Home / Natureza / Para Que Serve o Gengibre Cristalizado? Benefícios Nutricionais

Para Que Serve o Gengibre Cristalizado? Benefícios Nutricionais

Comer alimentos naturais é algo extremamente importante para o bom funcionamento da nossa saúde, principalmente porque sem esses alimentos não conseguimos obter os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

Porém, a grande verdade é que muitas pessoas não conseguem comer esses alimentos como frutas, vegetais e verduras de maneira tão simples assim, já que para muitos esses alimentos são considerados ruins ou sem sabor, por exemplo.

Mesmo assim, é importante lembrarmos que existem outras opções interessantes que podem ser levadas em consideração na hora de consumirmos alimentos naturais, como por exemplo as frutas cristalizadas e até mesmo raízes cristalizadas, como é o caso do gengibre cristalizado.

Apesar de ser algo interessante, muitas pessoas não entendem quais são os benefícios do gengibre cristalizado e não sabem também como fazê-lo em casa de maneira simples.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais profunda sobre o gengibre cristalizado. Continue lendo o texto para entender exatamente como fazer esse alimento e também saber quais são os benefícios que ele apresenta para a saúde.

Benefício 1: Antioxidantes

Temos no nosso corpo moléculas não tão benéficas conhecidas como radicais livres, que agem principalmente fazendo com que a nossa imunidade reduza e também causando o envelhecimento precoce dos ossos e pele, o que com certeza não é algo que queremos para nós mesmos.

Dessa maneira, precisamos consumir alimentos que possuam moléculas capazes de combater os radicais livres, já que eles são os vilões da história mas ao mesmo tempo são bem resistentes, e por esse motivo precisamos de moléculas que estejam a altura de combatê-los.

Nesse caso, podemos dizer que as moléculas antioxidantes são essenciais para que consigamos combater os radicais livres, e o gengibre é justamente um alimento rico em antioxidantes, e por isso pode sim agir contra ação dos radicais livres inibindo seus efeitos.

Assim, quando você consumir o gengibre cristalizado estará também consumindo uma fonte de maior imunidade e de rejuvenescimento, ao mesmo tempo em que se delicia com todo o açúcar que ele possui!

Portanto, esse é um dos principais benefícios que você irá obter ao consumir o gengibre cristalizado. Quem diria que um “doce” poderia ser tão bom assim, não é mesmo?

Benefício 2: Açúcares

O açúcar é considerado um dos grandes vilões alimentares do mundo moderno, principalmente porque já foi comprovado cientificamente que ele pode causar dependência e ao mesmo tempo temos que ele também pode causar diversos problemas como cáries e diabetes.

Porém, a grande verdade é que pessoas viciadas em açúcar continuarão o consumindo no dia a dia mesmo que ele não seja bom para o corpo, e é exatamente por isso que devemos sempre entender melhores formas de fazer esse consumo.

Gengibre Cristalizado Picado
Gengibre Cristalizado Picado

O gengibre cristalizado é feito com açúcar comum refinado, mas ao mesmo tempo em que você consome esse açúcar presente nele também estará consumindo o gengibre que apresenta diversos benefícios para o corpo, e por isso essa pode ser uma opção não tão ruim assim.

Portanto, pare de encarar o açúcar como um vilão pois isso pode até mesmo gerar compulsão alimentar, e então comece a procurar formas mais saudáveis e interessantes de consumir o açúcar no dia a dia, mas sempre pensando em como fazer para que ele não seja consumido em excesso.

Benefício 3: Fibras

O gengibre é uma raiz natural, e por isso possui diversas propriedades das quais o nosso corpo precisa para preencher a nossa necessidade diária de nutrientes, e entre todas essas propriedades e nutrientes podemos encontrar as fibras.

As fibras são micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, já que elas são responsáveis por uma maior absorção de macronutrientes e ao mesmo tempo fazem com que o nosso organismo fique mais “hidratado”, já que elas absorvem água.

Além disso, podemos dizer que as fibras melhoram o funcionamento do nosso intestino justamente por conta dessa maior absorção de água, já que por meio desse processo fazemos com que o intestino funcione de maneira mais acelerada, evitando diversos problemas como por exemplo a prisão de ventre que causa inchaço e diversos incômodos no corpo.

Portanto, esses são alguns benefícios que você pode – e deve levar em consideração quando o assunto é o consumo do gengibre cristalizado, mesmo que você tenha medo do açúcar e não consiga acreditar que o gengibre cristalizado não passa de um doce que faz mal à saúde, o que não é verdade.

Como Fazer Gengibre Cristalizado

Agora que você já leu alguns dos benefícios nutricionais que o gengibre cristalizado apresenta para a saúde, chegou o momento de saber como fazer esse gengibre da maneira correta para que você não precise gastar dinheiro com isso e ao mesmo tempo saiba exatamente com o que seu gengibre cristalizado é feito.

Por isso, siga o nosso passo a passo para saber exatamente o que fazer!

  • Descasque cerca de 300 gramas de gengibre e corte em pequenas fatias ou cubos pequenos;
  • Coloque um pouco de água no fundo de uma panela, o suficiente para cobrir a superfície da base, deixe esquentando;
  • Enquanto isso, misture o seu gengibre cortado em açúcar ou então em mel de forma que todos os pedaços fiquem cobertos;
  • Coloque tudo isso na panela que está com água quente;
  • Quando o açúcar começar a derreter mude a potência do fogão, deixando o fogo baixo;
  • Deixe cozinhar por mais ou menos 1h, e sempre mexa para garantir que o açúcar não está formando caroços;
  • Com o passar do tempo o açúcar irá virar caramelo, nesse momento você deve tirar a panela do fogo e agitar bem para que o gengibre se separe e não se torne uma coisa só;
  • Coloque os pedaços em uma assadeira ou bandeja, espalhe bem e deixe tudo secando e esfriando;
  • Por fim, armazene em um pote hermético depois que esfriar.
    Gengibre Cristalizado no Pote
    Gengibre Cristalizado no Pote

Essa simples receita dura 1 mês e por isso você poderá ter gengibre cristalizado por bastante tempo! Agora basta você comprar os ingredientes e colocar a mão na massa para fazer sua receita e começar a consumir o gengibre cristalizado assim que possível!

Gostou desse artigo e quer ler outros em nosso site? Confira: Como o Ornitorrinco Nasce? Como os Ornitorrincos Mamam?

Veja também

Quanto Tempo é Necessário Para o Solo se Formar?

O solo é composto de camadas aproximadamente paralelas à superfície da Terra, em resposta a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *