Home / Plantas / Como Fazer Enxerto de Gerânio? Passo a Passo de Como Fazer

Como Fazer Enxerto de Gerânio? Passo a Passo de Como Fazer

Algumas pessoas tem como hobbie andar de bicicleta, outras pintar, outras fotografar… e algumas pessoas possuem o hobby de cultivar plantas, principalmente aquelas que querem levar uma rotina mais calma e de maior conexão com o meio ambiente, o que é muito legal quando levamos em consideração o desenvolvimento urbano que temos atualmente.

Porém, a grande verdade é que cultivar plantas está longe de ser apenas cavar a terra e colocar sementes lá, mas sim se trata de uma atividade de grande valor e que precisa de um passo a passo a ser seguido para que tudo saia como o planejado.

Dessa maneira, muitas vezes as pessoas pensam em fazer um enxerto e nem mesmo sabem que aquilo é um enxerto ou apenas não entendem exatamente como ele deve ser feito, já que essa técnica não é tão conhecida assim no mundo do cultivo menos profissional.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre o enxerto de gerânio. Continue lendo o artigo para saber exatamente o que ele é e como fazer esse enxerto em 3 passos bem simples!

O que é um Enxerto?

Antes de mais nada, é muito importante que você saiba exatamente o que é um enxerto para conseguir entender mais sobre como essa técnica funciona e qual é a finalidade que ela possui na hora do cultivo.

Basicamente, o enxerto se trata de um transplante que você faz entre duas flores diferentes. Essa técnica é feita por meio do encaixe dos caules de duas variedades diferentes de modo que eles se tornem um único caule e, consequentemente, as duas plantas se tornem apenas uma.

Esta é uma técnica milenar utilizada principalmente na produção de plantas ornamentais e também em certas plantas frutíferas. Isso porque por meio dela podemos obter flores de diferentes cores e tamanhos, já que você estará criando uma espécie de híbrido de planta.

Dessa maneira, o enxerto é uma excelente opção para pessoas criativas que gostam de hibridismo e também gostam de variar o jardim de vez em quando; mas é sempre importante lembrar que as plantas escolhidas devem combinar entre si para que o processo dê certo.

Portanto, agora que você já aprendeu o que é enxerto vamos conferir um passo a passo de como você pode fazer o seu enxerto de gerânio de maneira bem simples!

Enxerto de Gerânio – 1° Passo

Nesse primeiro passo deveremos fazer os encaixes de ambas as plantas, já que é por meio dele que iremos juntar os dois caules para que seja possível fazer o enxerto.

Em primeiro lugar, você deve cortar o caule do porta enxerto (a raiz que irá receber a outra planta e servir de base para o outro caule) em formato de V, de forma que seja possível encaixar o outro caule de maneira bem simples. Esse V deve ter mais ou menos 2 centímetros de comprimento.

Em segundo lugar, é hora de cortar o próprio enxerto (a planta que será encaixada na raiz) em um formato de V também, de forma que ele consiga encaixar no V do outro caule, assim ficará um dentro do outro, formando apenas um caule.

Enxerto de Gerânio

Por fim, é hora de observar se os dois cortes estão do mesmo tamanho e se o encaixe está funcionando, já que essa é a parte mais importante para que todo o processo dê certo.

Viu como essa primeira parte é simples? Quando você chegar nela já estará praticamente na metade do processo, e é por isso que basta seguir nosso passo a passo para que o enxerto fique mais do que perfeito e cresça muito bonito!

Enxerto de Gerânio – 2° Passo

Por fim, esse é o passo mais simples e óbvio: encaixe os dois caules de maneira que a planta fique bem firme.

É importante lembrar que para que isso dê certo os dois caules precisam ter o mesmo diâmetro, ou então não será possível encaixar um no outro da maneira que é esperada, e aí o processo acabará ficando ruim.

Portanto, o último passo é o mais simples! Basta ter cuidado na hora de fazer o encaixe e garantir que tudo está bem fixo.

Como Cuidar do Enxerto de Gerânio

Agora que você já sabe o que é um enxerto e qual é o passo a passo para fazer o seu próprio enxerto de gerânio em casa, muito provavelmente você deve estar se perguntando como fazer para cuidar dele depois que todo o processo tiver terminado.

Por isso, vamos listar algumas dicas agora que podem te ajudar para que o seu enxerto cresça de maneira saudável e sem maiores problemas.

  • Para que ele dê certo é importante que você pegue um caule bem grosso que dará uma sustentabilidade bem maior para a planta;
  • Caso você ache que a flor em cima do porta enxerto está pesada, vale a pena utilizar alguma estrutura para segurar o enxerto, sendo que essa estrutura pode ser feita até mesmo em casa com madeira ou arame, tudo depende do peso da sua planta;
  • Continue regando a planta e cuidando dela normalmente, é importante tratá-la como uma só, já que com o passar do tempo os caules realmente irão se unir e a flor vai começar a adquirir características diferentes;
  • Observe bem todo o processo com bastante cuidado para ter certeza de que tudo está dando certo e sua planta não está se enfraquecendo, já que às vezes essa junção de caules pode acabar ficando mais pesada do que deveria, o que dificulta tudo;
  • Por fim, anote quais espécies você uniu e qual foi o resultado disso, já que essa é uma das partes mais interessantes e legais de se fazer no estudo dos híbridos de plantas.

Logo, com essas dicas com certeza será muito mais fácil você fazer um enxerto de gerânio de bastante qualidade, mesmo que no começo pareça que vai dar errado!

Quer aprender ainda mais sobre o gerânio e não sabe muito bem onde encontrar bons artigos sobre o assunto? Tudo bem! Confira também aqui no site: Gerânio Inglês ou Malvão – Como Cultivar, Características e Fotos

Veja também

Canela Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

A canela é muito boa para a saúde, tanto que é se faz presente na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *