Raça De Cavalo Puro-Sangue Árabe: Características E Fotos

Anúncios

A raça de cavalo Puro Sangue Árabe, como essas fotos nos mostram, tem as características de uma espécie elegante e imponente por natureza.

Mas não é só isso! A essa elegância juntam-se, também, uma excelente força física, velocidade incomparável, beleza das formas, entre outras características que lhe permitiram ultrapassar todas as dificuldades da região de onde é originário, a Península Arábica.

Essa raça era uma das parceiras inseparáveis de beduínos, viajantes, pastores, peregrinos, entre outros indivíduos que necessitassem daquelas excelentes qualidades só encontradas no Puro Sangue Árabe.

Anúncios

Mais tarde, o animal foi introduzido no norte da África, mais especificamente no Egito, Tunísia, Argélia, Marrocos, entre outros países da região.

E sempre com as mesmas características; as características de um animal criado para resistir aos quase 40 graus centígrados dos dias escaldantes daquela região do planeta e os 12, 13 ou 14 graus à noite – o que contribuiu, ainda mais, para torná-los exemplos de resistência e vigor físico.

O Puro Sangue Árabe também foi bastante cobiçado durantes as batalhas da Idade Média, quando eram capturados maciçamente para juntar-se ao cabedal das espoliações às quais os derrotados eram submetidos durante esses eventos.

Mas, apesar de tamanhos predicados, a raça de cavalo Puro Sangue Árabe, mesmo com todas as características que podemos observar nessas fotos, esteve a ponto de ser extinta, não fosse o interesse dos povos europeus em resgatá-los por meio de diversos cruzamentos que os ajudaram a espalhar-se pelos quatro cantos do mundo.

Raça De Cavalo Puro Sangue Árabe, Origens, Características E Fotos

A Península Árabe é a região comumente aceita como o berço da raça Puro Sangue Árabe. Mas existem diversas teorias acerca das suas origens. Como a que as identifica no distante e quase surreal território da Mesopotâmia.

Ou mesmo na Suméria, Fenícia, Cartago, entre outras civilizações quase lendárias que, supostamente, teriam abrigado essa raça há mais de 3.000 a.C., e espalhado-a por toda a região próxima, tornando-a quase como uma extensão da cultura desses territórios.

Há também quem garanta que há mais de 6.000 anos já era possível encontrar esses animais na região; já bastante famosos pelas suas características físicas, elegância, porte esbelto, força, agilidade, inteligência, entre outras características dessa que pode ser considerada a raça de cavalos mais antiga do mundo.

Sobre as características físicas do animal, chama bastante a atenção o singular formato do seu crânio, que o torna inconfundível. – Na verdade o Puro Sangue Árabe, como essas fotos nos mostram, tornou-se um modelo quando o assunto são as características físicas de um cavalo.

Cavalo Puro Sangue Árabe Rajado

Cavalo Puro Sangue Árabe Rajado

Apesar do fato de a ciência não ter “batido o martelo” sobre as suas reais origens (se seria o resultado de cruzamentos programados ou de uma seleção natural), não à dúvidas de que estamos falando de um modelo de perfeição dentro desse gênero Equus.

Uma espécie de matriz de onde são produzidas raças com características únicas! Famosos pela sua resistência e por adaptarem-se tão bem a provas de corridas e de velocidade. Entre outras características não menos marcantes em uma raça de cavalos considerada sem igual na natureza.

As Características Físicas E Psicológicas Da Raça De Cavalo Puro Sangue Árabe

Um pescoço fino, crânio pequeno, um dorso menos arqueado, orelhas pequenas, olhos bastante vivos, uma pelagem entre o alazão e o acastanhado, além de algumas variedades em tordilho e preto, são apenas algumas das características mais marcantes nessa raça de cavalo.

Quanto às suas características psicológicas, o que podemos observar no Puro Sangue Árabe é uma inteligência acima da média, e que o coloca entre as raças de cavalos mais fáceis de serem domesticadas.

O animal é paciente, corajoso, bastante flexível. Talvez pelo fato de ter sido um animal de guerra, presente em praticamente todas as batalhas ocorridas naquele trecho do continente asiático e no norte da África há milênios, o Puro Sangue Árabe desenvolveu as características típicas de um guerreiro.

Na verdade o que se diz é que um adestrador inexperiente se verá em apuros ao tentar dobrá-lo!  Pois ele é capaz de perceber facilmente o medo estampado no rosto do adestrador; a insegurança e a indecisão nos olhos e nos gestos de um novato; e aí então o que se verá é como uma raça de cavalos pode acabar de vez com a reputação de quem quer que se considere um profissional.

Ainda sobre as suas características físicas, podemos notar como os seus olhos grandes e destacados sobressaem-se de forma desafiadora do restante do conjunto. Enquanto os seus contornos de um “cisne” lhe conferem uma elegância exótica e incomum.

Um focinho côncavo e narinas bastante chamativas e mais afastados chamam a atenção já de longe! Além de outras incontáveis características físicas e psicológicas que podem ser observadas nesse animal.

O Puro Sangue Árabe no Brasil

Puro Sangue Árabe Correndo no Haras

Puro Sangue Árabe Correndo no Haras

Já está prestes a completar 200 anos a história dos cavalos Puro Sangue Árabe no Brasil. De acordo com a história, o ano de 1826 marca o início da chegada desses animais ao ambiente tropical das terras brasileiras, especialmente por meio dos esforços do político e estadista brasileiro Assis Brasil.

Consta que os primeiros exemplares do Puro Sangue Árabe a pisar no nosso território teriam sido o Maalek, Mazi e Amir; três espécie praticamente selvagens, acostumadas a viver livres e soltas nos desertos da Península Arábica; mas que, a partir dali, teriam as fazendas brasileiras como a sua nova morada.

E a adaptação desses animais ao Brasil não poderia ter sido mais fácil! Já no ano de 1929 surge o primeiro cavalo da raça Puro Sangue Árabe totalmente brasileiro com todas as características que podemos observar nessas fotos.

E é curioso notar como ele ainda incorporou as características da ginga e do molejo que fariam uma composição curiosíssima com a resistência e a bravura de uma animal do deserto árabe.

Hoje calcula-se que já exista em torno de 35 mil desses cavalos a compor o cabedal desse gênero Equus no Brasil. Grande parte deles, como não poderia ser diferente, como uma espécie de patrimônio da cidade do estado de São Paulo.

Ess que é o maior exportador dessa raça de cavalos e, curiosamente, o maior exportador para diversos países do mundo, inclusive para o Oriente Médio, em uma dessas ironias que são típicas da fauna e da flora brasileira.

Deixe o seu comentário sobre esse artigo e aguarde as nossas próximas publicações.