Home / Animais / Tudo Sobre o Urso: Nome Científico, Ficha Técnica e Fotos

Tudo Sobre o Urso: Nome Científico, Ficha Técnica e Fotos

Conhecer um animal profundamente com certeza exige muito estudo e pesquisa, e por esse motivo pode acabar ficando um pouco complicado de estudar dessa forma, já que nos dias atuais não temos tempo de nos concentrar tanto em alguma coisa.

Porém, é muito interessante pararmos para analisar os animais que estão ao nosso redor, seus hábitos e características, principalmente quando encontramos textos que explicam tudo de forma concisa, didática e ao mesmo tempo bem completa, baseando-se na Biologia.

Pensando nisso, esse texto tem como objetivo explicar especificamente mais sobre os ursos. Você com certeza pensa neles como animais fofos e dóceis, sem distinção entre as espécies, não é mesmo? Porém, não é bem assim que funciona! As espécies de urso são bem diferentes entre si e a ficha técnica do animal é bem completa.

Quer saber mais sobre os ursos? Continue lendo o artigo e se surpreenda com esse animal tão interessante!

Ficha Técnica Do Urso

A ficha técnica de um animal é completamente científica e é essencial para entendermos as características básicas e gerais que ele apresenta. Por esse motivo, vamos te ajudar a analisar a ficha técnica ou classificação científica do urso.

Obs: é importante lembrar que a ficha técnica não para na classificação de família, porém como estamos falando do animal de maneira geral (sem especificar a espécie de urso) temos que parar até a classificação comum a todos os ursos; ou seja, a família a qual todos eles pertencem.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Caniformia
Infraordem: Arctoidea
Superfamília: Ursoidea
Família: Ursidae

Agora, vamos analisar detalhadamente cada uma das classificações em que o urso está inserido.

  • Reino: Animalia – existem apenas cinco reinos no mundo, o dos animais, o dos fungos, o dos protistas, o das bactérias e o das plantas; logo, por se tratar de um animal o urso faz parte do reino Animalia;
  • Filo: Chordata – o urso faz parte do filo dos animais cordados, o que significa que ele possui algumas características como respiração fechada e tubo digestório completo;
  • Classe: Mammalia – o urso faz parte da classe Mammalia, e isso quer dizer que ele é um animal mamífero;
  • Ordem: Carnivora – por estar inserido na ordem dos animais carnívoros, é possível concluir que o urso possuir hábitos alimentares baseados no consumo de carne;
  • Família: Ursidae – o urso está inserido na família dos ursídeos, animais terrrestres e mamíferos com hábitos carnívoros que dividem diversas características em comum, como veremos logo adiante.

Nome Científico Do Urso

Como dissemos anteriormente, quando falamos em urso estamos falando de maneira geral da família Ursidae e não de um animal específico; isso porque para formar o nome científico de um animal precisamos do gênero e da espécie deste animal.

O nome científico é formado da seguinte maneira: gênero (com a primeira letra maiúscula) + espécie (com todas as letras minúsculas); logo, precisamos ter uma espécie específica sendo levada em consideração para saber o nome científico.

Porém, não iríamos te deixar na mão! Vamos falar a seguir o nome científico de todas as espécies de urso existentes; assim, você terá o conhecimento completo sobre os nomes científicos.

  • Urso pardo – nome científico: Ursus arctos
    Urso Pardo
    Urso Pardo
  • Urso polar – nome científico: Ursus maritimus
    Urso Polar
    Urso Polar
  • Urso negro americano – nome científico: Ursus americanus
    Urso Negro Americano
    Urso Negro Americano
  • Urso panda – nome científico: Ailuropoda melanoleuca
    Urso Panda
    Urso Panda
  • Urso beiçudo – nome científico: Melursus ursinus
    Urso Beiçudo
    Urso Beiçudo
  • Urso de óculos – nome científico: Tremarctos ornatus
    Urso De Óculos
    Urso De Óculos
  • Urso malaio – nome científico: Ursus ou Helarctos malayanus
    Urso Malaio
    Urso Malaio
  • Urso negro asiático – nome científico:Ursus thibetanus
    Urso Negro Asiático
    Urso Negro Asiático

Logo, esses são os nomes científicos de todas as espécies de ursos existentes atualmente no mundo. É importante lembrar que existem também as subespécies, mas aí a nossa lista seria praticamente infinita. No caso da subespécie o animal possui um nome trinomial, e não mais binomial como os que mostramos anteriormente.

Curiosidades Sobre Os Ursos

Depois de saber todas essas informações científicas sobre os ursos você provavelmente vai adorar saber algumas informações mais descontraídas e curiosidades sobre essa família cheia de animais muito interessantes e com muitas curiosidades.

Portanto, fizemos uma lista de curiosidades sobre os ursos especialmente para você que adora esse animal!

  • As fezes do urso servem como adubo para um dos chás mais caros do mercado;
  • O urso malaio é a menor espécie da família Ursidae, já que ele não mede mais do que 1,50 metros;
  • Apesar da crença popular de que todo urso hiberna, o urso malaio e o urso de óculos não tem o hábito de hibernar em nenhuma época do ano;
  • O urso polar é um grande predador, sendo um dos maiores do planeta;
  • Todo urso polar seria canhoto caso escrevesse;
  • O urso negro americano pode chegar a ganhar quase 2 quilos por dia alguns meses antes de hibernar, dessa forma ele armazena gordura para esse processo que dura muitos meses;
  • Diferentemente do que muitos pensam, a maioria dos ursos possui uma alimentação onívora, o que significa que eles não se alimentam apenas de carne, mas também de frutos e plantas.

Falando em alimentação do urso, que tal saber um pouco mais sobre a alimentação desse animal?

Alimentação do Urso

A alimentação do urso varia muito, já que dependendo da espécie a localização do animal muda e isso faz com que todos os seus hábitos alimentares também mudem.

Porém, podemos explicar os dois tipos de alimentação do urso.

  • Alimentação onívora: quando o urso é adepto da alimentação onívora isso significa que ele não é carnívoro estrito, mas sim come outros alimentos como plantas e frutas.
  • Alimentação carnívora: quando o urso é adepto da alimentação carnívora ele se alimenta apenas de carne e não come nenhum tipo de planta ou fruto, são poucas as espécies de ursos que se alimentam apenas de carne, até porque existem algumas que se alimentam quase que exclusivamente de plantas.

Com certeza após esse texto você sabe muito mais sobre os ursos do que esperava saber, não é mesmo? Mas mesmo assim o conhecimento não para por aí!

Quer saber mais sobre os ursos e não sabe muito bem onde procurar informação confiável? Você pode ler também em nosso site: Urso-Cinzento – Características, Peso, Tamanho, Onde Vive e Fotos

Veja também

Flamingo Pequeno: Características, Nome Cientifico e Fotos

O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *