Home / Animais / Tudo Sobre o Civeta: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre o Civeta: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos conversar sobre um animal não muito conhecido e popular especialmente no Brasil, então fique ligado que este post está recheado de informações interessantes e curiosas que podem ser muito úteis.

A estrela de hoje se chama Civeta, talvez você já tenha ouvido algumas histórias sobre ele por aí, este é o produtor da matéria prima do café Civeta. Já falamos sobre esse café por aqui no post Como é Produzido o Café Mais Caro do Mundo?, hoje vamos focar no animal e conhecer mais sobre ele.

Tudo Sobre o Civeta

Nome científico – Paradoxurus hermaphroditus.

Vulgarmente conhecido como musang ou simplesmente civeta. Está classificado na família Viverridae, onde se enquadram alguns mamíferos carnívoros. Ele é nativo da Ásia, especificamente do Sul e Sudeste. No ano de 2008 foi indicado como animal com baixo potencial de ameaça, por conta dele viver bem em lugares diferentes. Existia na época um grande número desses animais espalhados pelo planeta, por conta disso era bem improvável que a quantidade deles estivesse em declínio. Já no ano de 2012 algumas coisas começaram a mudar, a procura por esses animais aumentou à medida que o café civeta foi se popularizando, com isso a caça também foi crescendo e desde então a possibilidade de ameaça a esses animais ficou mais eminente.

Características do  Civeta

Civeta
Civeta

No geral esses animais se assemelham bastante aos nossos gatos, já o seu focinho é bem diferente deles, estando mais próximos dos focinhos de furões e lontras por ter um formato mais alongado e pontiagudo. Eles medem algo em torno de 43 a 71 cm de comprimento sem contar o rabo, podem pesar algo em torno de 1,4 a 4,5 Kg, uma grande variação não é verdade?

Curiosidades Sobre o Civeta

Esse animal possui uma glândula da qual produz uma substância bastante forte que também foi nomeado como civeta, essa substância é muito utilizada pela indústria de perfumes no mundo, seja como aroma ou como estabilizador. Tanto o macho quanto a fêmea produzem esse líquido. A forma que utilizam para retirar esse líquido dos animais e os matando para tirar essas glândulas perineais, atualmente algumas pessoas para manter esses animais vivos apenas raspam esse material da região.

Algumas associações de proteção aos animais como por exemplo o World Animal Protection se preocupam bastante com essa ação da retirada do material dos animais, menos não abatendo o civeta, a raspagem pode ser considerada uma crueldade. Depois de anos de brigas e contestações algumas coisas vem mudando no mercado, hoje já são encontrados produtos sintéticos que possam substituir esse material com isso a criação de animais especificamente para isso está em queda. Uma empresa que fazia uso desse almíscar é a Chanel, inclusive o material fazia parte da composição do Chanel nº5, a empresa se defende dizendo que desde o ano de 1998 sua matéria prima é sintética.

Habitat do Civeta

Civeta
Civeta

Esses animais na realidade são originários de uma região da África ao sul do deserto do Saara, e por isso conhecida como África subsaariana, também do Madagascar, da Península Ibérica, do sul da China e do Sudeste e Sul da Ásia. Eles apreciam habitar locais de florestas, em regiões de vegetação com poucas árvores e gramíneas e ainda pastagens e matagais de montanhas. Por conta da degradação do meio ambiente, infelizmente esses animais têm visto seu habitat destruído, por esse motivo algumas espécies já se encontram na lista de vulnerabilidade. Podemos citar a espécie civeta lontra que já vê sua população sendo reduzida por este motivo, logo está ameaçada de ser extinta.

Existem algumas espécies desses animais, algumas delas extremamente raras e com quase nenhuma informação descrita, podemos citar a civeta da palma da mangueira que só existe nas florestas ao norte de uma ilha da Ásia chamada Bornéu, inclusive é um dos animais do tipo carnívoros que menos se conhece no planeta.

Alimentação do Civeta

Civeta
Civeta

Saiba que a alimentação desse animal é totalmente diferente do que se espera, animais dessa subordem são normalmente carnívoros, já os civetas tem uma dieta baseada em um pouco de tudo, tanto carne como vegetal e outras espécies que só se alimentam de vegetais. Alguns desses animais se alimentam basicamente de frutas. Outros podem se deliciar com o néctar de flores que é uma excelente fonte de energia para eles. Com a invasão do homem ao seu habitat natural, passaram a ser mais comuns civetas partindo para cima de gados, aves, gatos e coelhos.

Café Civeta

Café Civeta
Café Civeta

Conta a história desse café que descobriram que os grãos encontrados nas fezes deste animal são ainda melhores do que os in natura. Esse café civeta provém de grãos encontrados nas fezes deste animal que se alimentam deles. Eles também se alimentam de frutas, dentro do seu sistema digestivo ocorre uma reação química que transforma o gosto do grão de café. Esse café passou então a ser apreciado no planeta todo, e é muito procurado até hoje, acontece que café tem um custo absurdamente alto. Apenas 500g desses grãos custam em média US$ 600, em algumas cafeterias apenas uma xícara desse café pode custar algo em torno de US$ 100.

A forço desse mercado levou esses animais a cativeiros onde são alimentados apenas por esses grãos, esses civetas acabam por ficar desnutridos devido a alimentação exclusiva que recebe. Nas regiões onde isso acontece não existe fiscalização para atestar a qualidade de vida deles.

Considerações Finais

Infelizmente esses animais continuam perseguidos pelo homem, seja para gerar o café civeta, em outras regiões sua carne é muito apreciada e por isso são caçados. 

Em outros lugares são perseguidos como conta do almíscar para indústria de perfumes. Esperamos que as associações de proteção consigam frear esse extermínio do animal no planeta.

Veja também

Foxhound-Inglês

Tudo Sobre a Raça Foxhound-Inglês: Características e Fotos

Hoje trouxemos mais uma raça de cachorro para vocês, um cão incrível e cheio de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.