Home / Animais / O que é uma Harpia na Mitologia?

O que é uma Harpia na Mitologia?

Os animais são habitantes antigos do nosso planeta. Estima-se que os primeiros invertebrados tenham surgido a cerca de 650 milhões de anos atrás. No caso dos vertebrados, os primeiros indivíduos teriam aparecido a 520 milhões de anos atrás.

Os primeiros homens descreviam a história de suas caçadas através de arte rupestre na parede das cavernas. Posteriormente, alguns dos animais foram integrados ao processo de domesticação. Outros animais, principalmente os mais selvagens, começaram a compor lendas e crendices populares. A participação mitológica dos animais pode ser observada nas culturas indígena, hindu, egípcia, nórdica, romana e grega.

Na mitologia grega, mais precisamente, algumas das famosas figuras animalescas são as quimeras, minotauro, pegasus, hidra e, é claro, as harpias.

Harpia na Mitologia
Harpia na Mitologia

Mas, afinal, o que é uma harpia na mitologia?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Animais na Mitologia Grega

Leão de Neméia
Leão de Neméia

O leão de Neméia era uma figura bastante famosa nos contos gregos, frequentemente citado dentro dos 12 trabalhos de Hércules. Este leão era encontrado nos arredores de Neméia e possuía uma pele invulnerável a armas humanas, assim como garras capazes de perfurar qualquer armadura. De acordo com a mitologia, foi morto por Hércules através de estrangulamento.

O minotauro é a figura animalesca mais famosa da mitologia grega e uma das mais famosas do mundo. É caracterizado como uma criatura com cabeça de touro e corpo de homem. Como possuía uma natureza violenta, comendo carne humana com frequência, foi sentenciado à prisão no labirinto de Knossos. Foi morto por Teseu, o qual curiosamente foi enviado como sacrifício para alimentar o monstro.

O pégasus lindíssimo cavalo branco alado que pertence a Zeus. Teria sido utilizado pela primeira vez por esse deus para transportar o relâmpago até o  Olimpo.

Quimera
Quimera

A quimera pode ser considerada uma das criaturas mitológicas mais peculiares, uma vez que é formada por partes de vários animais diferentes. Ela teria o corpo e a cabeça de leão, uma cabeça adicional de cabra e uma serpente na cauda. Todavia, como a mitologia grega antes de ser registrada era repassada por meio de relatos de uma pessoa para outra, existem relatos com descrição diferente. Nesses outros relatos, a quimera teria apenas 1 cabeça de leão, sendo o seu corpo o de uma cabra; assim como uma cauda de dragão.

Hidra
Hidra

A hidra também é descrita como um dos 12 trabalhos de Hércules. A criatura consiste em uma serpente com 9 cabeças e capacidade de regeneração. Hércules a venceu cauterizando com fogo o local onde as cabeças foram cortadas.

Centauro
Centauro

O centauro também é uma criatura mitológica bastante famosa. Possui as pernas de cavalo; enquanto a cabeça, braços e dorsos são de um homem.è referido como uma criatura sábia e nobre com dom de cura e habilidade para guerrear. Muitas literaturas fantásticas utilizam de sua figura, como é o caso das obras de Harry Potter.

O que é uma Harpia na Mitologia?

Na mitologia grega, as harpias eram descritas como aves de grande porte (aves de rapina) com rosto de mulher e seios.

O poeta oral Hesíodo descrevia as harpias como irmãs de Íris; filhas de Electra e Taumante. De acordo com os relatos, existiam 3 harpias a Aelo (conhecida como a harpia borrasca).. a Celeno (conhecida como a harpia obscura) e a Ocípete (conhecida como a harpia rápida no voo).

As harpias também são mencionadas na famosa história de Jasão e dos argonautas De acordo com este conto, as harpias teriam sido enviadas para punir o rei cego Fineu (causando-lhe danos e roubando toda a sua comida). Todavia, os argonautas salvaram o rei, que os recompensou.

A Harpia na Mitologia - Curiosidades
A Harpia na Mitologia – Curiosidades

No poema épico Eneida (escrito no século I a. C.), Virgilio descreve que as harpias estariam morando em um dos arquipélagos da Grécia, mais precisamente no arquipélago de Estrófades, possivelmente em uma gruta.

Um pouco similares às harpias eram as sirenes. Estas criaturas também possuíam cabeça humana em corpo de ave, mas, no caso, produziam um efeito similar ao das sereias: atraiam os marinheiros através de seus cantos, para depois assasiná-los.

Harpia na Natureza: Conhecendo a Espécie

Na natureza, a harpia (nome científico Harpia harpyja) também pode ser conhecida pelos nomes de gavião-real, cutucurim, uiraçu-verdadeiro e tantos outros. Possui peso corporal de até 9 quilos; altura de 550 a 90 centímetros; e envergadura de 2,5 metros. É uma ave tão grande que pode transmitir a sensação de que, na verdade, é uma pessoa disfarçada.

Machos e fêmeas possuem uma crista de penas largas que são levantadas ao ouvir qualquer ruído.

Possui garras extremamente resistentes e compridas. É adaptada para voos acrobáticos em florestas de espaço fechado.

As fêmeas são mais pesadas do que os machos, uma vez que pesam entre 6 a 9 quilos; ao passo que, para os machos, este valor está compreendido entre 4 a 5,5 quilos.

Em relação aos hábitos alimentares, são animais carnívoros, cuja dieta é composta por pelo menos 19 espécies, entre aves, macacos e preguiças. A caçada é feita através de curtas e rápidas investidas.

Animais em Outras Mitologias

As sereias são criaturas presentes em várias mitologias, dentre elas a grega. São descritas como criaturas metade mulher, metade peixe, cujo canto é capaz de hipnotizar marinheiros e pescadores e leva-los ao fundo dos mares. No folclore brasileiro amazônico, a mesma está presente através da famosa Iara ou mãe d’água.

Outras lendas brasileiras envolvendo criaturas com traços animais são a mula- sem-cabeça, o bumba meu boi e o boto (lenda amazônica).

Na mitologia egípcia, grande parte dos deuses possuía rosto de animais, como é o caso da deusa Bastet, deus Hórus e, o mais famoso de todos: o deus Hanúbis (com rosto de cachorro).

Deus Hanúbis
Deus Hanúbis

No hinduísmo, há uma grande infinidade de deuses, sendo que um dos mais famosos no mundo inteiro é o deus Ganesha Esta divindade possuiria rosto e corpo de elefante, assim como muitos braços. É considerado o deus dos obstáculos e da boa fortuna, sendo frequentemente invocado em casamentos ou grandes empreendimentos.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre as harpias e sobre outras figuras mitológicas de animais, nosso convite é para que se sinta à vontade para conhecer também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

COELHO, E. Fatos Desconhecidos. As 10 criaturas mais incríveis da mitologia grega. Disponível em: < https://www.fatosdesconhecidos.com.br/as-10-criaturas-mais-incriveis-da-mitologia-grega/>;

GIETTE, G. Hypeness. Harpia: um pássaro tão grande que alguns pensam que é uma pessoa fantasiada. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2019/10/harpia-um-passaro-tao-grande-que-alguns-pensam-que-e-uma-pessoa-fantasiada/>;

ITIS Report. Harpia harpyja. Disponível em: < https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=560358#null>;

Wikipédia. Harpia. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Harpia>;

Wikipédia. Harpia harpyja. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Harpia_harpyja>;

Veja também

Alimentação do Vombate: O que Eles Comem ?

Os vombates são animais marsupiais pertencentes à família taxonômica Vombatidae, a qual abriga um total …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *