Home / Plantas / Como Plantar Azaléia no Chão, em Vasos e por Eustaquia?

Como Plantar Azaléia no Chão, em Vasos e por Eustaquia?

As azaleias são flores arbustivas amplamente empregadas na composição de cercas-vivas e até mesmo jardins. Elas possuem a peculiaridade de manifestarem floração entre os meses de inverno, fator que auxilia na composição de um belo colorido quando a maioria das demais espécies vegetais está em repouso.

Estas flores são originárias da China e do Japão e, embora a Rhododendrom indicum seja a mais popular aqui no Brasil, existem mais de 100 mil espécies cultivadas.

Neste artigo você conhecerá importantes dicas relacionadas ao plantio desses vegetais seja em vasos ou diretamente no chão, assim como importantes dicas referentes à realização e plantio de mudas (eustaquias).

Então venha conosco e boa leitura.

Azaléia: Características Físicas

Em relação á altura deste vegetal, a mesma está compreendida em três faixas distintas, dependendo da espécie, são elas: entre 0,4 a 0,6 metros; entre 0,6 a 0,9 metros; e entre 0,9 a 1,2 metros.

A folhagem é verde-escura e a floração abundante. As flores podem ser simples ou dobradas, com coloração que varia entre rosa, branco, vermelho ou mesclado.

Azaléia Características Físicas

Azaleia: Considerações Gerais Sobre o Plantio

Condições ideais de cultivo envolvem sol pleno, regas regulares e solo composto por terra vegetal e terra de jardim. As espécies do gênero Rhododendrum apreciam solos ácidos, logo a calagem não é necessária. Aliás, uma das razões para as azaleias se adaptarem bem ao solo brasileiro é o fato de termos por aqui solos ácidos do jeitinho que elas gostam.

A quantidade mínima de radiação solar necessária para o bom desenvolvimento dessas flores é de 4 horas diárias. No entanto, caso ela seja plantada em vaso, suas raízes não serão suficientemente profundas, logo é necessário protege-las do vento e das chuvas.

A frequência de regas recomendada é de duas vezes na semana, caso o vegetal esteja em um canteiro. Quando a azaleia está disposta em vaso, aconselha-se realizar um pouco de rega a cada dia.

A poda também é um procedimento bastante importante, uma vez que estimula o crescimento futuro de mais flores. Durante a poda, é importante (com um tesoura esterilizada) cortar as pontas dos ramos, bem como retirar galhos e flores secas.

A adubação pode ser realizada em quase qualquer período de desenvolvimento da azaleia, a exceção fica por conta da época de floração. A adubação química pode ser intercalada com a adubação orgânica a cada 3 meses. A recomendação nos casos de adubação química é o adubo N-P-K nas concentrações 04-14-08, respectivamente.

Quando as flores sumirem, recomenda-se colocar uma cobertura morta em torna das azaléias, de modo a manter o solo úmido e a temperatura regulada. Essa cobertura pode ser composta por lascas de madeira, arbustos, serragem, folhas e cascas de pinheiro.

Como Plantar Azaléia no Chão, em Vasos e por Eustaquia?

É importante conhecer a acidez do solo, bem como o seu nível de acidez. O ideal é que o solo não retenha muita água. Uma sugestão é fazer um buraco no solo antes da chuva, caso este ainda esteja cheio de água após a chuva, este é um sinal de que ele não é bom para o plantio de azaleia. O nível de acidez deste solo também precisa ser medido previamente, caso o solo seja ligeiramente alcalino, a adição de um pouco de Enxofre antes do plantio auxilia na redução de pH.

Para o plantio diretamente no chão, é necessário cavar um buraco que possa ser considerado fundo o suficiente para encobrir as raízes e a parte inferior da planta. Esse buraco deve ser cavado de preferência com uma pá de jardim e ser mais largo do que o torrão da raiz. Após a inclusão do torrão, é importante cobri-lo com terra.

Uma sugestão é que antes do plantio o torrão seja mergulhado em um balde de água ou umedecido em uma mangueira.

Caso várias azaléias sejam plantadas, é importante fazer vários buracos com decímetros de distância entre um e outro. Recomenda-se realizar rega no dia posterior ao plantio, e, após isso, uma vez por semana.

O plantio no vaso é realizado com a inserção de uma estaquia, ou seja, de um ramo da azaleia com as folhas de cima removidas. Para melhorar o enraizamento da eustaquia, recomenda-se besuntar a porção inferior do ramo da estaca em um hormônio enraizador. Após a estaca ser afincada na terra do vaso, recomenda-se cobri-la de modo a evitar que a mesma desidrate (principalmente para regiões muito quentes).

Azaleia: Pragas, Doenças e Tratamento

As folhas da azaleia podem manifestar pequenas manchas semelhantes à ferrugem, em razão de contaminação fúngica. Por carência nutricional, essas mesmas folhas podem adquirir cor amarelada, caracterizando um quadro conhecido como clorose.

Há uma contaminação fúngica em específico, denominada galha, na qual as flores e pétalas se tornam mais espessas e deformadas, podendo manifestar também manchas esbranquiçadas.

A medida de controle para quadros de “ferrugem e “galha” é a aplicação do fungicida Calda Bordalesa.

Quando há manchas esbranquiçadas na frente e no verso das folhas, estendendo-se até o cálice da flor, o quadro é conhecido como oídio. Nesses casos, recomenda-se reduzir a quantidade de água nas regas, bem como isolar as plantas suspeitas ou acometidas. A pulverização com inseticida é recomendada para os casos mais severos.

A contaminação denominada “seca ponteiros” manifesta-se na forma de uma podridão marrom escura, a qual começa na ponta do ramo e se espalha na parte de baixo de modo que atinja a haste principal e cause a morte da planta. A medida de controle para esses casos inclui podar os ponteiros atacados, e em seguida proteger o corte utilizando uma pasta à base de oxicloreto de Cobre.

Agora que você já conhece valiosas dicas relacionadas ao plantio de azaleias, nossa equipe lhe convida a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BIS, K. Casa Abril. Como cultivar azaleias em vasos e canteiros? Disponível em: < https://casa.abril.com.br/ambientes/como-cultivar-azaleias-em-vasos-e-canteiros/>;

Jardim de Flores. Azaléia (Rhododendron indicum). Disponível em: < http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/azaleia.html>;

MEDEIROS, M. Azaleia- Como fazer mudas por eustaquia. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=w4229EYOcaI>;

PATRO, R. Azaléia- Rhododendron simsii. Disponível em: < https://www.jardineiro.net/plantas/azaleia-rhododendron-simsii.html>;

Wikihow. Como Plantar Azaleias. Disponível em: < https://pt.m.wikihow.com/Plantar-Azaleias>.

Veja também

Foto da Flor Dália Peony-Florescido Vermelha

Tudo Sobre a Flor Dália: Características, Nome Científico E Fotos

Pra quem é fã de flores, certamente já deve ter ouvido falar de uma muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *