Home / Animais / Habitat do Ratel: Onde Eles Vivem?

Habitat do Ratel: Onde Eles Vivem?

É impressionante como é grande a variedade de espécies animais existentes em nosso planeta; por conta de toda essa variedade, é muito comum não conhecermos nem metade dos animais que habitam o mesmo local que nós, e muitos acabam passando despercebidos ao longo de toda a vida.

O ratel é um animal pouco conhecido pelas pessoas, mas que já foi muito estudado pelos cientistas, principalmente porque ele apresenta diversas características que o tornam uma espécie extremamente única e muito interessante de ser estudada, mesmo que apenas por curiosidade.

Apesar dos diversos estudos já feitos, não são encontradas informações na internet com facilidade, e livros mais antigos nem possuem informações sobre esse animal. Já que apenas no ano de 2005 o seu número de subespécie foi contabilizado, por exemplo.

Por isso, neste artigo falaremos mais sobre o ratel, focando principalmente no seu habitat natural; ou seja, onde ele pode ser encontrado na natureza.

Características do Ratel

Antes de mais nada, é muito interessante conhecer um pouco mais sobre o animal que está sendo estudado. Por isso, vamos te falar algumas características do ratel que você com certeza ainda não sabe!

  • Nome científico

Esse animal também pode ser conhecido popularmente como texugo do mel. O nome científico do ratel é Mellivora capensis, o que significa que essa é uma espécie que faz parte do gênero Mellivora. É interessante notar que essa espécie possui outras 12 subespécies na natureza, o que pode gerar uma grande confusão se todos os animais forem parecidos.

  • Temperamento

Apesar de seu pouco tamanho, o ratel é um dos seres mais destemidos do reino animal. Diferente da maioria dos animais, ele não faz distinção de tamanho na hora de atacar uma presa, e por isso tenta matar praticamente qualquer animal que se mova. Além disso, ele pode comer uma cobra de quase 2 metros em apenas 15 minutos, um tempo muito pequeno quando levamos em consideração o seu tamanho.

  • Tamanho e peso

Como já dissemos, o ratel é um animal pequeno. Ele costuma ter menos de 25 centímetros de altura, no máximo 77 centímetros de comprimento e pesa entre 9kg e 16kg no caso do macho e 5kg e 10kg no caso da fêmea. Apesar disso, ele impõe medo em muitos animais por conta de seu temperamento.

  • Alimentação

Esse é um animal com hábitos onívoros, o que significa basicamente que ele se alimenta tanto de vegetais quanto de animais. O nome “texugo do mel” deriva justamente da quantidade de mel que ele come, já que sua pele grossa o torne imune a picadas de abelhas e escorpiões, por exemplo. Além disso, ele é um animal tão viciado em carne que não costuma selecionar suas presas, apenas ataca tudo o que está a seu alcance, o que deixa na dúvida se ele é destemido ou desesperado.

  • Ferramentas

Por fim, uma característica que não podia ficar de fora em relação a esse animal é o fato de que ele é um dos únicos animais irracionais que conseguem utilizar ferramentas.

Ratel Se Alimentando
Ratel Se Alimentando

Onde O Ratel Vive?

Um animal tão interessante deveria estar localizado em mais lugares do mundo para que todos pudessem ter a oportunidade de conhecê-lo. Isso porque o ratel – até os dias atuais, só foi encontrado em dois continentes do mundo: na África e na Ásia.

Isso significa que ele e suas 12 subespécies estão espalhadas por esses dois continentes em menor ou maior concentração dependendo do local. Ainda não sabemos exatamente onde se localiza cada uma das subespécies, mas já existem algumas informações disponíveis sobre algumas.

Esse é um animal que gosta principalmente de habitats em padrarias, matagais e savanas, como veremos a seguir.

Portanto, vamos ver agora mais detalhadamente como é o habitat do ratel tanto no continente africano quanto no continente asiático, dessa forma podemos ter uma ideia de quais são as condições ideais de vida para esse animal.

Ratel Em Cima da Grama
Ratel Em Cima da Grama

África

No continente africano o ratel está localizado em praticamente todos os locais, o que faz com que sua concentração seja grande principalmente nos países da África.

Apesar de estar em quase todos os lugares, a maior concentração dessa espécie na África se dá mais especificamente na África Subsaariana e também no Magrebe, região noroeste da África.

África
África

A África Subsaariana encontra-se, obviamente, ao lado sul do Deserto do Saara, e como esse animal gosta de climas e biomas desérticos, com certeza essa região é um grande atrativo para o ratel.

Além disso, o Magrebe também encontra-se ao sul do Deserto do Saara, e é constituído basicamente por outros desertos e diversas cordilheiras de montanhas e oásis solitários, o que provavelmente demonstra que o ratel não se importa em viver isolado.

Ásia

No continente asiático o ratel está localizado na parte meridional; ou seja, no sul da Ásia, além de estar presente na Arábia e no Turquemenistão.

Em primeiro lugar, a Arábia é uma região de clima e geografia desérticos, muito parecidos com aquele do Magrebe, o que provavelmente chama muito a atenção do ratel, já que vimos que um dos habitats que mais atrai a espécie é o deserto.

Em segundo lugar, o Turquemenistão possui diversas áreas montanhosas e é conhecido como um dos países que possuem um dos desertos mais secos de todo o planeta. Para se ter uma ideia, a temperatura mais alta registrada no país foi no interior do país (nas margens do rio Amu Dária) totalizando incríveis 51,7°C.

Ásia
Ásia

Por fim, podemos concluir que mesmo na Ásia o ratel busca ambientes completamente desérticos, sem muita vida extremamente quentes, já que esse é o tipo de habitat ideal para esse animal. Quem diria que um animal aparentemente tão pequeno e frágil seria tão resistente para habitar em regiões tão geograficamente radicais como essas que citamos? Afinal, um calor acima de 50°C não é para qualquer animal!

Quer saber um pouco mais de informações sobre a capacidade de briga do ratel mas não faz ideia de onde encontrar informações seguras e de qualidade? Não se preocupe, pois nós temos o texto perfeito para você. Para isso, leia também em nosso site: Briga de Ratel vs Leão – Quem Ganha?

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *