Home / Animais / Tudo Sobre o Dogue Alemão: Características e Fotos

Tudo Sobre o Dogue Alemão: Características e Fotos

Já é de conhecimento praticamente geral que o cachorro é um dos animais preferidos dos brasileiros, senão o preferido entre todos os outros existentes em nosso país. Isso porque é extremamente comum vermos pessoas que possuem até mesmo mais de dois cachorros em casa, e isso já está se tornando parte de nossa cultura.

Por esse motivo, está cada vez mais comum a pesquisa por raças específicas de cachorro, já que a melhor ideia é sempre pesquisar um pouco melhor sobre a raça que você está pensando em adotar antes de fazer esse processo de adoção; assim você já está acostumado com certas características do cachorro antes que ele chegue na sua residência.

Porém, nem sempre as informações estão fáceis dessa forma. Isso porque algumas raças e importadas fazem com que seja mais difícil encontrar informações sobre elas na internet, sendo que na grande maioria das vezes as informações encontradas estão em inglês e não são acessíveis.

Portanto, neste artigo decidimos falar de maneira mais específica sobre o cachorro importado conhecido como dogue alemão. Continue lendo o artigo para saber mais sobre as características desse animal, a sua origem, como é o temperamento dele e também como é a sua saúde.

Características do Dogue Alemão

Aprender mais sobre as características específicas da espécie que você está pensando em adotar é essencial para que você crie um bom relacionamento com o cachorro a longo prazo, e também entenda como ele age a curto prazo, de forma que você não possua nenhuma surpresa ou decepção futura.

Por isso, vamos falar agora as características principais do dogue alemão.

  • Estrutura corpórea

Raramente destacamos essa parte da característica física do animal, mas no caso do dogue alemão é impossível falar sobre anatomia sem citar a sua estrutura. Isso porque ele é uma espécie com estrutura extremamente imponente e bem desenvolvida, o que pode até mesmo causar medo em outros cachorros menores.

Dogue Alemã Características
  • Cores

Nesse caso podemos dizer que o dogue alemão é bem versátil e atende a todos os gostos. Isso porque é possível encontrar desde dogues alemães pretos e marrons até brancos com manchas pretas parecidos com dalmatas. Por isso, com certeza isso não será um problema.

  • Altura

Como já dissemos anteriormente essa é uma espécie com uma estrutura muito imponente, e é claro que isso também está relacionado com a altura do animal. Uma característica importante é o fato de que o dogue alemão é considerado a raça de cachorro com maior estatura em todo o planeta, sendo que o mais alto da espécie possui cerca de 1,20m de altura.

Logo, essas são algumas características essenciais para quem quer aprender um pouco mais sobre a aparência desse animal tão bonito e diferente.

Origem do Dogue Alemão

Além de aprender mais sobre a aparência do animal, antes de adotar um ser vivo é interessante que você aprenda mais informações sobre a origem dele. Isso porque a origem do animal influencia diretamente no seu comportamento, ao mesmo tempo que isso fará com que ele aja de acordo com o seu lugar de origem quando estiver no seu lugar de destino.

No caso do dogue alemão fica claro que sua origem é justamente o continente europeu, e mais especificamente a Alemanha. Assim, esse é um animal que está acostumado com climas frios e invernos rigorosos, o que pode fazer com que ele necessite passar por um processo de adaptação quando estiver no Brasil.

Podemos dizer que muito provavelmente o dogue alemão veio para o Brasil durante o período de colonização europeia, e por isso ele já inserido aqui há muitos séculos, mas dificilmente de forma completamente pura.

Assim, caso você queira um dogue alemão 100% puro muito provavelmente irá precisar pagar muito caro por dele, além de gastar muito mais tempo tentando encontrar o animal do que você gastaria para outras espécies.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é a origem dessa raça e como ela veio parar em nosso país com o passar do tempo.

Saúde do Dogue Alemão

Outro fator extremamente importante de se pesquisar antes de adotar qualquer cachorro é a saúde da espécie. Isso porque nem todo mundo tem tempo e dinheiro para cuidar de cachorros que ficam doentes com frequência. Além disso, existem raças que exigem cuidado constante mesmo quando não estão doentes, como é o caso do pug.

Podemos dizer que o dogue alemão não é um cão com expectativa de vida tão alta, isso porque ela varia entre 8 e 10 anos de idade. Além disso, ele possui 3 problemas de saúde principal que podem aparecer ao longo da vida: síndrome de dilatação estomacal (torção gástrica), câncer e cardiopatia.

A primeira doença é muito comum no cachorro, já que ele possui um estômago muito longo para o seu corpo.  Quando a doença ocorre, o estômago do animal incha e acabe se torcendo para caber dentro do corpo, e isso impede a passagem de ar e também a circulação de sangue, fazendo com que o animal precise ser imediatamente levado para o veterinário.

Logo, fica claro que esse é um animal que não possui problemas de saúde frequentes, mas quando ele possui esses problemas tendem a ser mais sérios do que na grande maioria das outras raças.

Temperamento do Dogue Alemão

Por fim, o temperamento do animal demonstra o que ele realmente é. É claro que cada animal possui sua própria personalidade, mas podemos ver mais ou menos qual é o temperamento médio que os dogues alemães possuem ao longo de suas vidas.

Basicamente, esse é um cão que pode ser considerado muito dócil e calmo, apesar de todo o seu tamanho. Por conta do seu temperamento amigável e pelo seu tamanho, esse é um cão que possui instintos de guardar o dono, o que é excelente inclusive para quem tem crianças.

Dogue Alemão e Criança

Você esperava que esse fosse um cachorro agressivo, não é mesmo? Viu como é interessante pesquisarmos mais sobre as raças antes de tomar decisões?

Quer aprender mais informações sobre outros seres vivos? Confira aqui mesmo em nosso site: Araçari-Tirador-de-Leite ou Saripoca-de-Bico-Riscado: Imagens

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *