Home / Animais / Lagarto-de-Contas: Características, Hábitat e Nome Científico

Lagarto-de-Contas: Características, Hábitat e Nome Científico

Encontrado principalmente no México e no Sul da Guatemala, o lagarto-de-contas (nome científico Heloderma horridum) é uma espécie de lagarto peçonhenta pertencente ao mesmo gênero do famigerado Monstro-de-Gila (nome científico Heloderma suspectum).

Também pode ser conhecido pelo nome de lagarto frisado mexicano. A primeira descrição da espécie consta do ano de 1829.

Infelizmente, a espécie é alvo frequente de ações de caça ilegal, e a escassez de indivíduos na natureza pode elevar ainda mais o seu preço perante os colecionadores. Tal lagarto está protegido pela legislação da Guatemala.

Possui glândulas de veneno, as quais, na verdade, são glândulas salivares modificadas. A hemotoxina deste veneno é considerada fraca e raramente resulta em mortes humanas, embora possa causar insuficiência respiratória.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o lagarto-de-contas, em termos de suas características, hábitat e comportamentos comuns.

Então venha conosco e boa leitura.

Lagarto-de-Contas: Taxonomia

A classificação científica para o lagarto-de-contas obedece à seguinte estruturação:

Heloderma Horridum
Heloderma Horridum

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Reptilia;

Ordem: Squamata;

Família: Helodermatidae;

Gênero: Heloderma;

Espécie: Heloderma horridum.

Lagarto-de-Contas: Características, Hábitat e Nome Científico

Quando adultos, tais lagartos podem medir entre 57 a 91 centímetros de comprimento- sendo consideravelmente maiores do que o monstro-de-Gila, o qual mede entre 30 a 56 centímetros.

Além de maiores, estes lagartos são também mais pesados do que o monstro-de-Gila, uma vez que possuem um peso médio de 800 gramas. No entanto, já foram encontrados indivíduos com valores entre 2.000 a 4.000 gramas.

Machos são um pouco maiores do que as fêmeas. Todavia, não se considera que a espécie possua dimorfismo sexual.

O lagarto-de-conta possui uma extensão de 33 a 48 centímetros de comprimento do focinho até a coacla.

A cor de base das escamas é preta, contando com a presença de manchas ou faixas na cor amarela.

As caudas curtas auxiliam a armazenar gordura e, dessa forma, garantir a sobrevivência durante o período de estivação (fase de dormência, semelhante a uma ‘hibernação’), o qual pode durar alguns meses.

O lagarto-de-contas  (nome científico Heloderma horridum) não possui capacidade de regeneração da cauda, tal como outras espécies de lagarto.

As línguas são rosadas e bifurcadas. Curiosamente, tais estruturas são utilizadas para captar cheiros, através do auxílio do famoso órgão de Jacobson.

Heloderma Horridum - Nome Científico
Heloderma Horridum – Nome Científico

Em relação ao hábitat e localização geográfica,  estes indivíduos podem ser encontrados ao Sul do estado mexicano de Sonora, assim como no Sudoeste da Guatemala. Podem ser encontrados em certa diversidade de hábitat, compreendendo desde desertos até florestas (sejam elas espinhosas ou tropicais decíduas). A espécie pode até mesmo ser encontrada em florestas de espinhos e carvalhos localizadas em até 1500 metros acima do nível do mar.

Lagarto-de-Contas: Alimentação

A espécie é carnívora, sendo que possui preferência (e até reúne as habilidades necessárias) para predar principalmente ninhos de vertebrados. Seus principais alvos são os ovos de répteis e de pássaros.

Eventualmente, o lagarto-de-contas também pode atacar outros lagartos, insetos, mamíferos, rãs e pequenos pássaros.

Através de algumas observações, foi constatado que indivíduos em cativeiro podem manifestar predileção por uma dieta à base de pequenos vertebrados, como é o caso de ratos e camundongos.

Lagarto-de-Contas: Padrão Reprodutivo

A maturidade sexual chega entre os 7 a 8 anos de idade O acasalamento ocorre entre os meses de Setembro e Outubro.

Casal de Lagarto
Casal de Lagarto

Os machos entram em um combate entre si e o vencedor acasala com a fêmea.

A postura de ovos ocorre entre os meses de Outubro a Dezembro, sendo que tais ovos eclodem apenas nos meses de Junho a Julho do ano seguinte. A quantidade média de ovos por ninhada varia entre 2 a 30.

Lagarto-de-Contas: Ação e Propriedades do Veneno

Os animais invertebrados são praticamente imunes aos efeitos do veneno. Porém, no caso de vertebrados (tais como os ratos), os efeitos incluem taquicardia; hemorragia interna (de pulmões, rins, fígado, olhos e trato gastrintestinal); irregularidades respiratórias e redução do fluxo sanguíneo carotídeo.

Existem episódios documentados de mordidas em humanos, apresentando como sintomas mais comuns a dor intensa (a qual pode persistir por até 24 horas), fraqueza, suor e queda da pressão arterial. O veneno não é fatal para humanos. Os episódios já documentados estão relacionados a lagartos criados em cativeiro, e cuidadores com o pé ou dedos do pé descobertos.

Curiosamente, o lagarto-de-contas é imune contra a ação de seu próprio veneno.

Alguns estudos estão sendo conduzidos para análise das propriedades farmacológicas deste veneno. Certos compostos isolados podem trazer avanços promissores no tratamento do diabetes, Alzheimer e até mesmo HIV. Inclusive, estudos mais ousados tem demonstrado certa ‘estagnação’ do crescimento de células invasoras para determinados tipos de câncer.

Conhecendo Outras Espécies de Lagartos-de-Conta

Com exceção do monstro-de-Gila (nome científico Heloderma suspectum), todos os demais membros do gênero Heloderma são considerados lagartos-de-conta. Desconsiderando o lagarto-de-contas apresentado neste artigo, os demais membros do grupamento envolvem o Heloderma alvarezi, o Hemoderma charlesbogerti, e o  Heloderma exasperatum.

O Heloderma charlesbogerti pode ser conhecido pelos nomes lagarto de contas do Vale do Motagua, ou simplesmente lagarto de contas do México. É a espécie mais rara do gênero, bem com a com maior ameaça de extinção. Estima-se que existam menos de 200 destes lagartos na natureza. São encontrados próximos a ninho de pássaros (principalmente pombas e periquitos), uma vez que também alimentam-se bastante de ovos. Frequentemente, estão atacando insetos, tais como besouros ou grilos. Curiosamente, ovos de outra espécie de lagarto (no caso, a iguana-de-cauda-espinhosa da Guatemala) constituem outro componente desta dieta.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre o lagarto-de-contas, que tal continuar aqui conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Applegate, Robert (1991). Northern California Herpetological Society’s Conference on Captive Propagation and Husbandry of Reptiles and Amphibians. Sacramento, California: Northern California Herpetological Society. pp. 39–44;

Beck, D. D. (2005). Biology of Gila monsters and beaded lizards (Vol. 9). Univ of California Press.

Grzimek, Dr. H.C. Bernhard. 1975. Animal Life Encyclopedia. Volume 6 Pgs. 321-322 and 151-152. Van Nostrand Reinhold Company.

Wikipedia in English. Mexican beaded lizard. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Mexican_beaded_lizard>;

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *