Home / Plantas / Como Adubar, Plantar e Cultivar Pé de Jaca? E Fazer Muda?

Como Adubar, Plantar e Cultivar Pé de Jaca? E Fazer Muda?

A jaca é uma fruta extremamente enérgica e proteica, conhecida pela sua polpa abundante, sabor adocicado (o qual pode ser ainda mais marcante dependendo da variedade) e aroma bastante forte, perceptível a longas distâncias.

Essa fruta é originária da Índia. Foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante a colonização. Mesmo não sendo nativa daqui, ela se adaptou com muita facilidade às condições climáticas do país e possui grande importância econômica, sobretudo pela sua possibilidade de substituição da proteína animal, o que oferece vantagem em relação ao baio custo alimentar para comunidades carentes.

A jaca já foi bastante abordada no site, e neste artigo, particularmente, você conhecerá importantes características referentes ao seu processo de cultivo, tais como as condições climáticas, tipo de solo, adubação, irrigação e transplante de mudas.

Então, venha conosco e boa leitura.

Jaqueira Características do Vegetal

A jaqueira pode atingir até 20 metros de altura e alcançar uma longevidade estimada em 80 anos.

O tronco é bastante robusto, possuindo cerca de 30 a 60 centímetros de diâmetro. As folhas são fixadas por um pecíolo curtíssimo medindo cerca de 1 centímetro de comprimento. A copa é de formato irregular.

Flores masculinas e femininas estão dispostas em inflorescências diferentes dentro de um mesmo vegetal. No caso das flores masculinas, estas podem ser encontradas em espigas claviformes; e, no caso das flores femininas, estão se encontram em espigas compactas.

As dimensões médias dos frutos envolvem valores de 40 centímetros de comprimento e peso de até 10 quilos. Esses frutos nascem diretamente nos galhos e troncos mais grossos.

Formas de Consumo da Jaca

A jaca pode ser consumida in natura, em forma de compotas, geleias e sucos. Dentro das opções de receitas salgadas, estão inclusas as possibilidades de consumo da carne de jaca moída, assim como bifinhos de jaca. O caroço também é um elemento consumível do vegetal, uma vez que pode ser cozido ou assado, e apresenta sabor semelhante à castanha portuguesa.

A polpa também pode ser empregada na confecção de colas artesanais sem potencial de toxicidade.

A aplicação culinária provavelmente mais peculiar da fruta ocorre na Índia, país no qual a jaca é utilizada para a confecção de aguardente.

Como Adubar, Plantar e Cultivar Pé de Jaca? E Fazer Muda?

Muda de Jaca Anã no Vaso
Muda de Jaca Anã no Vaso

Importantes Passos Para o Plantio

O primeiro passo antes de realizar o plantio do vegetal é decidir se o processo será realizado através de propagação de sementes ou de mudas. No caso das sementes, é importante optar por sementes oriundas de jaqueiras vigorosas, sadias e precoces. No caso das mudas, o pé pode ser comprado em lojas de produtos agropecuários ou em um viveirista. O preço do pé de jaca, dependendo do tamanho, pode variar entre 5 e 15 reais.

O segundo passo do plantio é a escolha do local. Esta espécie em particular prefere espaços com clima quente e úmido, porém também consegue produzir de modo satisfatório em áreas com clima semiárido e subtropical após a realização de algumas adaptações, como por exemplo, a instalação de sistemas de irrigação. Recomenda-se que em cada pomar sejam plantadas mais do que uma variedade de jaqueiras, de modo a possibilitar uma produção mais eficaz; no entanto, para pomares domésticos, a recomendação é apenas de 2 a 3 plantas.

Recomenda-se realizar o cultivo da jaqueira em dias com bastante sol, assim como chuvas bem distribuídas. A temperatura média ideal é de 25 °C. Caso o plantio ocorra em locais com temperatura muito elevada, ainda existe a possibilidade de que a semente de jaqueira germine espontaneamente.

Assim como as recomendações referentes á questão climática, é essencial estar atento à melhor época para plantio, e este fator é considerado o terceiro passo no processo. A melhor época para o plantio é o início da estação chuvosa. As preferências da planta envolvem solos férteis, profundos, do tipo arenoso-argiloso, com pH compreendido entre 0 a 0.5 e, apesar de preferir uma boa rega, solos igualmente bem drenados.

Como Ocorre o Transplante de Mudas?

As mudas a serem transplantadas devem ser colocadas em sacos pretos individuais, medindo entre 30 a 20 centímetros. No interior de cada saco, deve conter uma mistura arenosa-argilosa. Quando essa mistura atingir 5 centímetros de altura, é hora de desbastar as mudas. As jaqueiras só devem ser transplantadas para o seu ambiente definitivo após atingirem 20 centímetros de altura.

Uma sugestão para a mistura a ser inserida no interior do saco é ¾ de terra da mata, com a adição de ¼ de esterco de curral.

Preparando as Covas Para o Plantio

O ideal é que as covas sejam avertas dois meses antes do plantio. As medidas recomendadas são, em média, de 50x50x50.

As mudas precisam de meia-sombra no inicio do cultivo, logo é importante utilizar folhas de palmeira para auxiliar nesse processo. A oferta de sol deve ser aumentada à medida em que as jaqueiras vão crescendo.

Recomendações Extras em Relação ao Plantio: Produtividade e Suscetibilidade às Pragas

Ao pensar em plantar jaqueiras, é importante ter em mente que a frutificação desta planta demora a ocorrer, visto que só acontece após 3 a 5 anos após o cultivo, logo o produtor que tiver pressa para resultados rápidos, poderá ter sua lucratividade prejudicada no curto prazo.

Quando os frutos estão no momento certo para a colheita, estes liberam um aroma bastante acentuado. Este processo pode ser percebido de 180 a 200 dias após o florescimento. Apalpando a casca (a qual deve estar firme) é possível perceber se a fruta alcançou a maturidade.

Cada jaqueira produz de 50 a 100 frutos por ano.

Em relação ao padrão de suscetibilidade do vegetal, algumas pragas que podem atacar a jaqueira incluem a cochonilha, o besouro-do-furto, a abelha-cachorro e o arlequim-da-mata. Outras infestações incluem as antracnoses e podridão parda.

*

Agora que você já conhece importantes informações referentes ao plantio de jaqueira, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

CARMO, N. Um como. Como plantar jaca. Disponível em: < https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-jaca-27430.html>;

MATHIAS, J. Globo Rural. Como plantar jaca. Disponível em: < https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2014 /07/como-plantar-jaca.html>.

Veja também

Arroz Branco na Tigela

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *