Home / Animais / Diferenças do Schnauzer para Terrier, Pooddle e Zwergspitz

Diferenças do Schnauzer para Terrier, Pooddle e Zwergspitz

O Schnauzer miniatura é uma raça canina originária da Alemanha (em meados de 1800). Seu tamanho compacto e comportamento brincalhão fazem do mesmo um excelente cão de companhia.

Mesmo sendo pequeno, a conformação de seus músculos bem definidos também contribuem para que seja um excelente cão de guarda. Ademais, a raça é bastante ativa e resistente, sendo considerada uma versão menor do Schnauzer Standart e Schnauzer Gigante. Tais cães ganharam bastante popularidade no pós Segunda Guerra Mundial.

Schnauzer Posando para Foto
Schnauzer Posando para Foto

O nome da raça deriva da palavra alemã “schnauze”, que significa “focinho”.

Neste artigo, você conhecerá outras informações a respeito da raça, dentre elas a diferença entre os cães Schnauzer para terrier, pooddle e zwergspitz.

Então venha conosco e boa leitura.

Raça Schnauzer: Características Físicas

Em relação às características físicas, o Schnauzer pode medir até 36 centímetros e pesar 8 quilos.

Pode apresentar pelagem de muitas cores, sendo que as cores aceitas para o padrão da raça são o preto, o prateado, além do tom sal e tom pimenta (caracterizado por mudança de tonalidade ao longo do comprimento). A coloração branca existe, todavia, é rara de ser encontrada.

Schnauzer na Grama
Schnauzer na Grama

Ainda sobre a pelagem, esta é considerada dupla, uma vez que seu sub-pêlo é macio, ao passo que a cobertura é quase como a textura de um “pêlo de arame”.

Possui uma barba bem cheia, assim como uma sobrancelha volumosa. Estes cães também contam com uma “saia”, ou seja, pêlos longos nas patas e no dorso (os quais, dentre outras funções, auxiliam na proteção contra o frio).

Raça Schanauzer: Comportamento e Convivência Doméstica

No geral, esta raça possui personalidade dócil e adora correr por grandes espaços ao ar livre, embora também seja capaz de se adaptar a apartamentos e espaços menores. Como é bastante sociável e brincalhão, pode até tentar interagir com cachorros maiores (haja coragem, hein?).

Mesmo sendo carinhoso, pode apresentar um temperamento defensivo, colocando-se sempre em alerta. Caso seja adestrado desde filhote (de preferência nas primeiras semanas de desenvolvimento), poderá latir menos na presença de estranhos.

No adestramento, geralmente responde bem a comandos, embora possa demonstrar resistência em algumas circunstâncias. É considerada uma das raças mais inteligentes do mundo animal.

Diferenças do Schnauzer para Terrier, Pooddle e Zwergspitz

Em relação ao Terrier Escocês

Em primeiro lugar, a coloração oficial é diferente para as duas raças. No caso do terrier escocês, este pode apresentar cor preta, preta tigrada ou vermelho tigrado, contando também com alguns pêlos brancos ou de cor prata ‘misturados’ à coloração predominante.

No quesito peso e altura/tamanho, também existe diferença. O terrier escocês é considerado maior e mais pesado do que o schnauzer miniatura, possuindo em média 25 centímetros de altura e 8 a 10 quilos de peso.

Também é possível notar diferenças no rosto e cabeça das duas raças. Ambas as raças possuem cães com olhos castanho-escuro (embora o terrier também admita olhos pretos). A diferença entre os olhos reside no formato: enquanto, o schanauzer possuem olhos ovais de tamanho médio; o terrier possui olhos pequenos, de formato amêndoado e expressa, de certa forma, penetrante.

Os terrier escocês possui um crânio achatado e cabeças relativamente longas em relação ao corpo. No caso do schnauzer,  a cabeça equivale à metade do comprimento da área que se estende das omoplatas ao início da cauda.

As duas raças também apresentam comportamento parecido, embora os schnauzers costumem ser um pouco mais cauteloso com as pessoas (em razão do seu próprio histórico como cão de guarda).

Em relação ao Poodle e ao Zwergspitz

Em relação a estas duas raças, a diferenciação é ainda mais evidente. A começar existe grande diferenciação em relação ao rosto.

O Zwergsplitz (também conhecido como lulu da pomerânia) possui um rosto em pequeno. O poodle, embora possua um rosto, de certa forma longo, com focinho avantajado, não possui o tradicional bigode e sobrancelhas grossas do schnauzer, assim como não possui olhos tão expressivos.

Também existe diferenciação nos quesitos tamanho e coloração.

O Zwergsplitz admite pelagem nas cores preto, marrom, vermelho, laranja, branco, creme, canela, tigrado, malhado, castanho + canela, azul avermelhada e preto+ canela. Também admite combinações entre essas cores. Todavia, as cores mais comuns são o preto, o laranja e o creme/branco. Assim como os schnauzer, o zwergsplitz também possui pelagem dupla.

Poodle

No caso do poodle, as cores da pelagem podem variar entre o preto ao branco, passando por tons como creme, marrom, cinza, vermelho e azul. Também é possível combinação entre essas cores. É comum que o pêlo dos poodles possa ficar encaracolado ao longo da vida.

Cuidados na Criação de um Schnauzer

Considerando que a raça conta com uma pelagem bastante densa, recomenda-se escovar os pêlos de uma a duas vezes por semana, além de tosar estes pêlos no mínimo de 2 em 2 meses. Também recomenda-se que os pêlos da sobrancelha e do bigode sejam aparados a cada 2 a 3 semanas no pet shop.

Em relação aos cuidados de higiene, sempre que necessário, é importante dar um banho no cãozinho e realizar a higienização completa. Convém lembrar que a pelagem deve ser mantida sequinha, de modo a evitar a proliferação de fungos.

A escovação regular dos dentes auxilia na prevenção do tártaro e de placas bacterianas. Dentro do contexto higiene, o ato de aparar as unhas do cãozinho, também não deve ser negligenciado.

Em relação à alimentação, é importante servir rações enriquecidas com proteínas e minerais. Em relação à saúde, de modo geral, não deve-se negligenciar a necessidade das vacinas, exames periódicos e visitas a veterinário (caso seja notada alguma adversidade).

Curiosidades: Você Sabia que o Schnauzer Já Foi Cão de Caça?

 

Esta informação pode parecer incomum, sobretudo considerando o tamanho destes cães. Antigamente, a raça era utilizada como cão de guarda pelos camponeses, os quais também aproveitavam o cãozinho para caçar pequenos roedores, tais como os ratos. Neste contexto, a longa barba lhe favorecia, uma vez que podia evitar machucados, caso as presas tentassem revidar.

Curiosidades: Você Sabia que a Raça Já Foi Chamada de Pinscher?

Tres Schnauzer Miniatura
Tres Schnauzer Miniatura

A raça Schnauzer miniatura não era chamada assim nos seus primeiros anos de origem. A sua semelhança com os cães Pinscher fez com que ficassem conhecidos inicialmente como Pinscher de pêlo duro.

Esse cenário alterou-se a partir do ano de 1879, quando um exemplar da raça ganhou o primeiro lugar em uma competição alemã. O mais intrigante é que o cãozinho tinha como nome o próprio nome da raça. Dessa forma, a raça passou a ser chamada desta forma para fazer jus ao focinho peculiar, bem como para homenagear o vencedor.

*

Agora que você já conhece muitas das características da raça Schnauzer miniatura, incluindo certa diferenciação entre suas raças ‘irmãs’; nossa equipe o convida para continuar conosco, visitando também outros artigos do site.

Este espaço é todo seu. Por aqui, há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

DRAKE, F. Ehow Brasil. Qual são as diferenças entre um schnauzer e um terrier escocês. Disponível em: < https://www.ehow.com.br/diferencas-entre-schnauzer-terrier-escoces-info_276716/>;

Petz. Guia de raças Schnauzer Miniatura. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/schnauzer-miniatura/>;

Wikipédia. Schnauzer miniatura. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Schnauzer_miniatura>.

Veja também

Comportamento do Vombate, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Você já ouviu falar do vombate? Caso não, pode ficar tranquilo. Este animal não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *