Home / Animais / Quanto Tempo Demora Para Nascer Uma Larva de Mosca?

Quanto Tempo Demora Para Nascer Uma Larva de Mosca?

Olá, tudo bem? Durante o artigo de hoje, você irá conhecer as larvas das moscas e sua incrível metamorfose até chegar a vida adulta.

Aprenderá sobre os insetos em sua características mais gerais, além de conhecer as moscas de forma mais ampla também.

Preparado(a)? Vamos lá então.

Antes de chegarmos ao ponto principal deste texto, é necessário que você conheça e entenda um pouco melhor sobre as moscas em um panorama mais geral.

As Moscas

Existem hoje, mais de 120 mil espécies delas conhecidas hoje. Pertencente a ordem Diptera, elas vivem em todas as partes do mundo.

Acredita-se que as moscas surgiram no continente africano, seu corpo é dividido em:

  • cabeça com olhos compostos e facetados;
  • abdome;
  • um par de asas;
  • 3 pares de pernas.
Mosca Características

Existem 4 mil facetas em cada um de seus olhos. Isto lhes dá a capacidade de enxergar 360° graus e os auxilia a ter reflexos mais rápidos. Dispõem de metamorfose completa em sua vida, seu ciclo vital dura em média 30 dias.

De maior atividade diurna, elas tendem a dormir durante a noite. Se alimentam de vegetais em fase de decomposição, escarro, pus, fezes, frutas até mesmo açúcar.

Você as encontrará tanto em áreas rurais quanto urbanas, elas podem ser hematrófagas (se alimentam de sangue) e ter boca desenvolvida para isto, ou se alimentarem das coisas acima citados e possuírem boca com capacidade de absorver líquidos.

As Larvas

Usualmente as larvas de moscas demorar 24 horas por dia para nascerem de seus ovos, após saírem deles, elas começam a comer tudo que veem pela sua frente.

Após dois dias, já pesam 100 vezes seu peso de quando nasceu, e assim, começa a se formar seu casulo. Com o casulo formado, elas se enterram no solo.

Depois de 3 a 6 dias ela sai do solo, como mosca adulta e sua metamorfose está completa. Após alguns minutos de saírem da pupa, elas já são capazes de levantar vôo.

Cada fêmea bota 120 ovos aproximadamente, as moscas também são capazes de bater suas asas 330 vezes por segundo.

Seu ciclo sempre será este: ovo, larva, pupa, mosca adulta, morte.

Depois de completar sua metamorfose, as pequenas larvas que se transformaram em moscas, terão de 5 a 8 milímetros e estarão prontas para a vida adulta das moscas.

Devido a sua grande diversidade, dependendo de sua espécie ela será considerada uma praga transmissora de doenças, uma agente de controle biológico que comera pragas, entre outros.

Tipos de Moscas

Como estamos falando sobre moscas e suas larvas, que tal conhecer algumas espécies delas?

  • Mosca varejeira: mosca de cor azul metálico, mede em média 1,2 centímetros. Muito encontrada em corpos em decomposição;
Mosca Varejeira
  • M. caçadora: grande caçadora, pegar suas presas em pleno vôo e as leva para algum local onde irá sugar tudo do corpo de sua vítima. Têm 3 centímetros e é nativa da Ásia, Europa e Norte Africano;
Mosca Caçadora
  • M. típula: de asas compridas e longas, conhecida também como Melga. É encontrada em centros urbanos, contudo não pica humanos;
Mosca Típula
  • M. da fruta: como seu nome diz, esta é uma espécie que se reproduz em frutos e lá deixa suas larvas. É encontrada no Brasil, tem somente 3 milímetros e é amarela.
Mosca da Fruta
  • M. de chifre: uma mosca que trás grande prejuízos para criadores de bovinos em todo o mundo. É considerada uma praga, 90% de suas larvas que nascem, se tornam moscas adultas;
Mosca de Chifre
  • M. negra: Encontrada na Oceania, Ásia e África, foi achada no Brasil em 2001. Mais de 300 tipos de fruta podem se tornar suas hospedeiras.
Mosca Negra

Insetos

Como este artigo está falando sobre insetos, que tal aprender um pouco mais sobre eles?

Os insetos são os animais com maior número de espécies existentes em todo o planeta. São mais 950 mil espécies, das quais 109 mil são brasileiras.

Mestres na arte da adaptação, os insetos existem a ao menos 480 milhões de anos. Porém, qual foi o segredo para que eles sobrevivessem tanto tempo assim?

Graças ao seu tamanho, longo ciclo de reprodução e coisas como seus ovos resistentes, suas asas que os auxiliam a fugir de seus predadores e seu rápido ciclo de vida.

São seres sexuados, e que podem ser divididos em dois grupos: os holometábolos e os hemimetábolos.

O primeiro grupo é composto por insetos que passam por metamorfose completa no decorrer de sua vida, enquanto o segundo grupo tem metamorfose incompleta durante seu ciclo vital.

Seu corpo é dividido em:

  • Cabeça;
  • um par de antenas;
  • olhos compostos;
  • aparelho bucal aparente;
  • abdome;
  • 1 ou 2 pares de asas;
  • três pares de pernas.
Anatomia da Formiga

Compõem a classe insecta e filo Arthropoda, essenciais para o meio ambiente e todo o equilíbrio do ecossistema.

Se quiser saber mais sobre os insetos e sua função no equilíbrio da natureza, acesse este texto da Globo Ecologia.

Curiosidades Sobre as Moscas

Para você que aguentou este texto de forma brava até agora, aqui estão as melhores curiosidades que você irá ver sobre as moscas que você já viu.

  1. As moscas voam a 8 km/h;
  2. elas conseguem bater 20 mil vezes suas asas por minuto;
  3. alguns estudos dizem que as larvas das moscas emitem gases de efeito estufa;
  4. empresas de biotecnologia vendem moscas transgênicas;
  5. entre as doenças que são transmitidas por moscas estão a doença do sono, a disenteria e a micose;
  6. a Mosca Scaptia Plinthina Beyoncea, é uma espécie que foi descoberta em 2012 e seu nome foi uma homenagem para a cantora Beyoncé;
  7. alguns tipos de Moscas são absolutamente herbívoras;
  8. elas surgiram há 65 milhões de anos;
  9. seus pelos são receptores que tem como função perceber movimentos do ar, as ajudando a fugir de seus predadores.

Conclusão

Olá novamente, durante o artigo de hoje você aprendeu sobre o ciclo que as larvas de moscas seguem até chegar em sua fase adulta.

Além disso você entendeu um pouco melhor sobre as moscas em geral e conheceu incríveis curiosidades sobre elas.

Se você ama os insetos, a natureza e Biologia, continue em nosso blog. Você irá amar e não irá se arrepender nem um pouco.

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *