Home / Natureza / Tipos de Solos e Suas Características: Truques para Saber qual é o seu Solo

Tipos de Solos e Suas Características: Truques para Saber qual é o seu Solo

O solo é um recurso natural que pode ser classificado em diferentes tipos, cada um com características distintas que proporcionam benefícios e limitações crescentes.

Identificar o tipo de solo que você precisa para um projeto é fundamental para apoiar o crescimento saudável da vida vegetal. Veja quais são os tipos existentes e identifique a terra do seu jardim!

Arenoso

O solo arenoso possui as maiores partículas entre os diferentes tipos de solo. É seco e arenoso ao toque e, como as partículas têm espaços enormes entre elas, ele não consegue segurar a água.

A água drena rapidamente, diretamente para lugares onde as raízes, particularmente aquelas de mudas, não podem alcançar. As plantas não têm a chance de usar os nutrientes no solo arenoso com mais eficiência, pois são rapidamente levados pelo escoamento superficial.

A vantagem para o solo arenoso é que é leve para trabalhar e se aquece muito mais rapidamente na primavera.

Testar com que tipo de solo você está trabalhando envolve umedecer o solo e enrolá-lo em uma bola para verificar a partícula predominante do solo. Quando você rola o solo arenoso ligeiramente molhado em suas palmas, nenhuma bola deve ser formada e ela se desintegra facilmente entre os dedos.

Silvestre (ou Silte)

O solo silvestre tem partículas muito menores do que o solo arenoso, por isso é suave ao toque. Quando umedecido, é uma mancha de sabão. Quando você rola entre os dedos, a sujeira é deixada em sua pele.

O solo silvestre retém a água por mais tempo, mas não pode conter tantos nutrientes quanto você gostaria, embora seja bastante fértil. Devido à sua qualidade retentora de umidade, o solo sedoso é frio e drena mal.

Solo Silte
Solo Silte

O solo siltado também pode ser facilmente compactado, portanto, evite atropelá-lo ao trabalhar no jardim. Também pode ficar mal ventilado.

Argiloso

O solo de argila tem as partículas mais pequenas entre os três, pelo que possui boas qualidades de armazenamento de água. É pegajoso ao toque quando molhado, mas suave quando seco.

Devido ao pequeno tamanho de suas partículas e sua tendência a se estabelecerem juntas, pouco ar passa através de seus espaços. Porque também é mais lento drenar, tem um aperto mais forte nos nutrientes da planta. O solo argiloso é, portanto, rico em alimentos vegetais para um melhor crescimento.

O solo argiloso é frio e, na primavera, leva tempo para aquecer, pois a água também precisa aquecer. A desvantagem é que o solo argiloso pode ser muito pesado para trabalhar quando fica seco.

Especialmente durante os meses de verão, ele pode ficar duro e compacto, dificultando a mudança. (Quando o solo argiloso é trabalhado, embora esteja muito úmido, é propenso a danos).

Se o solo úmido parecer pegajoso, se enrolar facilmente e se formar em forma de bola ou linguiça, então você terá argila.

Turfa

O solo de turfa é castanho escuro ou preto, macio, facilmente comprimido devido ao seu elevado teor de água e rico em matéria orgânica. O solo de turfa começou a se formar há mais de 9.000 anos, com o rápido derretimento das geleiras.

Este rápido derretimento afogou as plantas rapidamente e morreu no processo. Sua decadência foi tão lenta debaixo d’água que levou ao acúmulo de área orgânica em um local concentrado.

Embora o solo de turfa tende a ser fortemente saturado com água, uma vez drenado, ele se torna um meio de bom crescimento. No verão, porém, a turfa pode ficar muito seca e se tornar um risco de incêndio. (Afinal, a turfa é o precursor do carvão).

A qualidade mais desejável do solo de turfa, no entanto, está em sua capacidade de reter água durante os meses secos e sua capacidade de proteger as raízes de danos durante meses muito úmidos.

A turfa contém água ácida, mas os produtores a usam para regular a química do solo ou os níveis de pH, bem como um agente de controle de doenças para o solo.

Quando o solo molhado de turfa é enrolado, você não vai formar uma bola. É esponjoso ao toque e quando espremido, a água pode ser expelida.

Solo Salino

O solo em regiões extremamente secas é geralmente salobra devido ao seu alto teor de sal. Conhecido como solo salino, pode causar danos e paralisar o crescimento das plantas, impedir a germinação e causar dificuldades na irrigação.

A salinidade é devida ao acúmulo de sais solúveis na rizosfera — altos teores de sal impedem a absorção de água pelas plantas, levando ao estresse hídrico.

É fácil testar se você tem solo salino. Você provavelmente verá uma camada branca cobrindo a superfície do solo, suas plantas estão ficando cada vez mais fracas e elas estão sofrendo de queimadura na ponta das folhas, especialmente nas folhas jovens.

O Tipo de Solo Ideal: Solo Franco

O tipo de solo que os jardins e jardineiros adoram é solo argiloso. Contém um equilíbrio de todos os três materiais do solo — silte, areia e argila — mais húmus. Tem um pH e níveis de cálcio mais elevados devido ao seu conteúdo anterior de matéria orgânica.

O solo franco é de cor escura e é farinhenta — macia, seca e quebradiça — em suas mãos. Tem um aperto firme na água e na planta, mas drena bem e o ar se move livremente entre as partículas do solo até as raízes.

O teste de sensação produz uma bola suave, parcialmente áspera e parcialmente pegajosa que se desintegra facilmente.

Embora o solo argiloso seja o material ideal para trabalhar, não se desespere se você não o tiver em seu jardim. Isso porque o solo sempre favorecerá o tamanho de uma partícula nos outros dois.

Então, novamente, há muitas maneiras de condicionar seu solo: Adicionando inoculantes de solo benéficos, cobrindo seu solo com composto, ou simplesmente pulverizando folhas e terra com chá de compostagem.

Um último truque para saber qual é o seu solo

Se você realmente quer saber com que tipo de solo você está trabalhando, mas não quer se sujar, preencha um frasco pequeno com a amostragem do solo do seu jardim. Agite vigorosamente e deixe o solo assentar durante a noite.

No dia seguinte, você verá camadas de solo distintas. A areia fica no fundo, a argila no topo e o lodo no meio. Suas porcentagens serão sua pista sobre o seu tipo de solo.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *