Home / Animais / Tritão-dos-Cárpatos: Características, Nome Científico e Fotos

Tritão-dos-Cárpatos: Características, Nome Científico e Fotos

Conhecer a fauna do planeta em que vivemos é uma excelente maneira de entendermos mais sobre o mundo que habitamos e também sobre os animais que estão presentes neles, já que nós também fazemos parte do reino Animalia e por isso influenciamos diretamente na vida de outros seres vivos.

Dessa forma, conhecer mais informações sobre animais menos famosos é ainda mais eficaz, já que você estará aumentando o seu leque de conhecimento e com certeza não há nada mais satisfatório do que conhecer o mundo ao nosso redor.

O tritão dos cárpatos é um animal nem tão conhecido assim, principalmente porque a sua distribuição geográfica nos dias de hoje é bem pequena, podendo ser encontrado em apenas 6 países do mundo: Alemanha, Polônia, Eslováquia, Ucrânia, Romênia e República Checa.

Logo, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o tritão dos cárpatos, um animal que com certeza merece maior destaque do que possui atualmente. Portanto, continue lendo até o final para saber quais são as características dessa espécie, qual é o seu nome científico, o seu estado de conservação atual e também para ver um pouco mais da sua classificação científica ou taxonomia.

Características do Tritão dos Cárpatos

As características dos seres vivos é o que fazem deles o que eles são, e é por isso que sempre devemos estudar esse tópico de maneira mais aprofundada, mesmo que para algumas pessoas ele não pareça tão interessante assim.

Em primeiro lugar, podemos dizer que o tritão dos cárpatos se trata de uma espécie bem pequena que na verdade cabe na palma das mãos, tendo pouco mais de 7 centímetros de comprimento no máximo e pesando poucas gramas.

Em segundo lugar, a coloração dessa espécie pode variar um pouco dependendo do exemplar, mas na grande maioria das vezes as cores variam entre verde claro e preto, e é exatamente por isso que esse animal consegue se ocultar com certa facilidade na natureza.

Tritão dos Cárpatos Características

Em terceiro lugar, ele faz parte da ordem Caudata, o que basicamente significa que esse é um animal que possui cauda durante toda a sua vida.

Por fim, o tritão dos cárpatos pode muitas vezes ser confundido com lagartos e até mesmo com sapos, já que ele é justamente um animal que faz parte da família das salamandras e se trata de um anfíbio.

Portanto, essas são características muito importantes que você com certeza precisa saber sobre o tritão dos cárpatos para entender mais sobre a espécie!

Nome Científico do Tritão dos Cárpatos

O nome científico é uma excelente maneira de estudar um animal de maneira mais profunda, já que é justamente por meio dele que estudamos características como o gênero e a espécie, justamente porque o primeiro termo do nome científico se trata do gênero do animal, enquanto o segundo termo do nome científico se trata da espécie do animal.

Pensando nisso podemos dizer também que o nome científico completo de uma espécie sempre terá dois termos e o nome científico completo de uma subespécie sempre terá três termos, e por meio desses termos podemos descobrir cada vez mais sobre esses animais.

No caso do tritão dos cárpatos podemos dizer que o seu nome científico é Lissotriton montandoni e isso significa literalmente (de acordo com o que já explicamos) que o nome do gênero desse animal é Lissotriton e o nome da espécie é montandoni, assim, formando o nome completo de 2 termos que já explicamos.

Viu como aprender mais sobre o nome científico realmente pode não ser tão difícil e ao mesmo tempo é algo extremamente interessante de se aprender? Temos também a toxonomia, que é onde o nome científico está inserido e veremos mais a seguir!

Estado de Conservação

Nos dias de hoje temos na natureza diversas espécies selvagens desaparecendo justamente porque o ser humano acaba por destruir o habitat dos animais através da caça e também através do aumento desenfreado das comunidades urbanas.

Dessa maneira, estudar o estado de conservação de qualquer ser vivo é uma excelente maneira de prevenir que ele acabe desaparecendo com o passar do tempo, já que quando um animal estiver em risco você saberá e assim poderá fazer algo a respeito.

Basicamente, podemos dizer que atualmente o tritão dos cárpatos encontra-se classificado como LC (least concern – pouco preocupante) de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, e é por isso que podemos afirmar que esse animal não está correndo o mínimo risco de estar extinto nos próximos tempos.

Apesar da notícia ser boa, é importante sempre pesquisar mais sobre o assunto e então garantir que a situação continue dessa forma, já que a caça desenfreada aumenta muito rapidamente e quando paramos para perceber a nossa fauna já está destruída.

Portanto, apesar de não estar presente em muitos locais do mundo, podemos dizer que o tritão dos cárpatos é uma espécie protegida atualmente.

Taxonomia do tritão dos cárpatos

Por fim, da mesma forma que estudar o nome científico de um ser vivo é algo importante, também podemos dizer que é importante estudar mais sobre a taxonomia (ou classificação científica) dele, até mesmo porque o nome científico já está incluso nessa tabela. No caso, confira a seguir a taxonomia do tritão:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Caudata
Família: Salamandridae
Género: Lissotriton
Espécie: Lissotriton montandoni

Lissotriton Montandoni

Como já afirmamos anteriormente, podemos perceber que o tritão é um anfíbio (pois ele faz parte da classe Amphibia), que possui cauda ao longo de toda a sua vida (pois ele faz parte da ordem Caudata) e pertence ao mesmo grupo da salamandra (pois ele faz parte da família Salamandridae).

Portanto, podemos utilizar a classificação científica para entender um pouco mais sobre qual é a relação que o animal possui com outros seres vivos ao redor de todo o mundo e também qual posição ele ocupa na natureza, já que ela serve justamente para agrupá-los e também separá-los.

Gostou de aprender com esse artigo e quer ler mais desse estilo, mas não sabe qual seria o melhor texto para você? Então, leia essa recomendação: Habitat do Tritão – Onde Ele Vive?

Veja também

Como é a Divisão do Corpo da Borboleta?

A borboleta está entre os animais mais belos de toda a natureza. Isso se deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *