Home / Animais / Habitat da Carpa: Onde Elas Vivem?

Habitat da Carpa: Onde Elas Vivem?

Carpa é qualquer peixe da família Cyprinidae. Os pesquisadores reconhecem muitas espécies diferentes da família, todas originárias da Europa ou da Ásia.

Das muitas espécies diferentes, uma das mais conhecidas é a espécie comum. Por esse motivo, neste artigo, focaremos principalmente nessa espécie. Leia para aprender sobre a Carpa.

Descrição da Carpa

Ela se parece com um grande peixe dourado de cor opaca, embora o tamanho e a cor variem de acordo com o indivíduo. Tem um corpo bastante amplo, com grandes escamas. Os adultos variam entre 30 centímetros e 1 metro, mas a versão doméstica atinge tamanhos muito maiores. Adultos selvagens atingem 18 quilos.

Fatos interessantes sobre a carpa

Este peixe aparentemente inócuo é na verdade uma das espécies invasoras mais prejudiciais do mundo. Saiba mais sobre este peixe e o que o torna único abaixo.

Introdução — As pessoas pegaram essa espécie de peixe de sua variedade natural e a introduziram praticamente em todo o mundo. As pessoas mantinham e criavam esses peixes como alimento e os apresentavam a praticamente todos os cantos da terra para usá-los como alimento lá.

Invasivas — Infelizmente, as populações cresceram em seus novos ambientes sem nenhum predador verdadeiro para mantê-los sob controle. Eles competem com a vida selvagem nativa, incluindo peixes e aves aquáticas, por comida.

Projeto Carpa sem Filha – Um método para controlar esse peixe invasor é o Projeto Carpa sem Filha. Os pesquisadores modificam geneticamente a carpa para que eles só produzam descendentes masculinos e, portanto, não possam continuar se reproduzindo.

Populações Vulneráveis ​​— Ironicamente, apesar de suas crescentes populações invasoras, em sua faixa nativa a UICN lista as espécies como Vulneráveis. Em vários locais, as pessoas controlam e regulam os rios em que os peixes vivem para evitar inundações. No entanto, os peixes apenas se reproduzem nas planícies de inundação, o que significa que suas populações nativas estão em declínio.

Habitat Da Carpa: Onde Elas Vivem?

Esses peixes podem sobreviver em vários tipos diferentes de habitats, o que os torna espécies invasoras bem-sucedidas. Eles preferem viver em grandes massas de água com correntes lentas, como lagos e lagoas. No entanto, eles podem sobreviver em praticamente qualquer ecossistema de água doce. Muitos vivem em habitats artificiais, como reservatórios, canais, lagoas e muito mais.

Distribuição da Carpa

Naturalmente, esta espécie vive em várias regiões da Europa. Eles vivem em habitats de água doce do Oriente Médio na maior parte da Europa e no norte da África. No entanto, suas populações introduzidas persistem em todo o mundo. Algumas das áreas mais problemáticas incluem a Austrália e a América do Norte.

Dieta da Carpa

Esta espécie é onívora, o que significa que come animais e plantas. Eles se alimentam principalmente vasculhando os sedimentos do fundo. Enquanto se movem ao longo do fundo, eles sugam bocados de areia ou lama e cospem. Então, eles pegam qualquer pedaço comestível flutuando.

Alguns itens comumente consumidos incluem peixes e ovos de insetos, algas, zooplâncton, vermes, folhas, sementes, insetos, caracóis, crustáceos e muito mais. Basicamente, eles comem praticamente qualquer coisa que possam pegar facilmente.

Carpa E Interação Humana

Carpa e Humanos
Carpa e Humanos

Os seres humanos interagem com esses peixes de várias maneiras, incluindo a piscicultura comercial e a pesca esportiva. As pessoas também trabalham para controlar populações invasoras usando vários métodos, conforme discutido acima.

Embora seja uma das espécies invasoras mais destrutivas, as populações naturais desses peixes sofrem com a interação humana. Atualmente, a UICN (União Internacional para a conservação da natureza) lista as espécies como Vulneráveis.

Domesticação

As pessoas cultivam esse peixe desde a época romana até hoje. Ao longo desse tempo, os seres humanos selecionaram apenas os maiores indivíduos para consumo e posteriormente domesticaram essa espécie. Embora eles estejam relacionados, nosso peixe dourado de estimação não veio dessa espécie.

A Carpa É Um Bom Animal De Estimação?

Não, essa espécie não é um bom animal de estimação. Embora eles estejam relacionados, nosso peixe dourado de estimação não veio dessa espécie. Estes peixes crescem bastante e praticamente não têm vantagens como espécies de aquários.

Cuidados Com a Carpa

Cuidados Com a Carpa
Cuidados Com a Carpa

Esta espécie é uma das mais comumente mantidas na aquicultura ou piscicultura. As pessoas mantêm o peixe em grandes lagoas ou tanques feitos pelo homem. Eles usam tanques diferentes para gerar peixes, peixes larvais e juvenis.

Muitas instalações mantêm os peixes em lagoas e fontes de água com suprimento natural de alimentos, como algas e zooplâncton. Além disso, eles geralmente mantêm o peixe em lagoas com outras espécies, como a tilápia.

Comportamento da Carpa

O comportamento varia um pouco com base na idade. Os animais mais novos educam em grupos maiores, e os animais mais velhos permanecem em escolas menores. O peixe forrageia ao longo do fundo de sua fonte de água, geralmente em substratos arenosos ou lamacentos. Animais particularmente grandes vivem vidas solitárias e não se socializam fora da criação.

Reprodução da Carpa

Estes peixes se reproduzem através da desova, onde a fertilização ocorre fora do corpo. As fêmeas depositam seus ovos sobre a vegetação subaquática e os machos fertilizam os ovos. As fêmeas grandes produzem até 300.000 ovos. Demora cerca de 3 dias para os ovos eclodirem. Os jovens atingem a maturidade sexual com cerca de 3 anos de idade.

História Natural

As carpas preferem rios e riachos de movimento lento e habitats de lagos quentes com vegetação abundante. Alimentam-se de uma grande variedade de itens vegetais e animais da superfície da água, da vegetação e das rochas e do fundo dos riachos e lagos.

Pântanos e pântanos rasos, adjacentes a canais ou lagos, são os habitats preferidos para reprodução. A desova é desencadeada na primavera pelo aquecimento da temperatura da água e aumento da duração do dia, chegando a 17 graus Celsius.

A fecundidade por fêmea varia de acordo com o tamanho do peixe, de 36.000 a mais de dois milhões de ovos para um adulto grande. As fêmeas depositam seus ovos adesivos em plantas aquáticas ou em escovas submersas enquanto vários machos se agrupam e distribuem leite na água ao redor para fertilizá-los.

Os filhotes eclodem em três a seis dias. Esses peixes juvenis de 10 mm se alimentam de plâncton, inicialmente, movendo-se para itens alimentares cada vez maiores à medida que crescem.

Significado

Significado da Carpa - Tatuagem
Significado da Carpa – Tatuagem

A carpa é um peixe não nativo e destrutivo. A carpa é onívora (come plantas e animais), e seus hábitos alimentares inferiores causam grande destruição dos recursos aquáticos. Eles competem fortemente com patos de mergulho, por plantas submersas.

Carpas de todos os tamanhos competem com a fauna nativa por alimentos aquáticos, destroem os ninhos e comem os ovos de outros peixes que desovam. Eles agitam o lodo e degradam a qualidade da água, resultando na perda de outros peixes e animais mais desejáveis.

A carpa juvenil fornece forragem para peixes de caça, mas cresce rapidamente demais para esse fim. Embora a carpa proporcione uma boa ação quando capturada na vara e molinete, elas não são classificadas como peixes esportivos e são difíceis de capturar grande parte do ano. Sua estrutura óssea e a carne frequentemente com sabor enlameado reduzem sua conveniência como peixe de alimento.

Referências

Carpa Comum, do site Northern;

Carpa Comum, do site Wikipédia.

Veja também

É Verdade Que Leite de Hipopótamo é Rosa?

Há tempos existe um rumor interessante na Internet. Como várias fontes relataram, ao que parece, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *