Home / Plantas / Framboesa-Dourada: Características, Nome Científico e Fotos

Framboesa-Dourada: Características, Nome Científico e Fotos

As framboesas são os frutos comestíveis de uma espécie de planta da família das rosas.

Existem muitos tipos de framboesas — incluindo preto, roxo e dourado — mas, a framboesa vermelha, ou Rubus idaeus, é a mais comum.

As framboesas são nativas da Europa e norte da Ásia e cultivadas em áreas temperadas em todo o mundo. A maioria das framboesas americanas são cultivadas na Califórnia, Washington e Oregon.

Essas bagas doces e azedas têm uma vida útil curta e são colhidas apenas durante os meses de verão e outono. Por esses motivos, as framboesas são mais consumidas logo após a compra.

Este artigo explora o valor nutricional e os benefícios de saúde das framboesas.

Valores Nutricionais da Fruta

  • Calorias: 64 gramas;
  • Carboidratos: 14.7 gramas;
  • Fibra: 8 gramas;
  • Proteína: 1,5 gramas;
  • Gordura: 0.8 gramas;
  • Vitamina C: 54% da ingestão diária de referência;
  • Manganês: 41% da IDR;
  • Vitamina K: 12% do IDR;
  • Vitamina E: 5% do IDR;
  • Vitaminas B: 4-6% do IDR
  • Ferro: 5% do IDR;
  • Magnésio: 7% da IDR;
  • Fósforo: 4% do IDR;
  • Potássio: 5% do IDR
  • Cobre: ​​6% do IDR.
Framboesa Dourada

As framboesas são uma ótima fonte de fibra, embalando 8 gramas por porção de 1 xícara (123 gramas), ou 32% e 21% do IDR para mulheres e homens, respectivamente.

Eles fornecem mais da metade do IDR para a vitamina C, um nutriente solúvel em água, essencial para a função imunológica e a absorção de ferro.

Framboesa-Dourada: Características, Nome Científico e Fotos

As framboesas também contêm pequenas quantidades de vitamina A, tiamina, riboflavina, vitamina B6, cálcio e zinco. Antioxidantes potentes podem reduzir o risco de doenças. Antioxidantes são compostos vegetais que ajudam as células a combater e se recuperar do estresse oxidativo.

O estresse oxidativo está associado a um maior risco de câncer, diabetes, doenças cardíacas e outras doenças  As framboesas são ricas em vários compostos antioxidantes poderosos, incluindo vitamina C, quercetina e ácido elágico.

Em comparação com outras frutas, as framboesas têm um conteúdo antioxidante semelhante ao dos morangos, mas apenas metade do que as amoras e um quarto do que os mirtilos.

Uma análise de estudos em animais sugere que as framboesas e seus extratos têm efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que podem reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer.

Um estudo de oito semanas em ratos obesos e diabéticos observou que aqueles alimentados com framboesa liofilizada mostraram menos sinais de inflamação e estresse oxidativo do que o grupo controle.

Outro estudo realizado em ratos descobriu que o ácido elágico, um dos antioxidantes das framboesas, pode não apenas prevenir danos oxidativos, mas também reparar o DNA danificado.

Alto Teor de Fibras e Taninos Pode Beneficiar o Controle de Açúcar no Sangue

Framboesas são pobres em carboidratos e ricos em fibras, tornando-os uma escolha inteligente para quem vê seus carboidratos. Uma xícara (123 gramas) de framboesas possui 14,7 gramas de carboidratos e 8 gramas de fibra, o que significa que eles têm apenas 6,7 gramas de carboidratos digestíveis líquidos por porção. As framboesas também não devem aumentar os níveis de açúcar no sangue.

O índice glicêmico (IG) é uma medida da rapidez com que um determinado alimento aumenta o açúcar no sangue. Embora o IG para as framboesas não tenha sido determinado, a maioria das bagas se enquadra na categoria de baixo índice glicêmico.

Além disso, estudos mostram que as framboesas podem diminuir o açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina. Em estudos com animais, os ratos alimentados com framboesas  liofilizadas juntamente com uma dieta rica em gordura apresentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue e menos resistência à insulina do que o grupo controle.

Além disso, as framboesas são ricas em taninos, que bloqueiam a alfa-amilase, uma enzima digestiva necessária para quebrar o amido. Ao bloquear a alfa-amilase, as framboesas podem reduzir o número de carboidratos absorvidos após uma refeição, o que diminui o impacto no açúcar no sangue.

Pode ter Propriedades de Combate ao Câncer

Os altos níveis de antioxidantes das framboesas podem proteger contra o câncer Os extratos de frutas silvestres – incluindo os de framboesas — bloqueiam o crescimento e destroem as células cancerígenas nos estudos em tubo de ensaio com células cancerígenas do cólon, próstata, mama e orais (boca). Em um estudo em tubo de ensaio, foi demonstrado que o extrato de framboesa  mata até 90% das células do câncer de estômago, cólon e mama.

Outro estudo em tubo de ensaio demonstrou que a sanguínea H-6 — um antioxidante encontrado nas framboesas —levou à morte celular em mais de 40% das células cancerígenas do ovário. Estudos em animais com framboesas também observam efeitos protetores contra o câncer. Em um estudo de 10 semanas em ratos com colite, aqueles que receberam uma dieta de 5% de framboesas apresentaram menos inflamação e menor risco de câncer do que o grupo controle.

Em outro estudo, o extrato de framboesa  impediu o crescimento de câncer de fígado em camundongos. O risco de desenvolvimento do tumor diminuiu com doses maiores de extrato de framboesa Estudos em humanos são necessários antes que as framboesas possam ser conclusivamente ligadas à prevenção ou tratamento do câncer. Outros benefícios potenciais à saúde.

Como as framboesas são ricas em muitos nutrientes e antioxidantes, elas também podem fornecer outros benefícios à saúde.

Pode Melhorar a Artrite

As framboesas têm propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir os sintomas da artrite Em um estudo, ratos tratados com extrato de framboesa tiveram um risco menor de artrite do que ratos no grupo controle. Além disso, aqueles que desenvolveram artrite apresentaram sintomas menos graves do que os ratos controle.

Em outro estudo em ratos, aqueles que receberam extrato de framboesa tiveram menos inchaço e destruição das articulações do que o grupo controle Acredita-se que as framboesas protejam contra a artrite, bloqueando a COX-2, uma enzima responsável por causar inflamação e dor.

Pode Ajudar na Perda de Peso

Uma xícara (123 gramas) de framboesas tem apenas 64 calorias e 8 gramas de fibra. Além disso, é composto por mais de 85% de água. Isso faz das framboesas um alimento com baixo teor calórico. Além disso, sua doçura natural pode ajudar a satisfazer o seu gosto por doces. As substâncias químicas naturalmente encontradas nas framboesas também podem ajudar na perda de peso.

Framboesa Pode Ajudar na Perda de Peso

Em um estudo, os ratos foram alimentados com uma dieta pobre em gorduras, uma dieta rica em gorduras ou uma dieta rica em gorduras suplementada com uma das oito frutas silvestres, incluindo framboesas. Os ratos do grupo framboesa ganharam menos peso do que os ratos apenas com dieta rica em gordura.

Referências

Framboesas, do site Minhas Plantas;

Como plantar framboesas, do site RHS;

Framboesas, do site Linha de Saúde.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim do Imperador: Características e Nome Cientifico

O jasmim do Imperador, de nome científico Osmanthus Fragrans, é uma espécie nativa da Ásia. Compreende sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *