Home / Animais / Lista dos Tipos de Doninha: Espécies com Nome, Habitat e Fotos

Lista dos Tipos de Doninha: Espécies com Nome, Habitat e Fotos

O Brasil é um país com uma natureza extremamente diversificada e rica, e por esse motivo somos conhecidos mundialmente, principalmente quando o assunto é nossa tão amada e reconhecida Floresta Amazônica, que possui uma variedade vegetal e animal de causar inveja a muitos países.

Assim, são diversas as espécies de seres vivos que habitam o nosso território, e é claro que isso inclui desde os animais até as plantas, que existem por toda a extensão do território e são responsáveis por trazer mais diversidade ao nosso país e também por melhorar a qualidade de vida ao nosso redor.

Porém, a verdade é que essa grande variedade de espécies acaba gerando confusão na mente de muitas pessoas, já que é praticamente impossível conhecer todas essas espécies de maneira mais profunda, e pior ainda, muitas vezes a população acaba até mesmo confundindo as espécies existentes.

Mesmo assim, existem alguns animais que se destacam de todos os demais e acabam ganhando maior visibilidade mesmo com todas as outras espécies coexistindo junto, o que é exatamente o caso da doninha, um pássaro muito conhecido ao longo de todo o nosso território.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica e detalhada sobre a doninha. Continue lendo o texto para saber exatamente qual é o habitat desse animal e também quais são as espécies que podem ser popularmente chamadas de “doninha”, já que existe mais de uma espécie desse ser vivo e muitas pessoas não sabiam disso.

Habitat da Doninha

O habitat de um ser vivo é literalmente o local em que ele passa toda a sua vida, cresce e também se reproduz, e é exatamente por isso que estudar o habitat das espécies que estão sendo discutidas é essencial para que você tenha uma visão bem ampla sobre o ser vivo em questão.

Logo, vamos falar agora de modo mais detalhado como é o habitat da doninha, e principalmente, onde esse pássaro pode ser encontrado de maneira simples.

Em primeiro lugar, devemos citar um fato interessante: a doninha é um dos (senão o) animais carnívoros que mais estão espalhados pelo mundo, o que significa basicamente que muitos exemplares dessa espécie existem e ela está por todos os lugares, assim, você já sabe que esse é um animal que pode ser encontrado com uma certa facilidade na natureza.

Em segundo lugar, a verdade é que a doninha pode ser encontrada em 4 continentes diferentes ao redor de todo mundo, são eles: Ásia, Europa, África e América, sendo que ela não está presente em todos os territórios desse continente, mas sim ocupam uma área considerável em todos eles, estando presente em mais de um país.

Em terceiro lugar, é interessante notarmos que esse é um animal que gosta de habitats mais escondidos, e por isso muitas vezes fica até mesmo difícil contabilizar o número de habitats que a doninha possui em cada local, já que até mesmo encontrá-los não é uma tarefa tão simples.

Por fim, na fase adulta a doninha tende a construir seu habitat junto com seu par, o que mostra que esse é um animal com características mais “românticas” do que grande parte dos que já estudamos anteriormente.

Mustela Nivalis

Mustela Nivalis
Mustela Nivalis

Essa espécie é conhecida popularmente como doninha anã, e como o próprio nome já deve deixar claro, ela é uma das menores espécies de doninha existentes atualmente em todo o mundo, pelo menos das espécies que os cientistas conhecem.

Isso porque essa espécie costuma a medir no máximo 25 centímetros de comprimento para o macho e 20 centímetros de comprimento para a fêmea, sendo que ambos estão na fase adulta e essa medida é menor do que uma régua.

Além disso, o tamanho reflete também no peso dessa espécie, já que o macho pode chegar a pesar em sua fase adulta 250g, enquanto a fêmea pesa cerca de metade disso no máximo, chegando a 120g também em sua fase adulta.

Além de tudo isso, podemos dizer que, provavelmente por conta de seu tamanho, essa doninha é extremamente rápida e consegue escapar de presas com uma facilidade de dar inveja, o que é um ponto positivo para essa raça!

Por fim, podemos também dizer que ela pode ser encontrada no Brasil de maneira bem simples, apesar de também ser confundida com outras espécies de doninha que temos ao longo de todo o território.

Mustela Altaica

Mustela Altaica
Mustela Altaica

Essa espécie é conhecida de maneira popular como doninha das montanhas, e possui muitas diferenças da doninha anterior, podendo ser reconhecida com grande facilidade quando paramos para comparar as duas.

Como já dissemos anteriormente as doninhas podem ser encontradas com facilidade ao longo de todo o mundo, mas nesse caso essa espécie apenas pode ser encontrada na Ásia, mais especificamente nas regiões com muitas montanhas presentes principalmente na porção leste do continente asiático.

Apesar de continuar sendo um animal pequeno, essa espécie ainda é maior do que a que citamos anteriormente, já que ela pode chegar a medir 35 centímetros ou mais ao longo de sua vida, sendo que dessa medida 10cm fazem parte da cauda do animal.

Portanto, agora você já conhece uma outra espécie muito interessante de doninha existente no mundo, e que provavelmente muitas pessoas não fazem a menor ideia de que exista!

Mustela Sibirica

Mustela Sibirica
Mustela Sibirica

Uma outra espécie muito popular entre as doninhas é essa conhecida popularmente como doninha siberiana, que possui uma aparência bem parecida com a espécie que citamos anteriormente, a doninha das montanhas.

Como o próprio nome já diz e deixa bem claro, essa é uma doninha que pode ser encontrada nas regiões sibéricas, mais especificamente desde a Rússia até o Tibete, e é exatamente por isso que ela possui hábitos bem diferentes das demais, já que ela habita principalmente regiões de climas mais severos.

Logo, essa é uma outra espécie de doninha que com certeza vale muito a pena estudar de maneira mais profunda, já que ela é parecida na aparência, mas possui hábitos e modos de vida muito diferentes das outras espécies de doninhas que estamos acostumados a ver!

Quer ler mais informações sobre outros seres vivos? Leia também em nosso site: Ciclo de Vida do Husky Siberiano: Quantos Anos Eles Vivem?

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *