração. Pois o animal é um símbolo de superação e grandeza. É considerada a rainha das aves.

Águia em Pleno Vôo
Águia em Pleno Vôo

Estas aves são usadas em vídeos motivacionais para treinamento de empresaspor que são determinadas, passam por uma transformação aos 40 anos, mas não uma transformação qualquer, um caso de vida ou morte, ou ela passa por aquilo, ou morrerá.

Simbologia

A águia sempre foi muito usada nas culturas dos países, pois como falamos a cima, ela representa grandeza, força, motivação e majestade. Tem uma simbologia muito forte em torno da águia. Já foi usada em diversos brasões do exército. No cristianismo é símbolo de uma pessoa inteligente, sagaz, que vê bem e é talentoso. Já na Mitologia Grega representa a figura de Zeus, um dos deuses mais importantes, se não o mais, da mitologia. É considerado animal nacional nos Estados Unidos, em Gana, na Alemanha e na Bélgica. Já foi também símbolo do III Reich da Alemanha Nazista, do Império de Napoleão e ainda utilizada como mascote de times de futebol, como: Benfica, Sport Lisboa, Vitória, etc. Já para os chineses, é símbolo de coragem, Para os Celtas, símbolo de renovação, e renascimento. Está presente em muitas culturas. Na alquimia, a águia simboliza a mudança do metal para o ouro, sendo a transformação de uma substancia impura para outra totalmente pura. Representando o ar e também mercúrio, que significam a renovação e o renascimento.

Existe também o símbolo da águia de duas cabeças, muito utilizado em brasoes e representa o império romano, tanto ocidental como oriental, onde uma cabeça da águia está vira para Roma e a outra para bizantina.

Você já se Perguntou Como a águia Morre?

E após passar por todas estas transformações, renascer, ter a fase adulta dela, você já se perguntou como a águia morre?  Até a maneira de morrer deste animal é incrível. Sério.

Quando elas sentem que é a hora de partir, que já estão de fato desgastadas sobe na montanha mais alta, procuram o maior pico para então, esperar a morte chegar, não se lamenta ou fica triste. Como a transformação que passa aos 40 anos, a morte também é algo de puro instinto do ser, por isso nunca encontramos um cadáver de águia, estão lá no pico mais alto, onde nenhum de nós consegue chegar, e elas vão lá justamente para isso, para poderem ter seus últimos minutos de descanso e sossego, sem serem incomodadas por qualquer risco ou por qualquer predador.

Inspiração

De fato são animais espetaculares. Temos muito que aprender com diversas ações de muitos animais. A águia é um exemplo claro de superação, mudança, renovação. Inspira muitas e pessoas e culturas.

Se formos analisar, na nossa vida também é fundamental passarmos por mudanças para atingirmos nossos objetivos. Às vezes temos de nos poupar, para poder viver com mais qualidade depois, desde desapego de coisas materiais até algumas lembranças do passado, mas o processo de renovação é fundamental para todos os seres. A águia nos mostra muito bem isto, é doloroso, é difícil, mas é de extrema necessidade. Quando deparar-se com uma situação difícil lembre-se das águias e supere está crise e renove suas energias para um novo começo.

 

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *