Home / Animais / Texto Informativo Sobre a Galinha: Resumo Para Trabalho

Texto Informativo Sobre a Galinha: Resumo Para Trabalho

As galinhas são animais muito presentes em nosso território, principalmente porque é extremamente comum criar galinhas até mesmo nos quintais ao longo de todo o Brasil, tanto por causa de seus ovos quanto por causa de sua carne.

Porém, é muito difícil encontrar informações sobre esse animal de forma simples e bem didática, para que você não precise utilizar diversas fontes de pesquisa ao mesmo tempo.

Portanto, neste artigo faremos um resumo com todas as informações importantes existentes sobre a galinha, assim você poderá fazer seu trabalho com informações bem completas mas de fácil entendimento.

Logo, continue lendo para aprender sobre a galinha e utilizar uma fonte confiável e simples em seu trabalho!

Classificação Científica

Saber a classificação científica da galinha é a parte essencial de qualquer trabalho, principalmente porque ela te dará um maior embasamento científico e também é uma fonte de informações extremamente confiável, já que é utilizada pela ciência no mundo inteiro e não muda com o passar do tempo.

Portanto, vamos ver um pouco mais de informações sobre a classificação científica da galinha para que você entenda ainda mais sobre esse animal de maneira bem simples e científica.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Gênero: Gallus
Espécie: Gallus gallus

Gallus Gallus

Como podemos perceber a galinha se trata de uma ave cordada que faz parte da ordem Galliforme, assim como muitos outros animais que possuem as mesmas características físicas e metabólicas que ela.

Além disso, ela faz parte da família Phasianidae, que acaba se diferenciando em diferentes gêneros, sendo que o da galinha é o gênero Gallus. Após se diferenciar em gêneros, eles irão se diferenciar em espécies, e no caso da galinha essa espécie é a Gallus gallus, o que faz com que seu nome científico também seja esse, já que o nome científico é formado pelo gênero + a espécie do animal.

Viu como a classificação científica não é tão complicada assim? Basta saber interpretar as informações da maneira correta e saber ler bem a tabela, assim tudo fica muito mais simples!

Características Físicas da Galinha

Você com certeza já viu uma galinha, mesmo que apenas por foto. Por isso, algumas características físicas já vêm a nossa mente de maneira simples e sem muito esforço. Porém, sempre existem outras características que acabamos deixando passar despercebidas, como veremos agora.

As galinhas são animais com bicos curtos – assim como suas asas, pernas cheias de escamas e cristas com bastante carne em sua composição. Elas podem possuir várias colorações diferentes, o que irá variar de espécie para espécie.

Geralmente, o galo (macho) costuma ser maior do que a galinha (fêmea) e isso ocorre na grande maioria das espécies desse animal. Apesar disso, essa diferença de tamaho nem sempre é tão grande assim, tudo dependerá da espécie.

Além de tudo isso, o corpo da galinha é coberto por diversas penas, sendo que o seu pé possui 3 dedos que são utilizados como ganchos para que ela consiga se apoiar facilmente.

Portanto, a galinha é um animal de porte pequeno simples de ser domesticada e com características físicas típicas das aves, como as asas por exemplo. Caso você tenha dúvida sobre a galinha voar ou não, continue lendo para entender se ela consegue ou não fazer isso!

Utilidade da Galinha

Por incrível que pareça e apesar de muitas pessoas não saberem, a galinha é o animal doméstico que existe em maior quantidade no mundo, o que explica sua grande popularidade no mundo e o seu baixo preço no mercado quando comparamos o frango com outras carnes.

Uma coisa muito interessante é que em alguns continentes, como a África, 90% das casas possuem criação de galinha! Quem diria, não é mesmo? Mas isso ocorre por um simples motivo: elas são muito úteis para os seres humanos.

Vamos ver agora quais as utilidades que a galinha possui para o ser humano.

Alimento: a galinha é uma fonte de alimento barata e boa, principalmente pelo fato de ela existir em quantidades muito grandes no mundo. É interessante notarmos que ela pode dar 2 alimentos diferentes para o ser humano: o ovo e a carne, e isso explica muito bem por qual razão ela é tão criada em continentes como a África e até mesmo na América do Sul.

Animal doméstico: a galinha já é considerada um animal doméstico (assim como o gato e o cachorro) há muitos séculos, e isso é extremamente interessante, principalmente porque ela seria considerada um animal atípico de ser domesticado. Atualmente, ela é considerada uma companhia para muitas pessoas, assim como os cães e gatos que temos em casa.

Portanto, a galinha é um animal extremamente útil para os seres humanos, tanto por conta do alimento que ela oferece quanto por conta da companhia, já que ela é um animal doméstico presente em um número gigante de casas ao redor do mundo.

A Galinha Voa?

Como você já sabe, a galinha é uma ave; e por isso uma grande dúvida que as pessoas têm é: assim como os pássaros, a galinha consegue voar? A resposta para essa pergunta é simples: sim, mas pouco.

Diferente de pássaros que voam por muito tempo e em alturas gigantescas, a galinha só consegue voar em baixas altitudes (geralmente 1m de altura) e por pouquíssimo tempo, conseguindo ficar no ar no máximo por uma extensão de espaço de 10 metros.

Galinha Voando

Portanto, a galinha é sim um animal que voa, mas ela não pode nem ser comparada com as outras aves que conseguem voar por dias em altitudes extremamente grandes. Isso porque ela não tem ossos pneumáticos desenvolvidos e os sacos aéreos, duas características extremamente importantes para o voo de aves a longo prazo, já que o primeiro deixa o corpo do animal mais leve e o segundo permite que a respiração seja facilitada.

Quem diria que um animal tão pequeno seria tão interessante de se estudar, não é mesmo?

Quer saber mais informações sobre a galinha mas não sabe onde procurar textos de qualidade? Leia também aqui em nosso site: Galinhas Ornamentais Gigantes e em Miniatura

 

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *