Home / Animais / Quantos Filhotes a Girafa Pode Ter? Como ela Tem Filhotes?

Quantos Filhotes a Girafa Pode Ter? Como ela Tem Filhotes?

As girafas (genêro taxonômico Giraffa) são animais mamíferos, ruminantes e artiodáctilos, as quais na atualidade correspondem a 4 espécies existentes e 9 já extintas. No entanto, há variadas subespécies de acordo com a localização geográfica, estas subespécies se diferenciam entre si em virtude do padrão de manchas.

Os predadores naturais da girafa são os leões, leopardos e hienas, porém esses animais representam perigo apenas para os filhotes de girafas, uma vez que os adultos possuem tamanho e velocidade superior ou equivalente à maioria dos predadores. Mesmo com o grande porte físico, a girafa consegue atingir velocidades na marca de 56 Km/h. a expectativa de vida é estimada em 15 a 20 anos.

Desde 2016, a girafa está inclusa na lista de animais ameaçados de extinção pela União Internacional de Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), no entanto, a significativa redução da sua população tem contribuído para que ela avance no ranking e seja classificada como vulnerável. Acredita-se que a caça ilegal tenha sido um dos fatores que mais contribuiu para esse quadro.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre a girafa, inclusive sobre o seu padrão reprodutivo.

Afinal, quantos filhotes a girafa pode ter? Como ela tem filhotes?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Girafa Classificação Taxonômica

A classificação científica para a girafa obedece à seguinte ordem:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Superfamília: Giraffoidea

Família: Giraffidae

Gênero: Giraffa

As girafas (computando as 4 espécies existentes na atualidades) são as únicas representantes do seu gênero. Em relação à família taxonômica Giraffidae, esta abrange espécies de girafas e um outro mamífero artiodáctilo chamado ocapi (nome científico Okapia johnstoni), os quais possuem dorso na cor marrom ou preta e patas brancas com listras pretas, tal como ocorre nas zebras.

Girafa Características Gerais

Em relação à altura, não resta dúvidas que a girafa é o animal terrestre mais alto. Os machos são ligeiramente mais altos que as fêmeas, atingindo um comprimento médio de 5 metros. O peso corporal pode ultrapassar os 500 quilos.

Possuem vértebras cervicais (no total de 7) como todos os mamíferos, no entanto, o fato de possuírem o pescoço extremamente alongado (com 3 metros de extensão) deve-se à essas vértebras serem igualmente bastante alongadas e com porte significativo. A título de curiosidade, o pescoço dos pássaros apresenta um total de 14 vértebras, ou seja, o dobro de vértebras do pescoço da girafa.

Além do grande comprimento do pescoço e do corpo como um todo, a língua e outra estrutura com comprimento significativo, possuindo cerca de 50 centímetros e características de um órgão preênsil, sendo capaz de recolher folhas mesmo em ramos mais altos posicionados a 6 metros do chão. No entanto, quando se alimenta de grama ou bebe água, precisa afastar as duas pernas dianteiras para conseguir se abaixar.

A cauda possui 80 centímetros de comprimento e possui uma estrutura em formato de pincel na sua extremidade

O pescoço comprido obriga que o animal tenha uma grande pressão sanguínea, na verdade a maior do reino animal. No entanto, há um mecanismo compensatório desencadeado quando a girafa se abaixa, de modo que a pressão sanguínea da cabeça não aumente muito. Nas proximidades do cérebro, há uma rede formada por vários vasos capilares, os quais se ramificam em vasos com calibre ainda menor, esses vasos amortecem a sobrecarga sanguínea gerada quando a girafa se abaixa, juntamente om uma veia grossa formada por várias válvulas.

Possui estruturas no alto da cabeça revestidas por pele que recebem o nome de cornos. Em relação à coloração do pêlo, esta é classificada como fulvo, ou seja, entre o amarelo-tostado e o amarelo-dourado; as manchas possuem cor marrom e o ventre possui pêlos de coloração branca.

Girafa Listagem de Espécies

É possível que em muitas fontes bibliográficas haja menção da existência de uma espécie de girafa, isto ocorre, pois esta teoria foi derrubada apenas recentemente no ano de 2016.

Atualmente há 4 espécies de girafas, sendo elas a girafa-reticulada, a girafa-do-Kilimanjaro, a girafa-núbia e a girafa-sul-africana.

A girafa-reticulada (nome científico Giraffa reticulata) também pode ser chamada de girafa-da-somália, visto que é prevalente por lá e por outros países africanos como a Quênia e Etiópia. Possui a particularidade de apresentar manchas muito nítidas separadas por linhas brancas.

Giraffa Reticulata
Giraffa Reticulata

A girafa-do-Kilimanjaro (nome científico Giraffa tippelskirchi) também pode ser chamada de girafa-masai, é prevalente no Quênia e Tanzânia e possui manchas em formato irregular.

Giraffa Tippelskirchi
Giraffa Tippelskirchi

A girafa-núbia (nome científico Giraffa camelopardis) é prevalente no Sudão e no Congo; ao passo que a girafa-sul-africana (nome científico Giraffa giraffa) é prevalente em Moçambique, Zimbabwe, Botswana, Namíbia e na África do Sul.

Giraffa Camelopardis
Giraffa Camelopardis

Entre as espécies de girafas já extintas, estão inclusas a Giraffa gracillis, a Giraffa jumae, a Giraffa priscilla, a Giraffa punjabiensis, a Giraffa pygmaea, a Giraffa sivalensis e a Giraffa stillei.

Girafa Hábitos Comportamentais

A girafa é um animal gregário por natureza, logo vive em bandos e pode até mesmo se associar a animais como os avestruzes e antílopes.

A quantidade de horas dormidas diariamente é pequena, ao todo são 2 horas, as quais nem mesmo são contínuas, mas fracionadas. Na maioria das vezes, dorme em pé; apenas em circunstâncias excepcionais, nas quais a girafa se sente completamente segura é que ela se deita para dormir.

Como a girafa é um animal herbívoro e as folhas possuem um baixo teor nutritivo, torna-se necessário que a ingestão seja em grandes quantidades, fator que demanda que este animal passe quase 20 horas por dia comendo.

Quantos Filhotes a Girafa Pode Ter? Como Ela Tem Filhotes?

Finalmente, é chegada a hora da questão central deste artigo, a girafa pode ter apenas um filhote. Esse filhote já nasce com uma altura considerável compreendida entre 1,5 e 1,7 metros.

E como a girafa tem filhotes?

A resposta é simples: através do mecanismo comum a todos os mamíferos, ou seja, a gestação, a qual, no caso da girafa, tem uma duração variando entre 420 a 450 dias.

Os cornos posicionados no topo da cabeça das girafas, no caso dos recém-nascidos nascem soltos no crânio, justamente para não machuca-los no momento da saída do útero. Posteriormente, nas fases de infância e adolescência, esses cornos se fundem aos ossos do crânio.

O parto ocorre em pé e, por essa razão, no momento do nascimento, os filhotes caem de uma altura estimada em 2 metros, contando com a grama abaixo para amortece-los.

*

Agora que você já conhece importantes características sobre a girafa, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Estadão. Cientistas descobrem que existem quatro espécies de girafas. Disponível em: < https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,cientistas-descobrem-que-existem-quatro-especies-de-girafas,10000074828>;

Portal São Francisco. Girafa. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/girafa>;

Wikipédia. Girafa. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Girafa>.

Veja também

Cocker Spaniel Inglês e Americano

Diferenças do Cocker Spaniel Americano e Inglês

Todos já sabemos que os cachorros são animais muito amados em todo o mundo, não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *