Home / Animais / Quais São os Animais Monotremados?

Quais São os Animais Monotremados?

Quando paramos para analisar o Planeta Terra como um todo podemos perceber que a variedade de espécies existente é muito grande, principalmente se levarmos em consideração que cada um dos continentes possui a sua própria fauna com suas próprias características.

Assim, a grande verdade é que não existe uma fauna única em nosso planeta, mas sim diversas faunas diferentes que podem se complementar ou se excluir dependendo do tipo de relação que os animais mantém.

Um grande exemplo disso é a Oceania, que ficou geograficamente separada do mundo após a Pangeia e por esse motivo possui espécies animais completamente diferentes daquelas que estamos acostumados a ver, como os monotremados.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais profunda e específica sobre os animais monotremados. Continue lendo o texto até o final para saber exatamente o que são os animais monotremados, onde eles podem ser encontrados e quais são os animais monotremados.

O Que É Um Animal Monotremado?

Nem mesmo nas escolas o termo “monotremado” é levado muito em consideração, e é por isso que muitas pessoas não sabem exatamente o que essa palavra significa e muito menos o que seria um animal que apresenta essa característica, já que o termo pode ser um pouco complexo.

De maneira básica e resumida, podemos dizer que os animais monotremados são todos aqueles que possuem a mesma abertura corporal para ser utilizada pelo sistema digestória, reprodutor e também urinário, e é exatamente daí que vem o termo “mono” que faz referência a apenas um.

Além disso, podemos também dizer que eles colocam ovos assim como os répteis, mas acabam sendo classificados como mamíferos por conta de algumas características corporais, como por exemplo as glândulas mamárias e também o corpo coberto de pelos.

Logo, falando em termos científicos eles são animais mamíferos ovíparos que possuem cloaca, ou seja, a cavidade onde saem elementos como fezes, esperma e ovos. que nesse caso é apenas uma já que eles são monotremados.

Portanto, agora você sabe exatamente o que são os animais monotremados.

Ornitorrinco

Você com certeza já leu pela internet a máxima “o ornitorrinco é o único mamífero do mundo que põe ovos” isso é parcialmente verdade, já que citaremos um outro animal que também faz isso.

Porém, o ornitorrinco é um dos dois animais monotremados que sobraram em nosso mundo, e isso significa que ele possui a mesma cloaca para se reproduzir, se alimentar e também fazer suas necessidades.

Ele é conhecido principalmente por conta do seu bico característico com coloração preta. Além disso, podemos dizer que esse animal costuma ter entre 40 e 45cm e possui o corpo todo coberto por pelos de coloração misturada.

Algo interessante é que esse bico possui uma utilidade: ele funciona como uma espécie de sensor na hora do ornitorrinco sair para caçar outros animais, como por exemplos pequenos seres invertebrados.

Ornitorrinco
Ornitorrinco

Além de tudo isso, podemos dizer que uma curiosidade sobre esses animais é que a fêmea possui glândulas mamárias mas não possui mamilos, e é por isso que o leite tende a sair por meio dos pelos presentes na barriga da mãe da ninhada, e é por lá que os filhotes se alimentam.

Portanto, este é o primeiro animais considerado monotremado que ainda existe nos dias de hoje, já que a tendência é que eles desapareçam por conta da evolução das espécies.

Equidna

A equidna possui um corpo que pode ser facilmente confundido com aquele do corpo espinho, mas a verdade é que esses animais são muito diferentes uns dos outros.

As equidnas são bem menores do que os porcos-espinho, já que elas medem no máximo 17cm de comprimento e pesam entre 4 e 5 quilos, tudo dependendo do tipo de alimentação que levam.

Além disso, esse animal se alimenta na grande maioria das vezes de insetos como as formigas e também de cupins.

A amamentação da equidna funciona de maneira diferente daquela do ornitorrinco, já que ela tende a criar uma bolsa no corpo durante a gestação e dessa maneira os filhotes ficam nessa bolsa após nascer, e é lá que o leite fica disponível.

Equidna
Equidna

É interessante notarmos que a equidna também bota ovos assim como o ornitorrinco, e é exatamente por isso que não podemos considerar que ele é o único mamífero que bota ovos.

Logo, essas são algumas características interessantes desses dois animais considerados monotremados que você provavelmente ainda não conhecia, principalmente porque eles vivem isolados do resto do mundo.

Mas afinal, onde esses animais podem ser encontrados na natureza?

Onde Os Monotremados Vivem?

Já dissemos várias vezes que esses animais vivem isolados na natureza, mas provavelmente ainda não ficou claro onde eles vivem e onde podem ser encontrados.

Como já dissemos no começo do artigo, a Oceania é um continente que ficou muito isolado ao longo de todo o tempo após a Pangeia, e é por isso que ela possui espécies animais completamente diferentes das nossas ao mesmo tempo em que não possui diversas espécies que possuímos.

Pensando nisso, fica mais do que claro que os monotremados podem ser encontrados na Oceania. Nesse caso, cada um possui um local específico.

  • Ornitorrincos: os ornitorrincos podem ser encontrados de maneira mais específica na Austrália e de maneira mais específica, nas ilhas da Tasmânia.
  • Equidna: existem duas espécies diferentes desse animal, e elas podem ser encontradas na Papua Nova Guiné e também na Austrália.

Logo, os dois animais existem na Austrália, mas o ornitorrinco existe na Tasmânia enquanto a Equidna existe na Papua Nova Guiné. Portanto, são esses locais onde devemos procurar esses animais.

Você já sabia da existência dos monotremados? Sabia por qual motivo a Oceania possui animais que consideramos estranhos? É por isso que devemos sempre estudar para conseguirmos aprender ainda mais sobre tudo!

Gostou do artigo e gostaria de aprender mais informações úteis e também muito interessantes sobre outros animais que temos em nosso planeta, mas não sabe muito bem onde encontrar os melhores artigos para aprender mais? Nenhum problema! Para isso, continue lendo aqui mesmo em nosso site: Alimentação Do Silky Terrier Australiano – O Que Eles Comem?

Veja também

Saola - Unicórnio Asiático

Comportamento do Saola: Hábitos e Modo de Vida do Animal

O Saola é um tipo de antílope que é encontrado nativamente nas florestas da fronteira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *