Home / Plantas / Chá de Jasmim Medicina Chinesa: Existe Contraindicação?

Chá de Jasmim Medicina Chinesa: Existe Contraindicação?

A medicina tradicional chinesa é um sistema de abordagem/tratamento de doenças com diferenciações importantes em relação à famosa medicina ocidental.  Utiliza produtos naturais, tais como as fórmulas herbáceas; assim como utiliza técnicas diferenciadas, tais como acupuntura ou massagens.

A metodologia de tratamento dentro da medicina chinesa não isola os distúrbios nutricionais e emocionais das desordens físicas.

Dentro deste sistema de abordagem, há popularidade para um grande número de ervas e vegetais, dentre os quais está a flor de jasmim (cujos vegetais correspondem ao gênero Jasminum). Esta flor é famosa não só pela sua beleza e delicadeza, como também pelo simbolismo (estando presente em lendas árabes e italianas). Seu uso na medicina tradicional para preparo de chás ou confecção de óleos aromáticos também merece expressivo destaque.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a jasmim, quais os benefícios decorrentes do uso de seu chá, bem como quais as prováveis contraindicações.

Então venha conosco e boa leitura.

Jasmim Gênero e Classificações Superiores

A classificação botânica para a jasmim obedece à seguinte estruturação:

Reino: Plantae;

Divisão: Magnoliophyta;

Classe: Magnoliopsida;

Ordem: Lamiales;

Família: Oleaceae;

Gênero: Jasminum.

Jasminum
Jasminum

No gênero Jasminum, estão presentes aproximadamente 200 espécies. Tal gênero ainda pode ser dividido em 55 seções, sendo elas Alternifolia, Primulina, Jasminum, Trifoliolata e Unifoliolata.

Jasmim Características e Distribuição

A maioria das espécies deste gênero taxonômico é classificada como arbustos ou lianas (grupo de plantas que germinam no solo), com ciclo de vida geralmente superior a 2 anos (sendo, portanto, classificadas como perenes). Algumas poucas espécies ainda podem ser caducifólias, ou seja, que perde as suas folhas nas estações mais frias do ano.

No que diz respeito às características mais específicas, as folhas possuem coloração verde intensa. Geralmente possuem pecíolo curto e folíolos lanceloados. Tais folhas podem classificadas como pinadas ou como simples trifoliadas.

Curiosamente, este vegetal produz frutos do tipo baga até mesmo um pouco carnuda, com coloração que varia do púrpura ao roxo escuro- sendo que alguns frutos (quando maduros) podem apresentar inclusive coloração negra. Cada baga conta com 1 a 4 sementes.

As tradicionais flores de jasmim crescem em inflorescências do tipo cimoso (tipo no qual a flor terminal do eixo se abre primeiro, enquanto as demais desenvolvem-se lateralmente). Geralmente, cada inflorescência abriga a quantidade mínima de 3 flores.

As flores são tubulares e apresentam o diâmetro inferior a 2,5 centímetros. Cada um delas possui entre 4 a 9 pétalas (sendo a quantidade 5 a mais comum) com coloração branco ou amarela. Todavia, há casos raros nos quais é possível encontrar pétalas rosadas ou avermelhadas.

Em relação à distribuição geográfica, tais vegetais são nativos das áreas tropicais e subtropicais da Oceania, Australásia e Eurásia. A maior quantidade de espécies está distribuída no sul e sueste da Ásia.

Jasmim Simbologia e Mitologia

A flor de jasmim e considerada a flor nacional da Indonésia desde 1990, sendo amplamente utilizada em casamentos. Jasmin também é a flor nacional das Filipinas, sendo que, neste caso, o título é adotado desde o ano de 1935.

As 5 pétalas da jasmim remeter ao formato de uma estrela, e, portanto, ser associado ao símbolo do pentagrama (estrela de 5 pontas) por místicos e esotéricos.

Esta flor é utilizada como amuleto de proteção na Ásia Menor. Outras simbologias em partes do mundo variadas remetem à sensualidade, beleza, sagrado feminino, inocência, paz, amor divino e sorte no casamento.

Chá de Jasmim Medicina Chinesa: Benefícios

Este chá possui efeito calmante, em virtude da presença de substâncias ‘sedativas’ na flor do vegetal. Este efeito proporciona alivio para quadros de estresse e ansiedade.

Também consegue aliviar dores de cabeça, devido à presença de ácido salicílico. Outros benefícios incluem a melhora da circulação sanguínea, aumento da imunidade e controle dos níveis de colesterol (reduzindo o risco de doenças cardíacas).

E os benefícios não param por aí, uma vez que o chá é antioxidante, sendo capaz de prevenir tanto o envelhecimento precoce quanto o aparecimento de doenças crônicas.

Chá de Jasmim Medicina Chinesa: Modo de Preparo

Para preparar o chá, é preciso colocar 250 ml de água para ferver- apagando o fogo, quando a água começar a entrar em ebulição.

Já com o fogo apagado, adicione 1 colher (chá) de flores de jasmim à água quente. Em seguida, basta abafar durante 10 minutos, coar e consumir.

Preparo do Chá de Jasmim
Preparo do Chá de Jasmim

Não deve-se adicionar açúcar ao chá, sob risco de que o mesmo perca/reduza as suas propriedades.

Chá de Jasmim Medicina Chinesa: Sugestão de Consumo

Caso você esteja desejando obter o efeito calmante, a recomendação é que este chá seja consumido de 15 a 20 minutos antes de dormir.

Consumo de Chá de Jasmim
Consumo de Chá de Jasmim

No caso da procura pela ação analgésica, recomenda-se ingerir o chá (em quantidade moderada) assim que a dor aparecer.

Algumas pessoas podem preferir combinar o chá de jasmim com chá verde, gengibre, camomila ou outras ervas.

Chá de Jasmim Medicina Chinesa: Existe Efeitos Colaterais

A resposta é sim. Mesmo sendo um ‘medicamento’ natural, o consumo de chá de jasmim em demasia pode resultar em alergias, desconforto intestinal e outros sintomas.

Efeitos Colaterais da Jasmim
Efeitos Colaterais da Jasmim

Chá de Jasmim Medicina Chinesa: Existe Contraindicação?

Neste caso, a resposta também é sim. Assim como ocorre com os medicamentos alopáticos tradicionais, a maioria dos ‘medicamentos’ naturais ou homeopáticos possuem grupos cujo consumo é contraindicado.

Neste contexto, o chá de jasmim é contraindicado para mulheres que estejam amamentando (lactantes), bem como grávidas. Seu consumo no segundo grupo pode resultar em contrações uterinas prematuras.

Quando o consumo for realizado por crianças, idosos ou portadores de doenças crônicas, é extremamente importante consultar um médico u nutricionista antes do uso.

Chá de Jasmim Medicina Chinesa
Chá de Jasmim Medicina Chinesa

Convém lembrar que mesmo que a pessoa não se encaixe em nenhum dos grupos descritos acima, é quase que obrigatório que tenha prescrição médica ou nutricional para os casos de consumo ao longo prazo.

 

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre a jasmin, sua simbologia e sua utilização dentro da medicina tradicional chinesa, que tal continuar aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há bastante material nas áreas de botânica, zoologia e outros temas de grande interesse.

Você pode digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, sinta-se à vontade para sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

AUR, D. GreenMe. Jasmim- Lendas e significados espirituais desta flor. Disponível em: < https://www.greenmebrasil.com/significados/6751-jasmim-lenda-significado/>;

BENATTI, M. Dicas de Mulher. Chá de jasmim: benefícios, como fazer e contraindicações. Disponível em: < https://www.dicasdemulher.com.br/cha-de-jasmim/>;

Simone Biagini Medicina Preventiva. Medicina Chinesa X Medicina Ocidental. Disponível em: < https://www.simonebiagini.com.br/acupuntura/medicina-chinesa-x-medicina-ocidental>;

Wikipédia. Jasminum. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Jasminum>.

 

 

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *