Home / Animais / Habitat dos Ursos: Onde Eles Vivem?

Habitat dos Ursos: Onde Eles Vivem?

O urso é um animal extremamente conhecido e adorado por muitas pessoas, já que ele é até mesmo representado em desenhos como muito amigável.

Apesar da vida real ser diferente e no fim das contas o urso não ser tão amigável assim, pode ser muito interessante ( e ainda é) saber mais informações sobre ele de maneira precisa e simples.

Por esse motivo, vamos neste texto falar um pouco mais sobre o habitat dos ursos ao redor do mundo: como ele é e afinal, onde os ursos vivem?

Caso você ainda não saiba essas informações, continue lendo para aprender mais; e caso você já saiba, leia também para acrescentar ainda mais conhecimento a sua vida.

Tipo de Habitat do Urso

Pode ser difícil definir apenas um habitat para esse animal, isso porque as espécies da família Ursidae estão distribuídas pelas mais diversas localidades terrestres, e dessa forma o ambiente em que cada uma vive irá se modificar de acordo com a localidade.

Porém, podemos destacar algumas características gerais dos habitats dos ursos. Vamos ver agora quais são elas para depois entendermos onde eles habitam.

  • Os ursos devem habitar regiões próximas da água, já que o solo tende a ser mais fértil e eles encontram mais frutos para se alimentar;
  • As regiões onde eles habitam costumam ter um clima temperado, o que significa que elas possuem as estações do ano bem definidas;
  • Vivem geralmente em regiões de montanha e florestas;
  • O habitat do urso irá modificar todos os seus hábitos, o que irá influenciar diretamente em seu tamanho, peso e muitas outras características físicas, como a pelagem e a espessura da pele do animal.
Urso Polar em Seu Habitat

Por conta de todas essas características, podemos destacar que os ursos estão distribuídos em 3 continentes: Américas, Europa e Ásia.

No total, existem 8 espécies de ursos conhecidas atualmente. Vamos ver agora mais detalhadamente quais espécies habitam quais continentes, assim o estudo fica muito mais dinâmico.

Ursos que Vivem na Europa

A Europa pode não ser um grande referencial quando falamos de ursos, mas mesmo assim podemos citar uma espécie que habita o continente: o urso pardo.

Para especificar ainda mais, podemos dizer que o urso pardo está presente nos seguintes países europeus: Escandinávia e Romênia.

Por esse motivo, já é possível perceber que essa espécie de ursídeo gosta de climas mais frios e intensos, com invernos rigorosos que constituem o habitat natural perfeito para o animal.

Além disso, é interessante notar que o urso pardo é símbolo de vários estados europeus, o que denota a importância do animal para a fauna do continente.

Ursos que Vivem na Ásia

Ao contrário da Europa, a Ásia com certeza é um referencial quando o assunto é urso; isso porque o continente abriga as seguintes espécies: urso panda, urso negro asiático, urso malaio, urso pardo e urso beiçudo.

Isso significa que das 8 espécies de ursídeos existentes no mundo 5 estão localizadas na Ásia, totalizando mais da metade das espécies vivendo no continente.

Agora, vamos especificar quais países asiáticos essas espécies habitam propriamente.

  • Urso panda: China;
  • Urso negro asiático: Tibete, Taiwan;
  • Urso malaio: Índia, Myanmar, Taiwan, Bangladesh, Camboja, Vietnã, Tailândia, China e Bornéu;
  • Urso pardo: Rússia e Cáucaso;
  • Urso beiçudo: Sri Lanka, Índia, Nepal e Bangladesh.

Podemos perceber que muitos dos países asiáticos são habitados por ursos, e isso acontece pois o continente possui as condições ambientais desejadas por esses animais; ou seja, os habitats asiáticos representam as exigências que citamos no tópico 1, e por isso os ursos se sentem atraídos pelo continente.

Ursos que Vivem na América

Quando o assunto é urso, a América perde apenas para a Ásia e sai ganhando da Europa. Isso porque o continente abriga 3 espécies diferentes de ursídeos: urso pardo, urso negro americano e urso de óculos.

É claro que quando falamos em América estamos citando a América do Sul, América do Norte e América Central, e essa divisão é muito importante para entendermos de maneira bem didática como funciona a distribuição de ursos pelo continente americano.

Vamos ver agora, separadamente, em qual parte da América cada uma das 3 espécies citadas habita.

  • Urso pardo: América do Norte (Canadá e Estados Unidos – principalmente a região do Alasca);
  • Urso negro americano: América do Norte (da região do Alasca até o Norte mexicano);
  • Urso de óculos: América do Sul (Venezuela, Equador, Peru, Bolívia e Argentina).

Como podemos perceber; assim como ocorre na Europa e na Ásia, na América o urso pardo busca lugares com temperaturas baixas para viver, já que essa é sua característica principal em relação ao habitat. Além disso, é possível perceber que ele é a única espécie de urso presente em todos os continentes que possuem ursídeos, já que o urso pardo é um dos mais espalhados geograficamente.

Ursos Brasileiros

Apesar do título, infelizmente temos de constatar que não existem ursos no Brasil. A única espécie de ursídeo existente na América do Sul é o urso de óculos, e como já mostramos, ele habita apenas cinco países sul americanos, sendo que nenhum deles é o Brasil.

Isso ocorre principalmente por conta do clima tropical brasileiro e também por questões de distribuição dos animais; já que eles não foram trazidos para o nosso país pelo ser humano, é praticamente impossível que eles mudem naturalmente para cá.

Porém; apesar de não possuir ursos, o Brasil é um dos países com a fauna mais rica do mundo, principalmente por conta da Floresta Amazônica, região com milhares – senão milhões de espécies e subespécies de animais e plantas, com uma imensa variedade de fauna e flora comentada em todos os lugares do mundo.

Urso de Óculos

Portanto, não há motivo para se decepcionar! Caso você queira ver um urso, basta dar uma visitada em nossos vizinhos ou apenas aproveitar as fotos que colocamos nesse post, ilustrando bem as espécies de ursos existentes ao redor de todo o mundo!

Quer saber um pouco mais sobre ursos e não sabe onde encontrar informação? Não se preocupe, nós com certeza temos o texto certo para você. Você pode ler também em nosso site: Alimentação dos Ursos: O Que Eles Comem?

 

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *