Home / Animais / Galinha Combatente Inglês Antigo: Características e Fotos

Galinha Combatente Inglês Antigo: Características e Fotos

As galinhas e galos são aves fasianídeas e galiformes, pertencentes à espécie Gallus gallus domesticus. O termo galiforme se refere às aves de porte médio ou grande, corpulentas e com bicos arredondados e fortes, assim como garras cegas (utilizadas para esfregar no solo).

As galinhas sempre foram uma importante fonte alimentar, no entanto, o processo de domesticação (o qual possui origem asiática) teria iniciado com a finalidade de utilização em brigas de galos (tanto na Ásia, quanto na África e na Europa).

Existem centenas de raças de galinhas catalogadas. Essas raças (também chamadas de tipos regionais) são diferenciadas entre si em razão de características como o tipo de crista, a cor da plumagem, o número de dedos e, é claro, o local de origem. Tais características podem ter surgido em razão do isolamento geográfico.

Dentro deste contexto de centenas de raças, está a galinha combatente inglês antigo, raça britânica que curiosamente possui grande variedade de cores.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre essa raça.

Então venha conosco e boa leitura.

Uma Breve História Sobre a Domesticação de Galinhas

Comercialmente, a criação de galinhas oferece a vantagem de a mesma possuir uma das fontes de proteínas mais baratas, associado à oferta extra de ovos. Porventura, as penas também podem ser aproveitadas.

Uma curiosidade é que na África moderna, 90% dos lares se dedicam à criação de galinhas.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (ABEF), o Brasil é o maior exportador mundial da carne desta ave. Em relação à produção, o Brasil é o terceiro maior produtor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Mesmo com a preferência pela carne do animal na atualidade, a domesticação da ave iniciou-se com o pretexto de participar das brigas de galo.

A domesticação em si teria começado na Índia, com posterior dispersão pela Satrapia Pérsia da Lídia (localizada no Oeste da Ásia Menor), de onde as galinhas foram importadas para a Grécia, durante o século V.

Da Grécia, a galinha se espalhou para a Europa. Navegadores polinésios levaram a ave em suas viagens de colonização no decorrer do Oceano Pacífico em expedições nas quais a Ilha de Páscoa estava inclusa.

Classificação Taxonômica das Galinhas

Essas aves são classificadas de acordo com a seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Aves;

Ordem: Galliformes;

Família: Phasianidae;

Gênero: Gallus;

Espécie: Gallus gallus;

Subespécie: Gallus gallus domesticus.

Galinha Combatente Inglês Antigo: Características e Fotos

A galinha combatente inglês antigo (em inglês Old English Game) é uma raça que, de acordo com a associação inglesa Poultry Club of Great Britain ainda pode ser classificada/ dividida em dois subtipos: a Oxford Old English Game e a Carlisle Old English Game. Há quem cite um terceiro subtipo: a Bantam Old English Game.

Esta raça, no geral, possui uma grande variedade de cores. Tais cores podem assumir o quantitativo de 28 tons, de acordo com a American Poultry Association; ou até mesmo 33, de acordo com Entente Européenne d’Aviculture et de Cuniculture.

Nesta raça, características como o peso variam de acordo com o subtipo e o gênero (masculino ou feminino).

Dentro do subtipo Carlisle, os machos podem pesar até 2,94 quilos, ao passo que as fêmeas pesam até 2,50 quilos. Para o subtipo Oxford, os machos pesam em média entre 1,8 a 2,5 quilos; enquanto as fêmeas possuem peso corporal compreendido entre 0,9 a 1,36 quilos. No caso do subtipo Bantam, o peso é significativamente menor, uma vez que os machos possuem esse valor compreendido entre 620 a 740 gramas, enquanto que as fêmeas estão entre 510 a 620 gramas.

O termo “combatente” presente no nome da raça deve-se à utilização destas galinhas em rinhas. Também existem as raças combatente malaio, combatente indiano, combatente inglês moderno e combatente vietnamita.

Listagem de Outras Raças de Galinhas

As raças de galinhas são inúmeras, podendo até mesmo alcançar quantitativo de centenas. Algumas raças foram desenvolvidas através de cruzamentos, com finalidade ornamental, bem como comercialização de ovos e carne.

Alguns exemplos de raças incluem a raça Lenghorn (com as variedades marrom e branca), a raça Minorca, a raça Brahma, a raça Orpington, a raça polonesa, a raça sedosa do Japão, a raça Altsteirer, a raça Berger Cantor, a raça California Gray, a raça Catalana del Prat, a raça Chantecler, a raça Cochim, a raça D’Angola, a raça dominicana, a raça Java Negro, a raça Cuco Alemão, a raça Cuco Holandês, a raça Garnisé, a rala Moroseta, a raça Orpington, a raça Polvoreara, a raça Plymouth Rock, a raça Rhode Island, a raça Sussex, a raça Yokohama, entre inúmeras outras.

Uma curiosidade sobre a raça austríaca Altsteirer é que esta é capaz de por até 180 ovos no primeiro ano de maturidade sexual. A raça Berger cantor é a raça mais antigo de frangos alemães, e está consideravelmente ameaçada de extinção, uma vez que no ano de 2009 existiam apenas 1.000 indivíduos pertencentes à raça.

A raça estadounidense California Gray foi obtida através do cruzamento entre duas raças, através do qual se obteve um frango com plumagem barrada cinzenta considerada raça rara e, portanto, ainda não reconhecida pela Associação Americana de Avicultura.

Curiosidades e Informações Adicionais

As galinhas são aves gregárias e costumam viver em bandos. A incubação de ovos e criação de filhotes é realizada através de uma abordagem comunal. Os indivíduos dominantes dentro de um bando terão prioridade em relação aos locais para nidificação e para acesso à comida.

Durante o acasalamento, o macho realiza movimentos em torno da fêmea que se assemelham a uma dança, na qual arrasta as suas asas enquanto caminha em círculos. Outra estratégia de ritual é quando o galo atrai a galinha para um local em que haja comida, cacarejando em tom alto; e quando as galinhas estão ocupadas se alimentando, ele se posiciona para acasalar.

*

Agora que você já conhece importantes informações sobre a galinha combatente inglês; nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Wayback Machine. Breed Classification. Disponível em: < https://web.archive.org/web/20180612143235/http://www.poultryclub.org/img/Breed%20Classification.pdf>;

Wikipédia. Gallus gallus domesticus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Gallus_gallus_domesticus>;

Wikipédia. Old English Game. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Old_English_Game>.

Veja também

Curiosidades Sobre o Gato Mourisco e Fatos Interessantes

A fauna é a parte da Ecologia que engloba todos os animais existentes na natureza, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *