Home / Animais / Reprodução do Saola: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Saola: Filhotes e Período de Gestação

Conhecer mais sobre as espécies animais que dividem o nosso ecossistema é uma excelente maneira de perceber o comportamento dos seres vivos e ao mesmo tempo de entender como eles se relacionam como um todo, e não de maneira individual.

Por esse motivo, defendemos que você deve sempre pesquisar mais informações sobre diferentes animais que temos no planeta justamente para que fique cada vez mais fácil entender cada um deles, por exemplo.

O saola é um animal não muito conhecido aqui na América do Sul, e isso se dá principalmente por conta da distância geográfica dele e também porque esse é um animal diferente dos que conhecemos. Porém, ele possui umas características interessantes que você com certeza vai gostar muito de saber.

Dessa maneira, neste artigo vamos te falar de maneira mais aprofundada sobre o saola. Assim, continue lendo o texto até o seu fim para saber exatamente o que é um saola, como funciona o seu período de gestação, como são seus filhotes e também como é o seu habitat.

O que é o Saola?

Em primeiro lugar, é importante que você aprenda de maneira mais profunda o que é esse animal, já que assim todo o resto do estudo fará mais sentido e você terá um contexto maior para entender a fisiologia dessa espécie como um todo.

Assim, podemos dizer de maneira mais simplista que o saola é um bovino asiático que se parece muito com um cavalo. Seu nome científico é Pseudoryx nghetinhensis e popularmente ele também pode ser conhecido como boi de Vu Quang.

Pseudoryx Nghetinhensis
Pseudoryx Nghetinhensis

É extremamente importante aprendermos mais características desse animal porque atualmente ele quase não existe mais na natureza, já que está classificado como “perigo crítico” na Lista Vermelha da IUCN para preservação dos animais e da natureza de maneira geral.

Assim, essa é uma espécie que sempre foi muito visada na Ásia e não conseguiu se procriar na mesma velocidade que a exploração humana, de forma que atualmente eles existem em condições muito diferentes do que suas condições naturais, e claro, muito piores.

Portanto, agora você já conhece mais informações essenciais sobre o saola. Assim, vamos aprender mais sobre o seu período de gestação e os filhotes que nascem dele, justamente para que consigamos também entender por que esse animal não conseguiu se reproduzir tão rapidamente quanto a escala de exploração da espécie avançava.

Período de Gestação do Saola

O período de gestação é extremamente importante para qualquer raça animal. Isso porque sem esse período as espécies não iriam se perpetuar e, consequentemente, os animais também acabariam com o passar das gerações, o que seria um verdadeiro caos para a biodiversidade e a variabilidade genética.

No caso do saola, podemos dizer que seu período de gestação é um dos motivos que fazem com que ele esteja quase instinto, já que a fêmea pode ficar grávida por um período até maior de 9 meses.

A verdade é que atualmente está acontecendo um grande declínio populacional dessa espécie, e temos no dia de hoje uma única fêmea que ainda reproduz que está presente no Laos.

Gestação do Saola
Gestação do Saola

Além de tudo isso, podemos dizer que o período de gestação desse animal é de época, já que ele tende a se reproduzir apenas entre os meses de agosto e setembro, gerando filhotes 9 meses depois.

Portanto, agora já sabemos que a reprodução dessa espécie deveria ser muito mais acelerada para que ela conseguisse sobreviver no mundo que temos atualmente. Porém, é sempre bom lembrarmos que é o ser humano que deve se adequar às necessidades animais, e não o contrário.

Filhotes do Saola

Como já dissemos no tópico anterior o período de gestação do saola tende a durar 9 meses ou até mais, e ele ocorre geralmente entre agosto e novembro. Porém, provavelmente você está se perguntando sobre os filhotes.

Fazendo uma simples conta podemos perceber que os filhotes de saola tendem a nascer abril e junho, de maneira que eles presenciem a época de monção.

Além de tudo isso, fica claro que algumas vezes a fêmea pode dar mais de um filhote, justamente aquelas que acabam por ficar muito mais pesadas do que deveriam.

Saola Fêmea
Saola Fêmea

Porém, um número bem grande de fêmeas desse animal possuem apenas um exemplar por vez, o que acaba fazendo com que esse seja mais um motivo para a espécie não estar conseguindo sobreviver no ambiente natural.

Portanto, já sabemos exatamente quantos filhotes nascem por vez dessa espécie. Além disso, devemos dizer também que muitos acabam por não nascer porque o ser humano mata os filhotes antes de eles se desenvolverem rapidamente, e isso é mais comum do que pensamos.

Habitat do Saola

Por fim, o habitat também é um outro fator que pode ser considerado muito importante e com o passar do tempo e desenvolvimento das cidades ao redor de todo o mundo esse assunto se tornou ainda mais importante.

Isso porque é nele que os animais vivem e cada um possui seu próprio habitat natural, de maneira que quando ele é destruído não cabe mais alternativas para o animal além de ir atrás de um novo habitat.

No caso do saola podemos dizer que ele pode ser encontrado em apenas dois países do continente asiático, e são eles o Vietnã e também o Laos; porém, eles estão presentes na Reserva Natural de Vu Quang no Vietnã, de forma que possam se desenvolver em seu habitat natural sem ameaças.

Dessa maneira, podemos lembrar que no Laos é ainda mais difícil encontrar esse animal, e nos dias de hoje ele é considerado um dos animais mamíferos mais raros que temos na natureza.

Portanto, agora você já sabe informações muito importantes sobre esse animal e com certeza também entende bem melhor o porquê de ele não conseguir se desenvolver de maneira plena e estar muito ameaçado, não é mesmo?

Gostou desse artigo e gostaria de ler outros com conteúdos similares e também muito interessantes? Temos muitos textos para você! Leia aqui mesmo: Cavalo da Mongólia – Características, Nome Cientifico e Fotos

Veja também

Como é a Divisão do Corpo da Borboleta?

A borboleta está entre os animais mais belos de toda a natureza. Isso se deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *