Home / Plantas / Quais São os Benefícios do Shimeji? Nutrientes e Origem

Quais São os Benefícios do Shimeji? Nutrientes e Origem

A frase “você é o que você come” nunca foi tão real quanto é nos dias atuais. Isso porque as pessoas estão consumindo cada vez mais alimentos pouco nutritivos e ricos em propriedades ruins e, consequentemente, estão cada vez mais doentes e com diversos problemas de saúde.

Com isso, um número cada vez maior de pessoas está buscando uma forma de resolver esse problema, se alimentando basicamente de alimentos mais ricos em nutrientes, praticando exercícios físicos e muito mais.

Para essas pessoas, o shimeji é um alimento essencial na alimentação, já que ele possui nutrientes muito bons para o nosso corpo, uma origem muito interessante e, consequentemente, apresenta diversos benefícios que são essenciais para o funcionamento de qualquer organismo.

Porém, nem todo mundo sabe sobre como esse alimento funciona e por isso o número de pessoas que consomem esses cogumelos ainda é muito pequeno quando comparado ao número de pessoas que comem fast foods, por exemplo.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o cogumelo conhecido como shimeji. Continue lendo para saber qual a sua origem, quais são os nutrientes que ele possui, quais são os benefícios que esse alimento oferece ao nosso corpo e muito mais!

Origem do Shimeji

Antes de mais nada, é interessante que a gente saiba qual é a origem que esse alimento possui e, consequentemente, de onde ele vem e quais as propriedades que ele carrega, já que tudo isso influencia na forma como ele funciona.

O shimeji é um tipo de cogumelo que teve origem em países orientais (principalmente no Japão), sendo atualmente muito consumido no Japão e também na China, países em que essa variedade de cogumelos é considerada a mais deliciosa.

Após alcançar grande fama no continente asiático há muitos séculos, o shimeji acabou sendo levado para a Europa, local onde também fez sucesso, mas não mais do que na América do Sul. Ao ser trazido para a América, o shimeji ganhou grande fama e hoje em dia é um dos cogumelos mais consumidos, junto com o shitake e o tão famoso champignon.

É interessante lembrarmos, porém, que esse cogumelo é muito consumido pelos adoradores de comida asiática, e não está inserido de forma alguma no cotidiano do brasileiro, que está muito acostumado com o paladar do arroz e feijão.

Portanto, agora que você já sabe como esse alimento chegou ao Brasil, vamos ver um pouco mais sobre seus nutrientes e benefícios.

Nutrientes do Shimeji

Ter um bom nível de nutrientes no organismo com certeza é uma parte essencial para o funcionamento correto de qualquer corpo, principalmente se você está tentando ter hábitos alimentares mais saudáveis.

Logo, o shimeji pode ser uma excelente escolha para quem está procurando alimentos ricos em nutrientes, mas ainda não sabe muito bem o que consumir. Por isso, vamos ver agora exatamente e mais especificamente quais são os nutrientes que esse cogumelo possui e pode nos dar ao ser consumido com certa regularidade.

A cada 100 gramas de shimeji temos cerca de 35 calorias, o que já mostra que ele é um alimento com baixo índice de calorias, e por isso, é excelente para quem está tentando emagrecer em parar de comer.

Além disso, podemos encontrar muitas vitaminas do complexo B, essenciais para o aumento da imunidade do corpo, como as vitaminas B1, B3, B5, B6 e B2; que geralmente são ingeridas em cápsula pela maioria das pessoas.

Podemos citar também uma boa quantidade de cálcio, nutriente essencial para o fortalecimento do sistema ósseo e também para a prevenção de doenças como a osteoporose, muito comum em pessoas mais velhas.

Portanto, esses são apenas alguns dos nutrientes existentes no shimeji. Como você pode ver, com certeza se alimentar desse cogumelo é algo muito benéfico para o corpo.

Benefícios do Shimeji

Como já dissemos, o shimeji pode nos oferecer muitos benefícios. Porém, agora você verá exatamente quais são esses benefícios! Continue lendo para ver a nossa lista.

  • Fibras alimentares: essenciais para promover saciedade no corpo, possibilitar o bom funcionamento do intestino e ainda promover uma maior nutrição;
  • Vitaminas do complexo B: essenciais para a eliminação de radicais livres, o aumento da imunidade no organismo e a consequente proteção do corpo contra diversas doenças;
  • Sabor: o sabor do shimeji com certeza pode ser considerado um benefício, já que ele é extremamente bom e ainda pode ser temperado das mais diversas formas, sendo muito versátil;
  • Facilidade de encontrar: apesar de não ser muito consumido no Brasil ainda, o shimeji pode ser encontrado em qualquer estabelecimento que vende ingredientes para comida japonesa, em mercados mais comuns grandes e em qualquer restaurante japonês, o que faz com que seja fácil consumi-lo;
  • Preço: o shimeji é um alimento que custa barato, geralmente 500 gramas do cogumelo custam cerca de 8 reais.

Portanto, esses são alguns benefícios que podemos citar com relação a esse alimento! Você deve consumi-lo para poder ter acesso a todos os benefícios que citamos!

Conclusões Sobre o Shimeji

Após tudo isso, com certeza você percebeu como esse alimento tem uma grande tendência a se tornar famoso no Brasil, trazendo seus benefícios para um número cada vez maior de pessoas, principalmente aquelas que agora se alimentam mal e estão tentando mudar seus hábitos alimentares.

Dessa forma, pesquisar receitas que levam shimeji como ingrediente principal com certeza é uma excelente maneira de aumentar o consumo do alimento e também de promover o seu consumo para outras pessoas.

Portanto, quanto mais as pessoas consumirem shimeji, fizerem exercícios físicos e tiverem uma alimentação balanceada, melhor será a relação do brasileiro com sua saúde e com os alimentos naturais que temos em grande variedade aqui em nosso país. Basta promover o consumo cada vez maior desse alimento!

Quer saber ainda mais informações nutricionais sobre outros tipos de alimentos presentes no Brasil e ainda não sabe onde exatamente encontrar textos de qualidade?

Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia sempre temos o artigo certo para você e para suas necessidades de conhecimento! Para isso, leia também aqui em nosso site: O Que É A Banana Orgânica? Que tipo de Banana é?

Veja também

Gabiroba Murici: Características, Nome Cientifico e Fotos

A gabiroba é nativa dos cerrados do Brasil. Mas, também pode ser encontrada por todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *