Home / Animais / Tudo Sobre o Ratel: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Ratel: Características, Nome Científico e Fotos

Nesse texto nós vamos falar sobre o ratel, um animal que já foi muito estudado pelos cientistas pelo simples fato dele possuir características e um comportamento curioso. Mesmo sendo um animal bastante estudado, grande parte das pessoas não sabem da existência ou como o ratel é. Para melhorar essa situação, nós vamos te mostrar através desse texto a classificação científica do ratel, para que você conheça mais sobre ele e também vamos te falar quais são as características gerais dele, qual é o tamanho e peso médio deles, onde eles vivem, o que comem, como é seu comportamento e como ocorre a reprodução. Então se você quer saber de tudo isso e um pouco mais, continue conosco e leia esse texto completo.

Nome Científico do Ratel

O ratel é o parente mais próximo do animal texugo, e ele também pode ser conhecido e chamado como “texugo do mel”. Pelo fato deles habitarem grande parte da África, o ratel também é muito conhecido como “ratel africano”.

O ratel é um animal que pertence ao Reino Animalia. Faz parte da Classe Mammalia, por ser um animal vertebrado e possuir glândulas mamárias. Se inclui na Ordem Carnivora. Participa da Família Mustelidae, essa é uma família que inclui os mamíferos que são também carnívoros. Pertence a Subfamília Mustelinae. Seu Gênero é Mellivora e sua Espécie e nome científico é Mellivora Capensis.

Características Gerais: Corpo, Tamanho e Peso

O ratel é um animal feroz e lutador que está disposto a atacar praticamente qualquer animal que ele ver. Possui um corpo baixo, pernas curtas e curvadas, olhos brilhantes e pequenos e uma forte mandíbula. Ele geralmente possui uma cor mais preta acinzentada e alguns podem possuir também uma mancha branca que vai do topo de sua cabeça até o meio de suas costas.

Esse é um animal que mede em média entre 60 a 77 cm de comprimento, e que tem cerca de 23 a 30 cm de altura. Suas caudas podem chegar a medir até 30 cm de comprimento e seu peso em geral pode variar entre 7 a 14 kg, a maioria das fêmeas pesa entre 5,5 a 10 kg, e a média de peso dos machos é de entre 9 a 14 kg. Eles possuem garras extremamente afiadas e grandes, as garras da frente são como facas, são excelentes para cavarem tocas de forma rápida, e podem chegar a medir até 3, 5 cm, já as garras traseiras são menores e mais retas, possuem em média 1, 5 cm de comprimento.

Mellivora Capensis Características

Características Gerais: Habitat e Alimentação

O ratel é um animal encontrado ao longo de toda a África e em algumas partes do Sul da Ásia. Ele vive em tocas subterrâneas que possuem pelo menos 1, 80 metros de profundidade, essas tocas são constituídas por uma média de sete ou oito túneis que levam aos quartos que a toca possui.

Ele é considerado um animal onívoro, ou seja, ele não é totalmente carnívoro ou totalmente herbívoro. É um animal que consome muito mas muito mesmo mel, por isso ele também é conhecido como texugo do mel. A dieta dele também é composta por pássaros, lagartos, roedores, cobras, insetos, ovos, frutas, crocodilos, porcos espinhos, lebres e raposas. Ele não é um animal muito seletivo em relação ao que quer comer, ele ataca o que estiver ao seu alcance visual e na sua mira de ataque. Ele é um animal que possui uma grande inteligência e facilidade para encontrar os pontos fracos de seus rivais, fazendo assim com que ele tenha mais sucessos nas suas caças e nas capturas de presas.

Características Gerais: Comportamento e Reprodução

O ratel possui uma pele bastante grossa, isso faz com que os ferrões de abelhas e escorpiões não sejam penetrados nele. Essa pele grossa também impede que as cobras fiquem seus dentes nele e o envenene e também o ajuda contra os ataques de animais maiores, como os ataques dos leões, dos leopardos e dos lobos.

Esse é um animal que possui hábitos noturnos, saindo de suas tocas apenas quando o sol começa a se pôr. Eles saem para caçar durante a noite e usam seus narizes para farejarem e acharem ratos, caracóis, lesmas e coelhos que estão embaixo da terra. Para obterem o mel que eles tanto gostam, eles se guiam pelos pássaros que os levam até as colmeias de abelhas feitas nas árvores ocas. Quando eles chegam às árvores onde há colmeias, eles usam suas garras e cavam os favos, depois lambem todo o mel e deixam os restos para os pássaros. O ratel é um animal muito destemido e que ataca praticamente qualquer coisa que se movimente perto dele e que pode ser considerado uma ameaça a ele. Ele é um animal muito rápido e que demora apenas cerca de 15 minutos para devorar uma cobra que pode medir até 1, 5 metros.

O acasalamento desse animal não é totalmente reservado para uma única época do ano, mas ele ocorre na maioria das vezes durante os meses de setembro e outubro. Durante o período de gestação, que dura em torno de 6 meses, podem nascer de 1 até 4 filhotes. Os filhotes vão nascer sem pelos, praticamente 100% cegos e sem muita coloração em sua pele. Eles se tornam adultos quando possuem em média 8 meses de vida, mas ficam ao lado de sua mãe até completarem no mínimo 14 meses de idade. A estimativa de vida do ratel é desconhecida, mas estima-se que ela possa ser em torno de 7 a 9 anos, mas alguns indivíduos viveram até 24 anos estando em cativeiros.

Predadores Naturais do Ratel

Alguns acreditam que esse feroz animal não possui predadores naturais pelo fato de ele na maioria das vezes ganhar de seus rivais. Porém essa hipótese não é totalmente verdadeira, pois há relatos de leões e leopardos que atacaram e chegaram a matar um animal dessa espécie. O ratel tenta evitar o contato com esses predadores naturais, se ele estiver em um ambiente e perceber que um desses predadores está próximo ele rapidamente cava um toca para se esconder, mas se caso ele acabar sendo encurralado por seus predadores ele luta contra eles, seja para perder ou ganhar, ele não vai fugir.

Curiosidade: o Ratel Usa Ferramentas?

O ratel é um dos únicos animais existentes que usam ferramentas para auxiliar ele no dia a dia. Um exemplo disso é quando eles usam pilhas de toras como escadas, servindo para ajudar eles a subirem até uma certa altura.

Quer saber mais sobre o ratel? Qual é sua origem e a história que ele carrega por trás dessa aparência feroz? Então acesse este link e leia mais um de nossos textos: Origem do Ratel e História do Animal

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *