Home / Animais / Comportamento de Cachorro Quando a Dona Está Grávida

Comportamento de Cachorro Quando a Dona Está Grávida

Os cães são animais muito leais e apegados aos seus donos. Possuem um instinto quase que natural para proteção e defesa, além de que a maioria das raças pode se mostrar bastante amorosa e brincalhona. Não é à toa que são considerados os animais de estimação preferidos, principalmente entre as famílias.

Crescer com um cão dentro do lar (desde que este seja pacífico e bem treinado) pode ser extremamente favorável para o desenvolvimento cognitivo das crianças, assim como pode favorecer com que estas expressem seus sentimentos com mais facilidade.

Os cachorros possuem todo um código de linguagem corporal e emocional específica. Ao verbalizar comandos a um cão, este não entende a linguagem, mas pode decodificar as nossas emoções, logo entende quando o dono está com raiva. Cães também emitem sons específicos e até mesmo certos comportamentos para ‘expressar’ emoções.

Em relação ao comportamento canino, você já ouviu falar que os cães tendem a mudar o seu comportamento quando a dona está grávida?

Pois bem, que animais intrigantes não é mesmo?

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esta e outras peculiaridades caninas.

Então venha conosco e boa leitura.

O Cachorro Pode Detectar uma Gravidez?

Os cães são conhecidos pela sua audição e olfato apuradíssimos, e , dessa forma, são capazes de perceber os cheiros emitidos durante um período de alteração hormonal.

Convém lembrar que o olfato canino é 10 mil a 100 mil vezes mais apurado do que o olfato humano. Além do mais, tais animais possuem cerca de 200 a 300 MILHÕES de células olfativas, ao passo que este número em humanos está compreendido em 5 milhões. Cães também possuem uma área cerebral dedicada ao olfato 40 vezes maior.

Comportamento de Cachorro Quando a Dona Está Grávida

Quando a mulher está grávida, o cão passa adotar algumas atitudes específicas, tais como ficar mais protetor em relação à ela, dormindo ao lado de sua cama e esperando-a sair do banheiro. Caso o cão more em uma casa com mais pessoa, é comum que deixe os outros moradores de lado para dedicar-se à grávida.

Quando alguém tenta se aproximar da grávida, o cão pode emitir latidos ou gemidos e até mesmo querer avançar sobre a pessoa. Alguns costumam cheirar o ventre da mulher.

Além de Gravidez, o Que os Cães Também São Capazes de Detectar?

Muitos acreditam que os cães são dotados de habilidades psíquicas, uma vez que a capacidade que estes animais possuem em antever certos eventos é surpreendente.

Cães são capazes de ‘sentir’ um terremoto antes mesmo que ocorra. Percebem mudanças climáticas, assim como a chegada de uma tempestade.

Em relação aos seres humanos, ‘sentem’ a eminência de um ataque epiléptico, a eminência de um AVC, a eminência de um trabalho de parto e até mesmo a eminência de uma morte. Percebem a doença em humanos, assim como a alteração no estado de ânimo.

Convivência do Cachorro com a Grávida/ Recém-Nascido

É essencial ter cuidado com a higiene do local. Fezes e urina do cachorro devem ser removidas (de preferência por outra pessoa que não seja a grávida).

A vacinação e a vermifugação do cão devem estar em dia, de modo que não haja nenhum risco à saúde da gestante e do bebê. Uma boa higiene também é indispensável.

Se o cachorro não vai ter acesso ao quarto do bebê, é importante adestra-lo quanto a isso desde cedo, caso contrário, o animal pode associar a proibição à chegada da criança. Da mesma forma, é importante desligar um pouco a dependência emocional: evitar dormir com o cão na cama, e não ficar abraçado com o mesmo no sofá ao assistir televisão.

Convivência do Cachorro com a Grávida

Às vezes, na primeira semana após a chegada do bebê, o cão pode querer chamar a tenção roendo os móveis, ou fazendo as suas necessidades fora do lugar. Neste caso, recomenda-se não brigar com o cão (pois isto indica que ele conseguir chamar a sua atenção), pedir para alguém limpar o estrago e simplesmente ignorar o mau comportamento até que desapareça.

Recomenda-se que ao chegar da maternidade com o neném, haja uma comemoração para o cachorro, dando petiscos a ele e até deixando-o cheirar (sem encostar, é claro) os pezinhos do bebê. Estas medidas podem facilitar a adaptação.

Comportamentos Peculiares dos Cães e Seus Significados

Virar a barriga Para Receber Carinho

Cães possuem certa dependência em relação ao carinho e atenção. O mais curioso é que, de acordo com a ciência, no ranking de preferência dos cães primeiro vem o carinho, depois vem os elogios, e só então a comida.

Virar a barriga Para Receber Carinho

O famoso olhar de pidão

Nesta técnica os cães olham com pálpebras lacrimejamentas frequentemente para comida, mas também (de acordo com estudos) para situações que quebram certas expectativas.

O Famoso Olhar de Pidão

Facilidade em Reproduzir Comandos

Quando adestrados, a maioria dos cães possuem facilidade em obedecer comandos. Os truques mais comuns que podem ser aprendidos são o de deitar, sentar e rolar.

Facilidade em Reproduzir Comandos

Atribuição de Significados a Palavras Simbólicas

Neste contexto, é aplicado o processo chamado de inferência, mecanismo semelhante ao utilizado por crianças, quando estas precisam descobrir o significado de uma palavra desconhecida. Há associação entre um objeto, sua função e um certo contexto.

Apesar dos cães não entenderem nossa linguagem de modo convencional, ao ouvirem a palavra “passeio” ou ao verem o dono indo buscar a coleira podem começar a abanar o rabor por ter entendido o recado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse comportamento canino tão peculiar, assim como alguns outros; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Atribuição de Significados a Palavras Simbólicas

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito.

Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Encrenquinha’s Pet. Teste de gravidez- Acredita que um cachorro pode perceber se sua dona está grávida? Disponível em: < https://www.encrenquinhas.com.br/index.php/component/tags/tag/cao#:~:text=Os%20c%C3%A3es%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o%20apenas,Tremores%20na%20terra>;

Tudo Sobre Cachorros por Halina Medina. Convivência entre cães e grávidas. Disponível em: < https://tudosobrecachorros.com.br/gravidas-caes/>;

VAIANO, B. Galileu. 5 comportamentos curiosos dos cachorros e suas explicações científicas. Disponível em: < https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/09/5-comportamentos-curiosos-dos-cachorros-e-suas-explicacoes-cientificas.html>;

Veja também

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características

Em linhas gerais, os animais são classificados como seres vivos multicelulares, eucariontes e com padrão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *