Home / Animais / Nicho Ecológico, Nome Científico do Urso Polar e Ficha Técnica

Nicho Ecológico, Nome Científico do Urso Polar e Ficha Técnica

A fauna mundial é extremamente diversificada e nós temos alguns animais nunca vistos antes no mundo pelas pessoas; ou seja, animais que existem, mas que ao mesmo tempo estão esquecidos pelas pessoas e por isso são deixados de lado em detrimento de outros animais mais famosos.

Porém, alguns animais são completamente o contrário: eles conquistam as pessoas ao seu redor e por isso possuem grande fama, geralmente por terem alguma característica que os destaquem completamente ou então por serem fofos, como é o caso do urso polar.

O urso polar é um animal mundialmente amado por conta de todo o seu tamanho e também da sua fofura, admirada por muitas pessoas. Mesmo assim, é comum que as pessoas não saibam nenhuma informação sobre esse animal além de comol é a sua aparência.

Pensando nisso, neste artigo falaremos mais especificamente sobre o urso polar. Continue lendo o artigo para se aprofundar nos estudos e saber um pouco mais sobre nicho ecológico, nome cientifico e também a ficha técnica do animal.

Ficha Técnica Do Urso Polar – Classificação Cientifica

Antes de mais nada, vamos iniciar nossos estudos estudando um pouco mais sobre a ficha técnica do urso polar. Dessa forma, podemos ver exatamente como esse animal está classificado na natureza e muitas outras características interessantes com relação a ele.

A classificação cientifica é essencial, ela é obviamente feita por cientistas e imutável, mudando apenas de espécie para espécie. Por isso, vamos ver agora um pouco mais sobre a classificação cientifica do urso polar.

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Ursidae

Gênero: Ursus

Espécie: Ursus maritimus

Logo, apenas por meio da classificação cientifica já podemos perceber diversas características importantes com relação a esse animal.

Em primeiro lugar, podemos perceber que ele pertence a ordem Carnivora, o que significa basicamente que ele possui hábitos alimentares carnívoros e por isso se alimenta apenas de animais ao longo de toda a sua vida.

Em segundo lugar, podemos dizer que ele faz parte da família Ursidae, e por isso se trata de um ursídeo, o que já fica claro quando levamos em conta o seu nome popular.

Por fim, podemos também prestar atenção no nome Ursus maritimus, que é o nome de sua espécie e indica que ele também possui hábitos marinhos, já que se trata de um urso polar.

Portanto, essas foram algumas das características que pudemos observar apenas por meio da ficha técnica do urso polar; você sabia que era possível descobrir tanto sobre um animal apenas por meio de sua classificação cientifica dessa forma?

Nome Cientifico Do Urso Polar

Um dos componentes presentes na ficha técnica de qualquer ser vivo é o nome cientifico, já que ele é o nome universal para indicar qualquer ser vivo e ele não se modifica de acordo com o idioma, o que é essencial para universalizar a linguagem da ciência.

Antes de mais nada, devemos explicar a estrutura do nome cientifico. Basicamente ele é binomial, o que significa que o nome em si é formado por 2 nomes. O primeiro nome presente é o gênero, que deve ser sempre representado pela primeira letra maiúscula; o segundo nome presente é a espécie, que deve ser sempre representada por todas as letras maiúsculas.

Pensando nisso, já sabemos que qualquer animal terá no mínimo dois nomes quando estamos falando do nome cientifico de uma espécie.

No caso do urso polar, como já dissemos o seu nome científico é Ursus maritimus, e isso significa que ele faz parte do gênero Ursus junto com outros ursos e ao mesmo tempo, mais especificamente, faz parte da espécie maritimus; logo, Ursus maritimus é o nome cientifico.

Quem diria que apenas um nome cientifico poderia carregar tantas informações com relação a um animal, não é mesmo? É exatamente por isso que ele é tão útil e interessante para a ciência.

Nicho Ecológico Do Urso Polar

O urso polar é um animal que atualmente possui um nicho ecológico bem restrito, principalmente por conta de suas ameaças na natureza, que fazem com que a espécie em si fique ameaçada de extinção.

Em primeiro lugar, podemos dizer que o urso polar possui como habitat principal o Polo Norte, já que ele está muito adaptado ao clima extremo do frio, e por isso esse é o seu habitat natural ideal.

Em segundo lugar, podemos também notar que ele se alimenta de outros animais, já que se trata de uma espécie carnívora, e isso significa basicamente que o seu nicho ecológico de caça são outros animais marinhos, principalmente os peixes.

Além disso, podemos dizer também que esse animal está completamente adaptado ao clima do Polo Norte, e por isso as temperaturas extremamente baixas nem são sentidas pelo animal, claramente um presente da evolução.

Portanto, essas são algumas das características do nicho ecológico do urso polar!

Curiosidades Sobre O Urso Polar

Por fim, podemos dizer que aprender por meio de curiosidades pode ser extremamente interessante, principalmente depois de ler todo esse artigo com bastante conteúdo. Por isso, vamos ver agora algumas curiosidades que podemos citar com relação ao nicho ecológico do urso polar.

  • O macho do urso polar pode chegar a pesar 800kg, ou seja, quase uma tonelada no total;
  • A fêmea do urso polar é mais leve, e por isso ela pode chegar a pesar apenas 300kg, menos da metade do peso do urso macho;
  • A pelagem do urso polar não é branca, mas sim transparente. A cor branca que vemos nada mais é do que o reflexo da luz em seus pelos;
  • Além de tudo, a pelagem branca é excelente para que o urso polar consiga se camuflar no gelo e na neve;
  • O urso polar em condições normais não hiberna no inverno assim como os outros, mas sim continua caçando normalmente.

Você já conhecia essas curiosidades sobre o urso polar? Quem diria, não é mesmo?

Quer saber ainda mais informações interessantes sobre o urso polar e não sabe onde procurar o artigo correto? Sem problemas! Leia também em nosso site: Urso Polar – Filo ou Divisão? Gênero e Reino

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *