Home / Animais / Golfinho-Australiano ou Golfinho-de-Heinsohn: Características

Golfinho-Australiano ou Golfinho-de-Heinsohn: Características

O golfinho é um animal marinho muito conhecido por todos, eles são estrelas em filmes e em aquários. Uma característica que eles possuem e que todos sabem é a de eles serem brincalhões e bastante comunicativos. São animais que se comunicam com tudo, com os humanos, com os outros indivíduos de sua espécie e até mesmo com outros animais marinhos. Eles brincam e se divertem durante grande parte do dia, vivem bastante em grupos e sempre acompanhados por cardumes, mas também há épocas do ano em que eles preferem viverem sozinhos.

O golfinho é um animal que possui muitas espécies e cada uma possui uma característica diferente, cada espécie possui sua própria descrição corporal. Por conta dessas diferenças todas entre as espécies, nesse texto nós vamos falar sobre as principais características que a espécie de golfinho conhecida como golfinho australiano possui, falaremos sobre seu tamanho e peso médio, do que eles se alimentam, onde eles habitam, quais são os seus hábitos, como eles se comportam perto de outros animais e como ocorre a reprodução deles.

Características Gerais do Golfinho

O golfinho australiano é uma espécie de golfinho que foi descoberto no ano de 2005, e possui como parente mais próximo o golfinho do irauádi, onde a maior diferença entre essas duas espécies são a variedade de cores que os animais possuem. Por mais que muitas pessoas achem, os golfinhos não são peixes, e sim mamíferos.

Eles possuem glândulas mamárias e o seu sangue é quente, esses dois fatores fazem com que eles já se incluam na classe dos mamíferos. Mesmo que os golfinhos não possuam orelhas e sim apenas dois pequenos orifícios, o sentido de audição deles é bastante desenvolvido. O tamanho da cabeça do golfinho é considerado pequeno para o tamanho de seu corpo, e o tamanho de seus olhos são considerados grandes para o tamanho de sua cabeça.

Golfinho Australiano Características

Esse não é um animal que mastiga seus alimentos, mesmo que eles possuam cerca de 80 a 100 dentes em cada maxilar, eles engolem suas presas de uma vez e o estômago que fica responsável pelo resto do processo. O golfinho possui uma pele extremamente lisa e que é substituída ao longo dos anos. É uma pele delicada e sensível o que faz com que ela gere cicatrizes com certa facilidade.

Por conta da pele deles ser bastante sensível, pode ser encontrado um conjunto de cicatrizes na pele deles, cicatrizes feitas ao longo de sua vida, essas marcações são como um registro de tudo que eles já passaram. O tamanho médio desses golfinhos é entre 1,5 a 3,5 metros de comprimento e eles podem chegar a pesar até 110 kg.

Alimentação e Habitat

Os golfinhos australianos assim como a maioria das espécies de golfinhos possuem uma dieta alimentar que tem como base peixes que podem ser de várias espécies e lulas.

As espécies de peixes consumidas pelos golfinhos variam de acordo com a época do ano, pois há épocas do ano em que uma espécie específica está mais abundante nos oceanos onde eles vivem, enquanto durante outras épocas outras espécies estarão disponíveis em maior quantidade. Falando no oceano onde eles habitam, o habitat natural dos golfinhos australianos são os mares que estão localizados no país da Austrália e nas regiões próximas da Papua Nova Guiné.

Hábitos e Comportamento dos Golfinhos Australianos

Assim como todos os tipos de animais, os golfinhos australianos também possuem seus hábitos. Eles são animais que preferem viver em grupos, esses grupos geralmente são grandes e compostos por diversos animais de diversas espécies. Alguns grupos podem chegar a possuírem até 500 indivíduos. São animais considerados bastante sociáveis e que se dão muito bem com outras espécies de golfinhos e com outros animais também.

Eles são capazes de mergulharem até 300 metros de profundidade, porém só conseguem ficar embaixo da água por um tempo médio de 8 minutos, isso ocorre pois eles precisam subir até a superfície para respirarem. Os golfinhos, em geral, respiram o oxigênio presente no ar e não o presente na água, por conta disso, eles sobem até a superfície quando precisam respirar. Mesmo que eles sejam capazes de mergulharem até uma certa profundidade, eles passam a maior parte de seus dias na superfície, geralmente acompanhando as embarcações.

Comportamento dos Golfinhos Australianos

Os golfinhos são capazes de se comunicarem entre eles por meio de vocalizações, esses sons produzidos por eles são semelhante a assobios e estalos. A frequência dos sons produzidos por eles varia de espécie para espécie. Outro fator interessante, é que os golfinhos possuem o sentido de eco localização, esse sentido faz com que eles saibam onde há obstáculos ou presas e a distância onde se encontram, isso é possível por conta das ondas ultrassônicas produzidas na água.

Reprodução dos Golfinhos: Como Ocorre

Os golfinhos não são animais que possuem uma determinada época do ano para que ocorra o acasalamento, essa atividade pode ocorrer em qualquer época do ano. A gestação dura em média um período de 12 meses, geralmente a fêmea da à luz ao seu filhote próximo a superfície.

O filhote vai nascer com um tamanho próximo a 1 metro de comprimento. Assim que o filhote nascer a mãe vai leva-lo até a superfície para que ele respire pela primeira vez. Nos primeiros meses de vida o filhote vai depender muito de sua mãe, ela que vai amamentar ele e também vai ser ela que vai leva-lo toda vez até a superfície para que o mesmo consiga respirar.

Depois de alguns meses o golfinho passa a respirar por meio de sua narina, mas ainda vai depender de sua mãe para que ele consiga se alimentar. O filhote vai ser amamentado até possuir pelo menos 14 meses de vida, quando o período de amamentação acabar o filhote vai continuar com a sua mãe até possuir 4 anos. Normalmente nasce um filhote por gestação e a fêmea é capaz de engravidar uma vez por ano, entre uma gestação e outra há um espaço de tempo de 2 a 3 anos. Os golfinhos possuem uma expectativa de vida que varia entre 20 a 35 anos.

Caso você tenha se interessado pelos golfinhos e queira saber mais sobre eles,  acesse esse link e leia um texto que fala sobre o porquê do golfinho ser considerado um mamífero e não um peixe, confira: Por que o Golfinho é Um Mamífero? Ele é Peixe?

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *