Home / Natureza / Romã Vermelha: Características, Benefícios, Nome Científico e Fotos

Romã Vermelha: Características, Benefícios, Nome Científico e Fotos

O número de frutas existentes em nosso planeta é praticamente imensurável, já que a nossa fauna é extremamente rica e consequentemente temos diversas frutas diferentes, sendo que essas também possuem diversas espécies diferentes.

Assim, uma única fruta pode possuir diversas versões e ainda possuir diversos nomes dependendo do local que está sendo levado em consideração, já que o nome popular se modifica facilmente.

A romã é um exemplo de fruta muito famosa no Brasil por conta da superstição que a envolve, mesmo que em algumas regiões ela seja uma fruta cara e difícil de encontrar.

Apesar disso, a variedade de romã vermelha não é muito conhecida pelas pessoas ainda, e por isso é muito interessante conhecer um pouco mais sobre ela.

Portanto, neste artigo falaremos um pouco mais sobre a romã vermelha. Continue lendo o texto para saber especificamente quais são as características da romã vermelha, quais são os benefícios que ela oferece, entender um pouco mais sobre a superstição que envolve a fruta e ainda saber o seu nome científico!

Características da Romã Vermelha

Conhecer as características da fruta é essencial até mesmo para que você a reconheça nos lugares na hora de comprar. E é exatamente por isso que agora falaremos um pouco mais sobre as características da romã vermelha.

Em primeiro lugar, podemos dizer que essa é uma fruta muito bonita, já que a sua casca é bem vermelha e escura quando ela está madura, o que acaba chamando bastante atenção.

Em segundo lugar, assim como ocorre com outras espécies de romã, a romã vermelha possui inúmeras pequenas sementes internas, que são a parte consumida da fruta (junto com a polpa) e também a parte utilizada para superstições.

Romã Vermelha Características

Em terceiro lugar, ela pode ser um pouco maior do que as outras variedades de romã, o que também faz com que ela seja mais pesada.

Portanto, essas são algumas das características interessantes que podemos citar com relação a variedade de romã conhecida como romã vermelha.

Benefícios da Romã Vermelha

Frutas são alimentos conhecidos por serem extremamente benéficos para o corpo humano, principalmente porque elas são ricas em fibras e diversas vitaminas essenciais para o corpo.

Com a romã vermelha isso não seria diferente, já que ela apresenta diversos benefícios para o nosso corpo ao ser consumida. Por isso, vamos ver agora alguns dos benefícios que o consumo da romã vermelha pode nos proporcionar.

  • Prevenção do câncer de próstata e mama: a romã vermelha é rica em ácido elágico, e por isso é uma fruta que pode ajudar a impedir a proliferação de células do câncer;
  • Prevenção do alzheimer: a casca da romã é extremamente rica em antioxidantes, e por isso pode ser utilizada para prevenção do alzheimer;
  • Prevenção da anemia: é uma fruta rica em ferro e por isso pode ajudar muito na prevenção contra a anemia;
  • Prevenção de problemas no coração: a romã tem uma ação anti-inflamatória bem grande no corpo, e por isso ela pode ser uma grande aliada na prevenção de problemas no coração;
  • Aumento da imunidade: a romã vermelha é rica em vitamina C, magnésio e zinco e por isso ela é excelente para aumentar a imunidade do organismo e, consequentemente, prevenir diversas outras doenças do cotidiano.

Portanto, esses são alguns benefícios que podemos citar com relação ao consumo da romã. Com certeza essa é uma fruta que oferece muitos benefícios para o corpo quando consumida de maneira regular.

Obs: é importante lembrar que tudo em excesso faz mal, e por isso não é muito interessante consumir a romã vermelha em excesso, já que muitos outros alimentos também são benéficos para o corpo.

Nome Científico da Romã Vermelha

O nome científico é algo extremamente importante para o reconhecimento dos seres vivos já que, como já dissemos, o nome popular tende a mudar de acordo até mesmo com a região, e por isso é importante existir uma nomenclatura única.

É interessante saber que ele é sempre formado pela junção do gênero com a espécie do ser vivo, e por isso ele é sempre binomial.

No caso da romã vermelha, podemos dizer que o seu nome científico é Punica granatum, o que significa basicamente que ela faz parte do gênero Punica e da espécie granatum, assim como já explicamos anteriormente.

Portanto, agora você já sabe também qual é o nome científico da romã, e com certeza isso é algo extremamente importante para enriquecer ainda mais os seus estudos.

A Superstição da Romã

Como já dissemos anteriormente e você provavelmente também já sabia, no Brasil existe uma superstição que envolve a romã, e por isso ela é uma fruta muito consumida em épocas festivas, principalmente no Ano Novo.

Basicamente, a superstição diz que você deve chupar 3 sementes de romã e depois colocá-las em um saquinho vermelho, cada uma representando um desejo diferente para o próximo ano. Esse saquinho deve ser costurado com linha também vermelha e colocado na carteira.

O intuito desse rito é atrair uma maior prosperidade para o próximo ano, principalmente a prosperidade financeira, já que o saquinho fica justamente na carteira.

Com certeza você já viu alguém da sua família fazendo esse rito, e é exatamente por isso que a venda de romãs aumenta muito no final do ano, já que a passagem de ano representa o momento perfeito para fazer novos desejos.

E você? Já sabia desse rito da romã? Alguma vez você já seguiu essa tradição tão antiga em nosso país? Conta para a gente!

Logo, essas foram as características da romã vermelha mais importantes para você saber exatamente o que esperar do consumo da fruta. Além disso, agora você sabe também o nome científico da variedade e, mais importante ainda, quais são os benefícios que ela apresenta para a saúde.

Gostou do artigo e quer saber ainda mais informações de qualidade sobre outras variedades de plantas, mas não sabe exatamente onde encontrar bons textos pela internet? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia sempre temos os melhores textos para você! Para isso, leia também: Como regar Amarilis? Como podar e outras dicas de cultivo

Veja também

O que é uma Infecção Fúngica? Quais os Sintomas?

Infecções fúngicas são infecções causadas pela presença de fungos parasitas no ser humano. Os fungos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *