Home / Animais / Quais São os Predadores da Onça e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores da Onça e Seus Inimigos Naturais?

A onça é um animal extremamente conhecido em toda a fauna, principalmente por conta de sua habilidade de caça, sua bela aparência e também seus hábitos do dia a dia, que podem ser considerados muito interessantes quando analisados separadamente.

Mesmo assim, muitas pessoas apenas admiram esse animal e não sabem exatamente quais são suas características, qual o seu comportamento no ambiente em que ela vive, com quais bichos ela se relaciona e muito mais.

Uma pergunta que você pode fazer para si mesmo é: quais são os predadores da onça? Ela possui inimigos naturais? E essa pode ser uma pergunta simples de se responder ou também complicada, tudo irá depender de como paramos para pensar no tema.

Portanto, neste artigo focaremos principalmente na onça e a cadeia alimentar em que ela está inserida. Por isso, vamos ver um pouco mais de informações sobre os predadores da onça e seus inimigos naturais, assim como o seu modo de caça. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

Predadores da Onça

Já podemos dizer logo de cara que a onça na verdade não é um animal que possui predadores, e isso pode ser explicado muito facilmente: ela está presente no topo de sua cadeia alimentar, o que significa que nenhum animal pode caçá-la.

Isso significa basicamente que a onça pode caçar todos os animais que quiser, mas nenhum animal se atreve a caçá-la, e por isso a sua população de exemplares nunca diminui por conta de outros animais, já que o normal é que os indivíduos da espécie morram de causas naturais.

Onça se Alimentando
Onça se Alimentando

Porém, não é porque a onça não possui predadores na natureza que ela não possui inimigos na natureza, o que é algo bem diferente. Um caçador, por exemplo, não é necessariamente um predador natural.

Por isso, vamos ver um pouco mais sobre os inimigos que a onça deve enfrentar no seu dia a dia para continuar existindo e não correr o risco de ser extinta com o passar do tempo, que é o que está acontecendo com a maioria das espécies animais.

Inimigos da Onça

Você se engana em pensar que os animais são os inimigos da onça; como já dissemos, esse animal não possui inimigos naturais pois se encontra no topo da cadeia alimentar. Apesar disso, podemos dizer que a onça possui inimigos não naturais: os seres humanos, mais especificamente os caçadores e os desmatadores.

Isso porque a onça pintada faz parte do grupo dos Big Five do Pantanal, o que significa que ela é um dos 5 animais mais difíceis de serem caçados. Teoricamente, isso deveria diminuir o número de onças sendo caçadas, mas na realidade esse número aumentou muito.

O número de onças caçadas aumentou muito porque os caçadores encaram essas estatísticas  como um desafio, e assim mais onças pintadas começaram a serem caçadas com o passar do tempo, fazendo com que o ser humano seja o verdadeiro inimigo desse animal, e não os animais.

É interessante lembrarmos, porém, que essa é uma luta desigual. Enquanto o ser humano utiliza armas de caça, a onça luta de acordo com a sua natureza. É claro que nenhum ser humano ganharia uma luta com uma onça, logo, o ser humano é um inimigo não natural e também injusto.

Portanto, podemos dizer que a onça se encontra na cadeia alimentar e nenhuma animal consegue caçá-la, mas apesar disso, o ser humano ainda é o seu principal inimigo na natureza, mesmo sendo um inimigo não natural.

Como a Onça Caça

Já dissemos várias vezes que a onça possui diversas habilidades de caça, e isso realmente é verdade. Porém, você sabe quais são as técnicas que a onça utiliza para caçar os animais de maneira mais simples e cômoda? Vamos ver exatamente isso agora!

Esse é um animal que dificulta as pesquisas, já que a onça costuma caçar no período da noite. Geralmente, a tática que ela utiliza é o ataque surpresa, o que significa que ela fica observando a sua presa até que ela esteja distraída o bastante para ser atacada. Além disso, a onça pode também atacar de maneira extremamente rápida, de forma que a presa não tenha para onde fugir.

Para ter hábitos de caça tão bons, podemos dizer que a onça possui 3 sentidos muito aguçados e evoluídos: a audição, o olfato e a visão. Os 3 trabalhando em conjunto fazem com que ela seja uma excelente caçadora.

Portanto, esses são os hábitos de caça da onça, uma das maiores predadoras do mundo e um dos animais que estão presentes no topo da cadeia alimentar de locais como o pantanal.

Presas da Onça

Por fim, já falamos bastante sobre como a onça caça e também quais são os seus hábitos e a sua posição com relação a predadores, mas não dissemos exatamente quem são as presas da onça, já que ela se encontra no topo da cadeia alimentar. E é exatamente isso que veremos agora.

As principais presas da onça são: veados, antas, cobras, coelhos, capivaras e até mesmo peixes, já que ela consegue nadar. É importante lembrarmos que obviamente a onça possui hábitos alimentares carnívoros.

Portanto, esse é um animal que tem acesso a literalmente todos os outros animais presentes no seu habitat natural na hora de se alimentar, e é exatamente por isso que a alimentação dela é extremamente diversificada e varia até mesmo de acordo com o habitat em que ela está inserida, o que mostra como ela é ainda mais interessante do que pensamos.

Você sabia que o único predador da onça existente no mundo é o ser humano? Informações como essas são importantes para que a gente tenha uma maior consciência com relação à nossa participação na fauna animal e também no impacto gigante que causamos nela, mesmo quando não sabemos que o causamos.

Quer saber ainda mais informações interessantes e de qualidade sobre a onça, mas não sabe exatamente onde encontrar na internet? Sem problemas, sempre temos os melhores textos para você. Leia também em nosso site: Onça pintada em extinção? Por quê? Qual o grau de risco?

Veja também

Barata Caseira

Quantas Espécies de Baratas Existem no Mundo?

Por muito tempo desprezada pelos proprietários, a barata é mais do que apenas uma praga …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *