Home / Plantas / Árvores que Crescem Rápido e Fazem Sombra

Árvores que Crescem Rápido e Fazem Sombra

As árvores são seres vivos de incrível importância no equilíbrio dos ecossistemas. Elas são capazes de atenuar os atuais efeitos do aquecimento global a partir da coleta de gás carbônico. Acredite se quiser, mas cada árvore é capaz de absorver quase 6 quilos de CO² por ano. Além da contribuição climática, a presença de árvores ajuda a atenuar a erosão dos solos e a contaminação das águas.

Uma curiosidade adicional é que cidades arborizadas e com muitas sombras de árvores de grande porte podem inclusive reduzir de 15 a 50% os custos com ar-condicionado em edifícios residenciais e comerciais. As árvores também auxiliam a reduzir o estresse no trabalho e otimizam a recuperação de pacientes hospitalizados.

Mediante tantos benefícios trazidos pelas árvores, muitos têm interesse em cultivar nos quintais ou terrenos particulares espécies de árvore que crescem rápido e fazem sombra.

Neste artigo, você conhecerá algumas dessas espécies.

Então venha conosco e boa leitura.

Árvores que Crescem Rápido e Fazem Sombra: Bambu

O bambu é um dos campeões no quesito de crescimento acelerado. Ao contrário da maioria dos vegetais, o bambu não cresce apenas nas extremidades, mas também estica entre um gomo e outro. Essa característica se deve pois o bambu além de possuir o meristema apical (tecido posicionado na ponta do caule e responsável pelo crescimento do vegetal), também apresenta meristema intercalar, fator que possibilita o crescimento dos gomos. Quanto mais maduro um bambu for, maior será a distância entre os seus gomos.

Atualmente, há aproximadamente 1250 espécies de bambus no mundo, os quais estão agrupados em 90 gêneros presentes em todos os continentes, com exceção da Europa.

Os caules lenhificados do bambu podem ser empregados na confecção de instrumentos musicais, móveis, cestos, e até mesmo na construção civil alternativa possibilitando a construção de edifícios à prova de terremotos.

Árvores que Crescem Rápido e Fazem Sombra: Sombreiro

O sombreiro (nome científico Clitoria fairchildiana) recebe essa denominação em decorrência da grande altura e espessura de sua copa. É muito utilizado para a arborização pública de estradas, jardins, praças, estacionamentos e parques ambientais. O porte geral deste vegetal é de 6 a 12 metros de altura. Além da enorme sombra que proporciona, sua madeira também é aproveitada na construção civil, para confecção de forros, divisórias internas e outras finalidades.

Esta espécie é naturalmente nativa da região norte do país. Floresce de Dezembro a Fevereiro, suas flores apresentam coloração azul-violeta.

Árvores que Crescem Rápido e Fazem Sombra: Red Maple

A Red Maple (nome científico Acer rubrum) é uma árvore caduca (cujas folhas caem de acordo com a estação do ano) com folhagem de coloração avermelhada. Não existe no Brasil, e é endêmica apenas na América do Norte. Na maturidade, esta árvore pode atingir até 15 metros de altura.

O termo “Red Maple” em tradução para o português significa “vermelho bordô”.

Em relação ao solo, esta árvore adapta-se com facilidade a tipos diversificados, visto que pode se desenvolver tanto em solos pobres em nutrientes quanto em solos encharcados.

Além das folhas, possui a cor vermelha também na madeira encontrada nos troncos e galhos, porém nestes casos o vermelho assume uma tonalidade mais brilhante.

Árvores que Crescem Rápido e Fazem Sombra: Quaresmeira

A quaresmeira (nome científico Tibouchina granulosa) é uma árvore de floração bela e exuberante. Essa floração ocorre duas vezes ao ano, mais precisamente no outono e na primavera. As flores são pentâmeras e com corola arroxeada.

O porte varia entre 8 a 12 metros de altura. O tronco pode ser simples ou múltiplo, e com diâmetro compreendido entre 30 a 40 centímetros.

Condições ideais de cultivo desta espécie são solo fértil e drenável, além de sol pleno.

A quaresmeira é naturalmente nativa da Mata Atlântica, tornando-a extremamente favorável ao clima tropical e subtropical, mas que também tolera o frio moderado.

Árvores que Crescem Rápido e Fazem Sombra: Murta-de-Cheiro

Também conhecida como falsa murta e jasmin laranjeira, a murta-de-cheiro (nome científico Murraya paniculata) é uma árvore que pode alcançar até 7 metros de altura. Sua ramagem é lenhosa e bastante ramificada. As flores possuem coloração branca e aroma marcante que lembra muito flor-de-laranjeira e jasmin.

Em decorrência do seu crescimento acelerado, as murtas-de-cheiro podem ser empregadas na confecção de cercas vivas, basta que sejam plantadas várias mudas a uma distância de aproximadamente 1 metro de uma das outras.

Esta espécie é oriunda da Índia e Malásia. Ambienta-se a climas mediterrâneos, continentais, tropicais e subtropicais.

Árvores que Crescem Rápido e Fazem Sombra: Árvore Imperatriz

Esse vegetal tem origem chinesa e coreana, porém também é conhecido como kiri japonês, uma vez que também é encontrado no Japão. Teria chegado à Europa por volta do ano de 1834, e a denominação “árvore imperatriz” (nome científico Paulownia tomentosa) teria sido atribuída em homenagem a uma princesa dos Países Baixos.

Esta árvore possui grande adaptação à atmosfera urbana, inclusive às situações de poluição. Aqui no Brasil, ela pode ser encontrada com bastante frequência na cidade de São Paulo.

Seu crescimento é bastante rápido, e ela pode inclusive atingir a incrível marca de 25 metros de altura. No seu primeiro ano de vida, já pode chegar aos 6 metros. Estima-se que a cada 3 semanas, essa árvore cresça em torno de 30 centímetros.

Árvores que Crescem Rápido e Fazem Sombra: Manacá-de-Cheiro

O Manacá-de-cheiro (nome científico Brufensia uniflora) é uma árvore originária do Brasil e de outros países da América do Sul. Possui preferencia por climas tropicais, subtropicais e equatoriais. Pode medir entre 1,8 metros a 3 metros de altura. Suas flores são inicialmente de cor azul-arroxeada e vão clareando até atingirem tons brancos.

O manacá é frequentemente empregado em projetos de paisagismo. Ele é considerado uma pequena árvore, visto que sua copa não ultrapassa os 2 ou 3 metros de altura; e o tronco não excede 2 metros de diâmetro.

*

Agora que você já conhece algumas espécies de árvores que crescem rápido e fazem sombra, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Árvores Adultas. Conheça algumas árvores para sombra de crescimento rápido. Disponível em: < http://www.arvoresadultas.com.br/conheca-algumas-arvores-para-sombra-de-crescimento-rapido/>;

Bemzen-estilo de vida. Árvores = Vida: Além da sombra, as árvores têm um papel fundamental. Conheça! Disponível em: <https://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2011/08/25/615-arvores-vida>;

Cultura Mix. Árvore Imperatriz- Tempo de Crescimento. Disponível em: < http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/flora/arvore-imperatriz-tempo-de-crescimento>;

Cultura Mix. Árvore Red Maple. Disponível em: < http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/flora/arvore-red-maple>;

Cultura Mix. As Árvores Que Crescem Mais Rápido. Disponível em: < http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/flora/as-arvores-que-crescem-mais-rapido>;

Cultura Mix. Manacá-de-Cheiro- Brunfelsia uniflora. Disponível em: < http://flores.culturamix.com/flores/naturais/manaca-de-cheiro-brunfelsia-uniflora>;

PATRO, R. Jardineiro.net. Quaresmeira- Tibouchina granulosa. Disponível em: < https://www.jardineiro.net/plantas/quaresmeira-tibouchina-granulosa.html>;

PATRO, R. Jardineiro.net. Murta-de-cheiro- Murraya paniculata. Disponível em: < https://www.jardineiro.net/plantas/murta-de-cheiro-murraya-paniculata.html>;

Portal São Francisco. Sombreiro. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/sombreiro>.

Veja também

Como Plantar, Cultivar e Fazer Muda de Pé de Ameixa em Vaso?

Será que se pode plantar o caroço que sobrou da ameixa que a pessoa comeu? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *