Home / Animais / Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo

Os frutos do mar também podem ser chamados de mariscos e correspondem a alguns crustáceos e moluscos extraídos tanto do mar quanto da água doce com a finalidade de integrar a culinária. Mesmo não sendo um molusco ou crustáceos, os peixes também são popularmente incluídos nesta terminologia.

Os caranguejos, camarões, lagostas, mexilhões, peixes de modo geral e, até mesmo, polvos e lulas são os frutos do mar mais famosos e os mais empregados dentro da culinária. Todavia, é importante considerar que provavelmente a fauna aquática seja mais diversa do que a terrestre e, dessa forma, existe uma grande chance de que espécies um pouco desconhecidas e até mesmo exóticas estejam presentes nesse meio.

Por definição, animais exóticos seriam aqueles cujas cores, formatos e outras características diferem do ‘padrão’ naturalmente encontrado. Muitos são considerados exóticos apenas por serem, de certa forma, raros.

Nesse artigo, você conhecerá alguns desses animais exóticos, ou melhor, o nosso top 10 de frutos do mar exóticos pelo mundo- muitos dos quais curiosamente utilizados dentro da culinária.

Então venha conosco e boa leitura.

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Pepino do Mar

Os pepinos do mar, na verdade, são várias espécies pertencentes à classe taxonômica Holothuroidea. Possuem o corpo delgado e alongado no eixo oral-laboral.

No Japão, o pepino do mar é conhecido como Namako e consumido como iguaria a mais de mil anos. Geralmente, é consumido cru com um molho de vinagre.

Pepino do Mar

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Abacaxi do Mar

O abacaxi do mar (nome científico Halocynthia roretzi) possui uma aparência de fruto e um sabor extremamente peculiar dentro da culinária.

Não está entre as grandes preferências da culinária japonesa, no entanto, pode ser servido na forma de sashimi um pouco cozido ou sashimi feito em conserva. Todavia, é uma grande pedida dentro da Coréia.

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Peixe Sapo/ Sapo do Mar

Embora não seja muito bonito, o fígado deste peixe é bastante apreciado dentro da culinária japonesa, sendo servido com cebolas em fatias finas e molho ponzu- em um prato denominado Ankimo.

Possui uma coloração marrom esverdeada e um formato que remete à idéia de estar ‘achatado’.

Peixe Sapo

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Isópode Gigante

Apesar de ser encontrada no fundo do mar, esta espécie possui a aparência de uma barata gigante . Possui um exoesqueleto resistente e pode atingir até 60 centímetros de comprimento. Como são encontrados em zonas pouco habitadas dos oceanos, a espécie não possui predadores. Alimenta-se de resíduos de matéria orgânica.

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Lacraia do Mar

Mesmo como a aparência inofensiva, tal espécie é considerada um grande forte predador de pequenos invertebrados.

O tamanho geralmente é bem pequeno, embora alguns indivíduos atinjam a marca de 40 centímetros de comprimento.

É capaz de enxergar mesmo sob efeito da radiação infravermelho e ultravioleta.

Lacraia do Mar

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Peixe Morcego

Curiosamente, tal espécie pode ser encontrada na costa brasileira. Possui entre 10 a 15 centímetros de comprimento e alimentam-se de peixes de águas rasas, assim como de crustáceos pequenos.

Na região cefálica, possuem estruturas que remetem à idéia de uma “face” carrancuda e “boca” de batom. Visualmente, acaba sendo uma espécie considerada engraçada.

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Porco do Mar

Este animal, na verdade, é uma espécie de pepino do mar, quase que desconhecido- uma vez que é encontrado em águas oceânicas a mais de 6 mil metros de profundidade.

Porco do Mar

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Geoduck/ Pato Gosmento

O geoduck (nome científico Panopea generosa) ou “pato gosmento” é um molusco bivalve marinho endêmico na cota oeste da América do Norte. É considerado o maior molusco do mundo e, apenas a sua concha pode medir entre 15 a 20 centímetros.

Chamam bastante atenção por apresentarem formato fálico (isto é, formato semelhante a um pênis).  Atingem o tamanho máximo aos 15 anos de idade, contudo podem viver até 170 anos- sendo considerados um dos organismos com maior longevidade dentro do reino animal. Todavia, é raríssimo encontrar exemplares com esta idade, em razão da pesca predatória.

Geralmente estão submersos em até 110 metros de profundidade.

Ao longo da vida, as fêmeas podem produzir aproximadamente 5.000 milhões de ovos, todavia, muitos ovos não eclodem e há uma forte mortalidade entre os geoducks pequenos.

Muitos acreditam que a espécie seja afrodisíaca, embora, não haja nenhuma confirmação a respeito do assunto.

Nos Estados Unidos, um geoduck adulto pode custar até 100 dólares, e, por essa razão, muitos possuem fazendas para criação do animal. Nos estado de Washington, muitos inclusive adotaram o animal como uma espécie de talismã.

Na China, é bastante popular como iguaria- podendo ser consumido cru ou cozido em fondue. Na culinária coreana, são comidos crus ao molho picante. No Japão, são mergulhados em molhos de soja e preparados em sashimi cru.

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Dragão Azul

Também conhecido pelo termo “lesma do mar”, esta espécie (nome científico Glaucus atlanticus) possuem até 3 centímetros de comprimento. Na porção dorsal, apresenta coloração cinza prateado, enquanto que o ventre apresenta tons pálidos e coloração azul escuro.

Há evidências que comprovam que a espécie pode ser encontrada em todos os oceanos do mundo, desde águas tropicais até águas temperadas.

Glaucus atlanticus

Top 10 Frutos do Mar Exóticos pelo Mundo- Baiacu

Os peixes chamados de baiacu correspondem a várias espécies da ordem taxonômica dos Tetraodontiformes, possuindo a tradicional característica de incharem diante de uma ameaça iminente.

Agora que você já conhece alguns dos mais exóticos frutos do mar do planeta, nosso convite é para que continue conosco de modo a visitar também alguns artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não ache o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

FERNANDES, T. R7. Segredos do Mundo. 20 animais exóticos que você, provavelmente, nunca viu. Disponível em: < https://segredosdomundo.r7.com/20-animais-exoticos-que-voce-provavelmente-nunca-viu/>;

KAJIWARA, K. Coisas do Japão. Peixes e frutos do mar: Comidas japonesas para lá de estranhas! Disponível em: < https://coisasdojapao.com/2017/09/peixes-e-frutos-do-mar-estranhos-da-culinaria-japonesa-cdj/>;

Magnus Mundi. Geoduck, o molusco “Pato Gosmento”. Disponível em: < https://www.magnusmundi.com/geoduck-o-molusco-pato-gosmento/>.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *