Home / Animais / Reprodução do Jacaré: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Jacaré: Filhotes e Período de Gestação

Os jacarés são repteis pertencentes à família taxonômica Alligatoridae. São animais encontrados apenas nas Américas, uma vez que na Europa estão extintos desde o período pré-histórico do Plioceno.

A palavra “jacaré”, adotada aqui no Brasil, tem origem no termo tupi “îakaré”, que significa “aquele que olha de lado”.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre esse animal, inclusive referentes ao eu padrão reprodutivo, tais como o período de gestação e a quantidade de filhotes gerados.

Então venha conosco e boa leitura.

Jacaré: Informações Gerais

Dependendo da espécie, este animal pode variar de comprimento, podendo medir de 1,5 metros a 3,4 metros.

Costumam hibernar, ficando, durante este período, vários dias sem comer. Contudo, ao se alimentarem, são considerados carnívoros vorazes, uma vez que conseguem, com apenas uma dentada, rasgar o casco de uma tartaruga. Não perdem muito tempo mastigando e engolem a presa de uma única vez.

Os jacarés atacam e mordem a presa pela lateral, padrão considerado o oposto do comportamento observado nas cobras.

A hibernação tem duração de 4 meses.

A dentição é trocada cerca de 40 vezes ao longo da vida, valor considerado intrigante principalmente quando se considera que este animal pode ter até 3.000 dentes durante a vida.

Jacaré Hibernando
Jacaré Hibernando

Os jacarés vivem em grupo e são excelentes nadadores. Tem preferência por ambientes aquáticos, tais como lagos, pântanos e rios. Algumas espécies podem alcançar velocidade de nado de 32,18 Km/hora e velocidade de ‘corrida’ de 17,7 Km/ hora (embora nem todas as espécies sejam consideradas ágeis em meio terrestre).

A expectativa de vida é bem próxima, ou talvez superior, à encontrada nos seres humanos; uma vez que é estimada entre 80 a 100 anos.

Diferenciação Entre Crocodilo e Jacaré

Jacaré e Crocodilo
Jacaré e Crocodilo

Fisicamente, estes dois animais são bastante semelhantes, contudo, ainda no aspecto físico, é possível notar alguns detalhes que fazem toda a diferença.

A cabeça dos jacarés é mais curta e mais larga do que a dos crocodilos, além disso, possuem os focinhos mais avantajados.

Em relação aos hábitos alimentares, ambos os animais são carnívoros; todavia, ocasionalmente, jacarés também podem ingerir plantas e frutas.

Reprodução do Jacaré: Filhotes e Período de Gestação

Os jacarés são animais ovíparos, o que significa que a fêmea realiza a postura dos ovos, e os filhotes nascem após um período de incubação.

A maturidade sexual pode ocorrer entre os 8 aos 13 anos de vida. A fecundação é realizada de forma interna.

As fêmeas tem um companheiro por período reprodutivo, ao passo que os machos costumam fertilizar várias fêmeas.

A postura dos ovos é realizada no início do ano, período que coincide com o período chuvoso no brasil. A inundação do Pantanal, assim como as chuvas, constitui um fator de grande importância dentro da reprodução destes animais.

A quantidade de ovos varia entre 20 a 30 e, curiosamente, depende do tamanho da fêmea, a qual pode escolher para o ninho, ambientes de mata, pastagem, ou ainda vegetação flutuante.

Outra curiosidade é que o gênero dos filhotes é diretamente influenciado por aspectos climáticos. Normalmente, temperaturas abaixo de 28 °C dão origem a fêmeas; ao passo que, temperaturas acima de 33 °C dão origem a machos. Contudo, temperaturas na média de 31 °C podem dar origem tanto a machos, quanto a fêmeas.

Após fazem o ninho, as fêmeas permanecem continuamente ao seu lado, de modo a protegê-lo contra o ataque de predadores, entre os quais, os principais são o quati e o lagarto teiú.

As fêmeas não cavam para fazer o ninho, ao invés disso, reúnem folhas, lama e rama; construindo um pequeno morro de, aproximadamente, 1 metro de altura por 2 metros de largura, com um buraco no meio para depositar os ovos (os quais são cobertos posteriormente).

Casal de Jacaré na Beira do Lago
Casal de Jacaré na Beira do Lago

A fermentação dos vegetais do ninho, assim como a radiação solar, geram o calor necessário para que esses ovos sejam chocados, processo que demanda um período de 70 a 90 dias.

Os filhotes costumam vocalizar até mesmo dentro dos ovos. Ao ouvir os sons, a fêmea desmancha o ninho, utilizando as patas e o focinho. Os filhotes que apresentam dificuldade para nascer podem contar com o auxílio da mãe, que morde cuidadosamente os ovos, encaminhando-os à água, em seguida.

Ao nascerem, podem ficar até 1 ano sobre proteção contínua da mãe. Para a maioria das espécies, o macho também permanece ao lado dos filhotes por um tempo.

Conhecendo as Espécies Atuais de Jacaré

O jacaré do pantanal (nome científico Caiman yacare) é encontrado desde o Norte da Bolívia e Oeste do Brasil, até o Norte da Argentina.

O jacaré de papo amarelo (nome científico Caiman latirostris) está presente no Sudeste da América do Sul, nos ecossistemas próximos às bacias do Rio Paraná, Uruguai, Paraguai e São Francisco; assim como ecossistemas de mangue.

Jacaré De Papo Amarelo
Jacaré De Papo Amarelo

O jacaré americano (nome científico Alligator mississippiensis) é considerado a segunda maior espécie, pois os machos medem 4,5 metros e as fêmeas, 3 metros. É encontrado no Sudeste dos Estados Unidos, em pântanos e lagos.

Jacaré Americano
Jacaré Americano

A maior espécie de todas é o Jacaré açu (nome científico Melanosuchus niger), podendo alcançar a marca de até mesmo 5 metros de comprimento, com ampla distribuição na Bacia do Rio Amazonas.

Jacaré Açu
Jacaré Açu

O jacaré anão (nome científico Paleosuchus palpebrosus) é considerado o menor crocodiliano, uma vez que a sua média de comprimento é de 1,6 metros.

Jacaré Anão
Jacaré Anão

O jacaré coroa (nome científico Paleosuchus trigonatus) é bastante semelhante ao jacaré anão, contudo, atinge um comprimento superior, estimado em 2,3 metros.

Jacaré Coroa
Jacaré Coroa

A jacaretinga (nome científico Caiman crocodilus) é uma espécie de grande porte (média de 2,7 metros), encontrada desde o Sul do México até o Norte do Brasil e do Peru.

Jacaretinga
Jacaretinga

A espécie de crocodilianos mais ameaçada de extinção na atualidade é o jacaré da China (nome científico Alligator sinensis), presente no sudeste da China, com ampla distribuição ao longo da Bacia do rio Yangtzé.

*

Agora que você já conhece muitas informações sobre o jacaré, inclusive referentes ao seu aspecto reprodutivo, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Allygatoridae. Reprodução dos jacarés. Disponível em: < http://www.ninha.bio.br/biologia/reproducao_jacare.html>;

Embrapa Pantanal. Reprodução do Jacaré-do-Pantanal. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1056886/1/FOL184.pdf>;

FERREIRA, C. GreenMe. Jacaré: Características, Alimentação e Curiosidades. Disponível em: < https://www.greenme.com.br/informar-se/animais/5540-jacare-caracteristicas-alimentacao-e-curiosidades>;

Wikipédia. Jacaré. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9>.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *