Home / Animais / Samoieda no Calor, o Que Fazer? Como Cuidar?

Samoieda no Calor, o Que Fazer? Como Cuidar?

Introdução

Os samoiedas são conhecidos por todos justamente pelas suas pelagens grossas e alvas. Eles têm um casaco duplo, que tem raízes no seu fundo siberiano e russo. Seu casaco era para protegê-los dos invernos rigorosos e frios naquelas regiões do mundo.

Eles foram originalmente criados para serem cães de pastoreio, especialmente para pastoreio de renas. Este tipo de cão também foi criado para puxar trenós no período do pastoreio. Com seus grossos casacos de peles, o amor pelo frio e a história de viver em condições rigorosas e frias de inverno, é fácil imaginar se um Samoieda pode viver em climas quentes e temperaturas altas. No geral, sim, um Samoieda pode viver em um clima mais quente, embora não o amem!

Veja quais sinais o seu animalzinho pode dar caso o calor esteja irritando e prejudicando sua saúde:

Samoiedas podem viver em climas quentes, mas não necessariamente prosperam em climas mais quentes.

No entanto, assim como o casaco protege-os do frio, o pelo também os protege do calor. Surpreendentemente, seu casaco pode mantê-los mais frios em climas quentes do que muitos outros cães de pelo curto. Portanto, eles podem se adaptar muito bem ao clima quente.

Mas, é bom você ficar atento a alguns sinais de que o seu cão está começando a superaquecer e ficar desconfortável dentro da sua pelagem.

Um bom exemplo é quando ele começa a ofegar. Muitos cães fazem isso quando demonstra cansaço, esgotamento, calor e por aí vai. Porém, se estiver fazendo isso em excesso, é um sinal de alerta para o dono: Pode ser que ele esteja sofrendo com a quantidade de pelo em seu corpo.

O ritmo em que ele está também pode falar muita coisa. Se em algum ambiente o seu cão fica mais disperso, sentado, não interage mesmo quando é chamado, pode ser que ele não queira se movimentar muito justamente por causa do calor que está sentindo.

Mas, pode ser também que e ao invés disso, eles estejam andando de um lado para o outro e parecendo não estarem confortáveis. Eles podem estar ficando muito quentes e devem ser dados passos para torná-los mais confortáveis.

Além disso, se o seu Samoieda está do lado de fora e eles estão latindo e/ou choramingando, especialmente na porta para entrar, eles estão provavelmente procurando entrar em casa, onde é mais frio do que estar fora no calor.

Linguagem Corporal

Aqui estão os principais sinais que um samoieda pode mostrar quando ele está ficando muito quente dentro do seu lar. Esses sinais também podem ser dados por ele for de casa:

  • Latir sem Parar;
  • Choramingar;
  • Ritmo Ofegante.

Outros Sinais

Dê um alerta caso alguns desses outros sinais também aparecer:

  • Línguas ou gengivas vermelhas, brilhantes ou escuras;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Sede em excesso e muita baba;
  • Olhos vidrados.

História De Cães Samoieda Vivendo Em Locais Com Temperaturas Altas

Embora, originalmente, estes cães tenham sido criados e vivam em locais mais frios (como na Sibéria e na Rússia), onde o clima era muito frio, eles conseguiram com excelência se adaptar a temperaturas mais altas.

O casaco espesso deste animal age como uma espécie de isolamento do calor, mantendo-os frescos. O casaco branco brilhante faz com que a luza seja refletida de seus corpos, mantendo-os confortáveis e frescos.

Os cães da raça Ártico são — frequentemente — melhores em lidar com climas mais quentes, em comparação com seus amigos de pelo curto. De fato, as raças de pelo curto são mais suscetíveis a insolação e ao superaquecimento.

Os samoiedas também expelem o calor que estão sentindo através da respiração ofegante, semelhante ao que muitos cães fazem. Essa habilidade faz com que fiquem mais frios e mantenham uma temperatura amena em seu corpo.

Samoieda no Jardim
Samoieda no Jardim

Essas adaptações permitem que os samoiedas e outros cães da raça do Norte vivam relativamente confortáveis ​​em climas quentes. Muitos proprietários de samoiedas em climas de clima quente alegam que seus cães se saem muito bem em dias quentes, mesmo em dias muito quentes de três dígitos.

Desde que o Samoieda não seja raspado, tenha bastante água se estiver do lado de fora e tenha uma área sombreada durante o dia, eles se sairão bem.

Muitos donos vão passear com seus cães no início da manhã ou mais tarde, quando está mais frio, para que não fiquem tão quentes. A maioria dos samoiedos só vai querer ficar do lado de fora por curtos períodos de tempo durante os meses de verão e em clima quente.

Eles provavelmente vão fazer o seu penico, andar um pouco, e querem voltar para dentro do ar condicionado.

A Ciência Por Trás Dos Samoiedos Vivendo Em Clima Quente

Como já discutimos, um Samoieda tem um casaco duplo. Eles têm um subpelo que é feito de pele macia e grossa. Estes pelos são curtos e fofos e muitas vezes frisados ​​porque são os mais próximos da pele.

O top coat é feito de pelos mais duros e grossos. Enquanto o subpelo vai isolar um Samoieda de temperaturas frias e quentes, o revestimento superior irá proteger um Samoieda dos raios nocivos do sol.

O que faz um Samoieda um pouco mais único do que a maioria das outras raças duplas é o facto de terem peles brancas e brilhantes (na maior parte das vezes). Isso significa que os raios do sol refletem a camada superior e não penetram na pele!

Treinamento Para Um Samoieda Em Climas Quentes

Não há uma maneira específica de treinar seu Samoieda para se sair bem em climas quentes. Um Samoieda será capaz de se adaptar a um clima quente por conta própria, pois é instintivo para eles.

No entanto, o que você pode fazer é torná-los mais confortáveis ​​e capazes de tolerar o clima quente um pouco melhor. Um Samoieda vai lidar melhor em climas quentes se eles tiverem um lugar legal para descansar enquanto estiverem fora.

Filhote de Samoieda
Filhote de Samoieda

Portanto, certifique-se de que eles estarão do lado de fora e que eles têm um local com sombra para se deitar, pois provavelmente não desejarão estar sob a luz direta do sol. Além disso, verifique se eles têm acesso a muita água fresca e fresca. Isso irá mantê-los hidratados e impedir que a temperatura interna aumente muito rapidamente.

Uma ótima maneira de manter a água fresca no tempo quente é encher a tigela de água com cubos de gelo! Se você está preocupado com o fato de seu Samoieda estar do lado de fora durante o dia em um clima quente, pode ser melhor mantê-lo dentro dele.

Brincar com o seu cão do lado de fora ou levá-lo para passear é melhor no início da manhã e no final da tarde, quando o sol é menos intenso e a temperatura é um pouco mais fria. Treinar seu Samoieda para caminhar durante esses momentos do dia é fácil e eles vão se adaptar à sua nova rotina bem se você mantiver esse cronograma consistentemente.

Referências

Genetic Welfare Problems of Companion Animals, UFAW. Disponível em https://www.ufaw.org.uk/dogs/-samoyed—diabetes-mellitus. Acesso em 19 de ago de 2019.

Samoyed, Dog Time. Disponível em: https://dogtime.com/dog-breeds/samoyed. Acesso em 19 de ago de 2019.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *